5 erros que você precisa evitar na hora de desenvolver um site
Os sites são essenciais para as empresas. Eles ajudam a garantir a presença online, comunicando o público-alvo sobre os empreendimentos e a sua existência.
Além disso, ele tem o objetivo de informar sobre produtos ou serviços e, principalmente, como a empresa pode ajudar o cliente a resolver determinados problemas.
Entretanto, para que o site seja relevante para as estratégias de Marketing Digital, é necessário evitar alguns erros durante o desenvolvimento, como:
- Não pensar em SEO;
- Não planejar os conteúdos;
- Minimizar a importância da velocidade de carregamento;
- Não investir em layout;
- Ignorar a necessidade de testes e adaptações.
1. Não pensar em SEO
De que vale o investimento em um site, se ele não é encontrado pelos mecanismos de buscas no momento em que os potenciais clientes mais precisam dele e fazem pesquisas?
Ao criar um ambiente online para a empresa, é essencial pensar no seu processo de indexação, otimizando o site para garantir que ele será encontrado pelo público.
Todos esses conceitos se referem ao chamado SEO, Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Buscas.
Ao pesquisar sobre demolição de galpão, por exemplo, a tendência é que a pessoa interessada no assunto escolha entre os primeiros links apontados na pesquisa, ignorando as demais páginas de resultados.
Portanto, o objetivo de SEO é fazer com que o site seja otimizado e fique entre as primeiras posições, o que assegura um fluxo de acesso orgânico ao endereço.
2. Não planejar os conteúdos
Os conteúdos divulgados no site da empresa, como o de uma especialista em manutenção de nobreak APC, são de extrema importância.
Isso porque nem adianta pensar em domínio se não há um planejamento detalhado sobre as informações e materiais que serão disponibilizados para os potenciais clientes e clientes.
Conteúdo e design devem ser complementares e focar nas preferências do público-alvo, com base no mercado.
Desse modo, é por meio das postagens que os clientes podem entender o que a empresa oferece, quais as vantagens de contratar, os princípios e valores do empreendimento, entre outras informações relevantes para a jornada de compras.
Os conteúdos devem ter uma conexão, ajudando os consumidores em todos os tipos de dúvida.
Nesse cenário, é válido o uso de um calendário editorial, prevendo atualizações constantes, consistentes e coerentes.
3. Minimizar a importância da velocidade de carregamento
A velocidade do tempo de carregamento de um site pode irritar qualquer pessoa, fazendo com que ela desista de visualizar um conteúdo, mesmo em um momento de pesquisa.
Hoje em dia, a espera pelo carregamento de um site não faz sentido para as pessoas, com uma infinidade de outros endereços que podem oferecer as mesmas soluções em menos tempo.
Por isso é fundamental investir na escolha de um domínio que facilite o acesso rápido, evitando que a empresa perca clientes e dinheiro.
Um site rápido também tende a ter melhor posicionamento nos mecanismos de buscas, o que contribui para o aumento natural de acessos orgânicos.
4. Não investir em layout
Ao chegar no site de uma empresa de enfermagem domiciliar, por exemplo, seja por pesquisas em mecanismos de buscas ou por ações em redes sociais e e-mail marketing, as pessoas esperam encontrar um layout que inspire confiança.
Assim, é preciso ter em mente que o site do empreendimento funciona como uma espécie de cartão de visitas online.
Além de conter todas as informações que podem ser úteis sobre o negócio, o site também demanda um visual diferenciado.
O ideal é que o endereço conte com um layout moderno e agradável, possibilitando que os visitantes encontrem tudo o que procuram prontamente.
Além da usabilidade, outro aspecto importante para uma boa experiência é a otimização para visualização em dispositivos móveis.
Com o design responsivo, o site se adapta a qualquer resolução de tela sem prejudicar a estética ou o carregamento da página.
Isso influencia diretamente nos mecanismos de busca, que tendem a indexar melhor sites adaptados aos smartphones. Além disso, esse é o meio de maior uso entre os usuários.
5. Ignorar a necessidade de testes e adaptações
É comum que os sites empresariais fiquem sob um período de testes e avaliações quando são desenvolvidos.
Esse momento deve ser aproveitado para a realização de adaptações, sempre visando melhorias na experiência dos visitantes.
É importante testar o acesso ao site em dispositivos de diferentes resoluções de tela, testando a responsividade do design em celulares, tablets e telas de computadores.
Além disso, a navegação pelo menu do site deve ser facilitada, com boa usabilidade.
O conhecimento sobre os principais erros no desenvolvimento de um site deve ser usado para nortear cuidados especiais, a fim de garantir a eficiência e relevância da plataforma.
É válido concluir este artigo com o lembrete de que o conteúdo é o principal fator para o público interessado no acesso do site de qualquer empresa.
Isso porque é por meio do conteúdo informativo, relevante e de qualidade que empreendimentos de diversos tipos podem se tornar conhecidos pelo público.