Não Cometa Esses 4 Erros ao Escrever Conteúdo em seu Blog

Não Cometa Esses 4 Erros ao Escrever Conteúdo em seu Blog

Postado em: 01 de agosto de 2018
Compartilhe

Muita gente não consegue imaginar como é escrever conteúdo e se tornar um blogueiro famoso. Outras pessoas consideram essa prática como algo muito fácil. A questão é que, se você é iniciante, deve pesquisar bastante antes de se aventurar pelo universo da escrita digital.

Tudo bem, é provável que você não queria exercer a profissão, mas você deseja fazer seu site bombar, aumentar as vendas e chover clientes, não é mesmo?! E não existe mágica nenhuma nisso – desde que você aprenda a escrever conteúdo atrativo para o seu público, dentro das estratégias do marketing da sua empresa.

O blog é um componente muito importante do seu site, e se você acha difícil alimentá-lo com frequência, fique tranquilo! Você vai descobrir agora 4 erros que não deve cometer jamais ao escrever conteúdo para postar em seu site! 

Erro 1: Você Viaja na Maionese

Quando você começa a escrever conteúdo, as idéias começam a “brotar” do nada, em momentos aleatórios – no chuveiro, em uma corrida, ou enquanto fala com alguém ao telefone.

Embora seja comum elas invadirem sua mente em ocasiões inusitadas, os posts do seu blog nunca podem ser casuais e aleatórios. Por mais que a ideia seja interessante, ela precisa ser acoplada a um planejamento de marketing.

A solução mais indicada para evitar essas “viagens” sem nexo é se certificar de que todas as suas postagens vão de encontro aos objetivos do seu negócio. Afinal, você fez o site para expandir sua empresa e o blog é uma ótima ferramenta para te ajudar nisso. Para aproveitá-lo, você deve escrever conteúdos conectados com problemas ou preocupações que sua clientela precisa e deseja resolver.

Erro 2: Sua Escrita é Muito Formal

Escrever conteúdo de blog é bem diferente de redigir um artigo científico para a faculdade. Isso porque a formalidade de um trabalho de conclusão de curso, por exemplo, não é o estilo de texto que as pessoas gostam de ler e que permite uma leitura dinâmica e fluida.

O pior é que, é muito fácil ver empreendedores digitais de determinados segmentos optando por um estilo de escrever conteúdo mais científico, algo bastante comum no ramo da Medicina, Engenharia, Ciência, Direito, Robótica….

Contudo, grave isso: independentemente da sua área de atuação, seu leitor não vai querer continuar acompanhando seu blog ou lendo um texto enfadonho e muito técnico. Se o objetivo é diminuir a taxa de rejeição do seu site, sua missão é fisgar a atenção do usuário e mantê-lo ligado na leitura.

Uma boa dica, neste caso, é escrever exatamente como você fala. Não, você não precisa apelar para gírias e, por favor, não cometa erros de português! Escrever conteúdo de blog é o mesmo que conversar com o internauta, inclusive em papos mais conservadores.

Veja essas sugestões infalíveis:

  • Demonstre entusiasmo em cada parágrafo;
  • Coloque vida em seu texto e traga o assunto “para perto” do leitor;
  • Faça trocadilhos e use exemplos do mundo real que a maioria dos leitores identifica facilmente;
  • Mostre sua personalidade de maneira sutil para que eles se sintam à vontade em continuar a leitura;
  • Muitos blogueiros gostam de fazer piadas, outros de usar referências à cultura pop, como se o texto fosse um bate-papo agradável.

O importante é que seu conteúdo seja o mais acessível possível, porque ninguém quer ler descrições robotizadas, mas sim de autores reais.

Erro 3: Seus Tópicos são Muito Amplos

Caso você escolha um tema complexo que requer diversas ou longas abordagens, coloque subtítulos entre os conjuntos de trechos. Evite a gafe de fazer tópicos muito extensos e com parágrafos imensos. Prefira os menores, mais objetivos e com subtítulos destacados, que contribuem para melhorar a escaneabilidade do texto.

Como a maioria dos leitores pesquisa e lê pelo celular, eles não têm tempo para conteúdos demasiadamente longos – a menos que o texto esteja segmentado, isto é, que você separe e destaque os trechos correspondentes a cada tema.

Esses títulos podem não ser a “salvação da lavoura” caso não respondam diretamente a dúvida do leitor, mas eles ajudam, e muito, a deixar sua postagem bem mais organizada.

Erro 4: Seu Texto é um Desabafo Mental

Pense em seu whatsapp neste momento – o app de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil hoje. Quando um colega, parente ou amigo tem uma ideia (ou, na pior das hipóteses, um problema), como ele se comunica?

A maioria das pessoas tecla mais rápido que o normal em situações de agonia, dúvida, ou extrema animação, e o texto sai sem ponto e sem vírgula, como se fosse um verdadeiro desabafo mental. Não permita que as postagens do seu blog sejam publicadas da mesma maneira.

Escreva um esboço de seus pensamentos e organize-os, planejando uma sequência linear dos acontecimentos que você quer informar ao seu público. Isso serve também para aguçar a curiosidade do cliente e fazer com que ele acompanhe o seu raciocínio sem procurar outro site.

Lembre-se: escrever conteúdo de blog é, simplesmente, colocar o recheio na cobertura pronta dos títulos que você já escreveu. 

Ainda está em dúvida? Não corra riscos, recorra a quem realmente entende do assunto: a Cia Web Sites é fera em produzir conteúdos infalíveis para fisgar os clientes certos, além de destacar seu negócio no mar de concorrência!

Entre em contato conosco e tire seu blog/bolso da “seca”!

Jornalista que ama a criatividade digital. Sobreviveu à infância sem internet, e pertence à geração que deve (ria) equilibrar Vida Real x Virtual. Quando debutante, conheceu e mergulhou no Mar Cibernético, de onde nunca mais saiu. Dizem que, de vez em quando, emerge das profundezas, pesca ideias do mundo real e volta a viver entre os navegantes, “marketizando” as experiências da superfície.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!