Como implementar o inbound Marketing e a sua importância

O Inbound Marketing é uma estratégia que vem sido usada por cada vez mais marcas e empresas. 

No entanto, se ela não for implementada corretamente, há um grande risco de não se tornar a máquina de captação de leads e de clientes você espera. 

Esse é um dos principais entraves de quem quer iniciar as ações de inbound. As pessoas costumam atropelar o primeiro passo de planejamento e isso pode trazer consequências terríveis para a estratégia.  

Se você quer saber como implementar o inbound marketing na sua empresa e entender melhor a sua importância, esse post chegou na hora certa! Continue a leitura!

Inbound marketing – mas o que é isso exatamente?

Basicamente, o inbound marketing é uma estratégia feita para atrair a atenção do público-alvo, fazendo com que as pessoas se tornem clientes. E isso é feito através do oferecimento de conteúdo relevante publicado na internet. 

Por esse motivo é de extrema importância pensar na criação de um site ou blog que possua informações de qualidade e atraentes o suficiente para que as pessoas cheguem até sua empresa.

O inbound pode ser considerado o contrário de outbound marketing. Isso porque ele atua na atração, como já dissemos, e não o contrário, de forma intrusiva como as intervenções de outbound. 

Importância do Inbound Marketing

Bom, a importância do inbound marketing se dá pela nova configuração de distribuição das informações, uma mudança causada pela internet. Ela fez com que haja muito mais conteúdo sobre praticamente qualquer assunto e que seja muito fácil encontrá-lo.

Graças aos mecanismo de busca como o Google, agora as pessoas pesquisam mais antes de comprar algo. Isso faz com que gerar o interesse do público pelo produto, serviço ou experiência que você oferece muitas vezes seja mais interessante e assertivo do que criar um anúncio, que pode até não ser relevante para determinadas pessoas e acabar afastando-as. 

Dessa forma, como se trata de uma estratégia mais segmentada, o inbound é capaz de reduzir bastante o trabalho da equipe de vendas, pois é possível filtrar aqueles que realmente estão interessados. 

Como implementar o Inbound Marketing – um passo a passo

Definição de público e de personas

O primeiro passo é identificar muito bem quem é o público do seu segmento. A partir disso é possível ir ainda além e definir as suas personas, que são os perfis dos seus clientes ideais, pessoas hipotéticas e informações como gênero, idade, objetivos, dores, etc. 

As personas te fornecem dados essenciais que vão orientar as suas próximas ações, como por exemplo o tipo de conteúdo que precisa ser construído para atrair essas pessoas até o seu serviço ou produto.

Planejamento e métricas

Uma boa estratégia de Inbound Marketing deve contar com um bom planejamento e com a estipulação de metas realistas. 

aprenda-com-especialista

Um dos grandes benefícios do Inbound e do marketing digital é que praticamente tudo é mensurável. Sendo assim, é necessário acompanhar algumas métricas, para saber se sua estratégia está sendo eficiente. 

Alguns números podem ser acompanhados semanalmente, mensalmente, etc. Mas lembre-se de determinar um objetivo, como triplicar o número de leads em até 3 meses, etc. 

A jornada de compra e o funil de vendas

Uma vez que você consegue atrair um cliente em potencial até um conteúdo específico, deve ter em mente que nem sempre ele pode já estar pronto para efetuar uma compra e fechar negócio. 

Por esse motivo é necessário pensar em uma série de outros conteúdos para nutrir esse lead e fazer com que ele passe por toda uma jornada de compra: 

  • Atrair através de conteúdo relevante, qualificado e específico que apresente soluções às dores do seu cliente; 
  • Converter e relacionar construindo um relacionamento com o consumidor e nutrindo-o com informação mais exclusiva e aprofundada. Também é o momento de pedir algo em troca, geralmente os dados de contato através de uma landing page;
  • Apresentar o seu produto ou serviço, suas qualidades e diferenciais em relação aos concorrentes e enfim, se o lead estiver pronto,vender. 

É algo que se assemelha bastante a um funil:

Extras

Esteja nas redes sociais

As marcas e empresas precisam saber que além de manter site e blogs atualizados com conteúdo relevante, devem também manter uma constância de publicações nas redes sociais. 

Isso é necessário, pois atualmente estima-se que 70% da população do Brasil está nas redes sociais. Facebook, Instagram, Whatsapp, LinkedIn, YouTube, etc., possuem o poder de atrair e se aproximar do público, se relacionar com ele, divulgar seu conteúdo, etc.  

SEO

Bom, se você chegou até aqui deve ter entendido a importância do meio digital no inbound. Tanto é que pesquisas apontam que 75,7% das pessoas buscam por valores e ofertas online antes de concretizar uma compra.

Mas é preciso se destacar de alguma forma nesses mecanismos de busca para que as pessoas cheguem até o seu site ou blog. Se você está produzindo conteúdo de qualidade isso já é meio caminho andado, no entanto é possível ir além e usar mais técnicas de SEO.

Ou seja, deixar suas páginas otimizadas, “agradáveis” para os algoritmos de ferramentas de busca a fim de que elas sejam bem ranqueadas. 

Concluindo

Vamos chegando ao fim de mais um post. Nele você pode conferir os primeiros passos para implementar uma estratégia de inbound marketing, além de entender a sua importância. Esperamos que você tenha gostado!

Caso esteja precisando de uma ajudinha para alavancar sua presença na internet, entre em contato com a Cia Web Sites. Nós somos especialistas em marketing digital e na otimização de sites e podemos te auxiliar nessa empreitada.

Até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

Comentários