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O que é autoridade de um domínio e como impacta em SEO?

O que é autoridade de um domínio e como impacta em SEO?

Se a sua empresa tem um site ou se você está pensando em criar um, precisa saber o que é a autoridade de um domínio. Isso porque se trata de um indicador que está diretamente relacionado ao seu sucesso online.

Mas como assim?

Bem, a autoridade do site é algo que os algoritmos do Google levam em consideração na hora de ranquear os sites nos resultados de pesquisa. Por isso, pode impactar muito nas suas estratégias de SEO

Quer entender melhor o que é a autoridade do domínio e quais são os impactos que ela pode ter na otimização para os mecanismos de busca? Acompanhe a explicação que preparamos para você!

Autoridade de um domínio: o que é?

A autoridade do domínio é um indicador que mede a relevância de um site no seu determinado nicho. Ou seja, ele indica se o site é ou não referência naquele assunto, se os conteúdos que estão nele são de qualidade, se são informações confiáveis.

A pontuação que um domínio pode atingir, no que diz respeito à autoridade, vai de 0 a 100, sendo que, quanto mais próximo de 100, maior é a força do site. A partir desse número é possível analisar a situação do seu site em relação aos concorrentes e trabalhar para estar sempre acima deles.

Vale lembrar que essa não é uma métrica fornecida pelo Google. Na verdade, ela é encontrada em ferramentas independentes de análises de SEO, como a MOZ. Apesar disso, já é considerada uma referência valiosa para tomadas de decisões.

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Importante: Em muitas ferramentas a autoridade do domínio é indicada pelas letras DA, que significam Domain Authority.

Quais fatores interferem na autoridade do domínio?

Quando se descobre o que é a autoridade de um domínio, a primeira coisa que vem à cabeça é: como fazer para aumentá-lo? Para isso, é preciso saber quais são os fatores que influenciam nesse indicador. 

Dica: O que é SEO

Veja abaixo quais são os pontos que você deve dar mais atenção se o seu objetivo é fazer com que o seu DA fique o mais próximo de 100.

1 – Consiga backlinks de sites com autoridade maiores que a sua

Sem dúvidas, um dos pontos que tem grande impacto sobre a autoridade do domínio são os backlinks que apontam para o site. Nesse sentido, quanto mais links de sites cujo domínio tenha maior autoridade que o seu você conseguir, melhor é. 

Lembrando que a variedade de sites também é considerada. Por isso, não basta ter dezenas de links vindos de um único site, é importante conquistar a atenção de sites diferentes.

Quer entender mais sobre os backlinks? Leia nosso artigo: Conheça mais sobre o uso de backlinks

2 – Exclua backlinks de má qualidade

Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas a verdade é que: certos backlinks é melhor não ter. Isso porque, quando se tem sites de má qualidade apontando para o seu, a autoridade do seu domínio será reduzida

Para avaliar quais são os sites que estão com links apontando para o seu, você pode usar ferramentas como o Google Search Console. A partir disso, você deve analisar qual é a autoridade do site, se eles têm um índice alto de spam e até navegar no site para avaliar a qualidade do mesmo.

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3 – Produza conteúdos relevantes

Uma coisa é certa, se você pretende conseguir com que sites de grande autoridade façam links para o seu, é preciso investir em conteúdos de qualidade.

Com isso, você tem chances tanto de conseguir links de uma maneira natural, sem precisar pedir, como também terá maiores chances de ter um pedido de link atendido por esses sites.

Além disso, uma vez que o Google identifica que seus conteúdos são bons e estão respondendo às duvidas dos usuários, passará a considerar o seu site como uma fonte confiável de informações.

Lembrando que, a produção de conteúdos de qualidade trará muito mais resultados do que o aumento da autoridade do domínio. Uma vez que ela seja feita de maneira estratégica, você consegue aumentar muito as visitas do seu site, por exemplo. 

Dica: O que é EAT

E qual é a relação entre a autoridade do domínio e o SEO?

Como você pôde perceber muitos dos aspectos que impactam na autoridade do domínio, também são relacionados ao SEO, como os backlinks e a produção de conteúdo.

Sendo assim, uma vez que você aplicar as ações que favorecem o aumento da sua autoridade, consequentemente estará trabalhando no seu SEO, mas essa é uma via de mão dupla.

Assim como o posicionamento do seu site no Google é favorecido quando seu DA é alto, ele também pode ser jogado para baixo caso sua autoridade esteja mais próxima do zero. Assim, dificilmente você alcançará as primeiras posições no Google.

Portanto, é fundamental acompanhar essa métrica e trabalhar para aumentá-la, de maneira que se esteja sempre a frente da concorrência. Só assim você conseguirá que suas estratégias de SEO alcancem os resultados esperados.

Vale lembrar que muitas pessoas, ao tentar fazer o SEO sem a ajuda de uma agência especializada na otimização para mecanismos de busca, acabam não percebendo os impactos da autoridade no domínio nos resultados e/ou não sabem como fazer para aumentá-la. 

Por isso, preparamos um Guia completo sobre SEO, que aborda todos os detalhes que devem ser considerados para atingir as primeiras posições no Google. Aproveite para ler agora mesmo e ficar por dentro de tudo que é necessário para uma estratégia de SEO de sucesso.

Guia de SEO

Você tem que saber: O que são palavras-chave

Você tem que saber: O que é SEO On-page

Você tem que saber: O que é SEO Off-page

Você tem que saber: O que é link building

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