Google Search Console: Entenda mais sobre essa ferramenta Google

Melhore sua performance digital conhecendo e explorando ferramentas Google gratuitas. 

Tudo começou pela necessidade de rastrear novos sites que chegavam na internet, pois só mapeando-os seria possível para o buscador Google de incorporá-los ao motor de busca. Assim, foi criado em 2005 o Google Sitemaps, antigo Google Seach Console

Em 2006 ele já deixou de existir e foi substituído pelo Google Webmaster Tools, nome que dizia mais sobre o serviço, já que o objetivo era ajudar os donos de sites a melhorar a qualidade dos seus sites para o motor de pesquisa. 

Já em 2015 se transformou na ferramenta que conhecemos hoje: Google Search Console

A ferramenta hoje abrange um público muito grande, desde os donos de sites em geral, até profissionais de marketing. 

Vamos conhecer mais sobre o Google Search Console e como ele pode ser útil para o seu negócio e seu site. 

O que é o Google Search Console

Google Search Console é uma ferramenta que beneficia muito os “Webmasters” ou seja, donos de site. Ele permite que você analise e gerencie o tráfego de pessoas no seu site, auxiliando no desempenho das pesquisas. 

É uma ferramenta gratuita, na qual o Google permite que seu site, através de análise, monitoramento e aperfeiçoamento,  tenha afinidade com o motor de buscas (no caso o do próprio Google) e consiga mais visibilidade e visitas no site.  

Se o desempenho do seu site for ruim, o Google Search Console vai ajudá-lo a aprimorar as carências e mostrar o caminho para que consiga consertar essas falhas. 

Já conversamos sobre formas de aprimorar o seu site, aqui na Cia. É imprescindível que o seu site demonstre um bom desempenho, para que consiga captar mais leads e ampliar as chances de negócio. 

O Google Seach Console informa ao administrador do site se existem problemas com a indexação das páginas pelo Google, indica os erros e falhas do mesmo, oferece alternativas para melhorias no site e mostra detalhes sobre como é o tráfego no mesmo. 

Confira as ferramentas do Google Search Console, quais suas funcionalidades e como administrá-las. 

Como funciona o Google Search Console

Primeiro, para acessar o Google Search Console você precisa instalá-lo em seu site. O Google vai te fornecer um código HTML para que você copie e cole na home page do seu site. A partir daí ele te reconhecerá como administrador do site. 

Você pode gerenciar mais de um site ao mesmo tempo, já que pode possuir mais de uma empresa ou usar a ferramenta em uma agência com várias contas. 

O Google Search Console possui alguns menus, com funcionalidades específicas. Vamos começar pela “home”. Lá está selecionado o seu o qual você está gerenciando no momento e algumas informações e erros que precisam ser corrigidos. 

É uma forma rápida e resumida de tudo que vem acontecendo dentro do site, dentro de um determinado período.

Aprofundando mais, temos diversos menus que o Google Search Console oferece. 

Aparência de pesquisa.

O Google Search Console, neste item, mostra a aparência após o resultado da busca ter sido o seu site e ajuda a otimizar para que o Google consiga lê-lo melhor e você possa ampliar seus resultados. A aparência envolve o título, descrição, imagens, links, entre outros.  

Você pode navegar pelo item “dados estruturados”. Neste item você consegue identificar os dados que estão estruturados no seu site. Aqui o Google Search Console mostra gráficos com possíveis erros no HTML das suas páginas.

Tudo gira em uma simples pergunta: O Google consegue identificar essa página corretamente? O seu site tem janelas de serviço, home, blog e cada uma contém uma informação diferente, por isso cada dado precisa ser interpretado corretamente. 

Para erros encontrados em dados estruturados, a ferramenta “marcador de dados estruturados” é excelente.

Ela “explica” ao Google como funciona seu site. Onde, em cada página, está o título, a data, o nome do autor, a imagem, snippet (ou descrição) e etc. 

Você escolhe as informações que deseja destacar, por exemplo, se escolher “artigo”, terá que indicar um título e ele será evidenciado através do Google Search Console. 

 E, após fazer essas marcações manuais, com o tempo automaticamente os robôs vão “ler” sozinhos essas estruturas para outras páginas semelhantes. 

Em aparência de pesquisa tem também o item “melhoria de HTML”. Neste relatório que o Google Search Console entrega, você consegue identificar falhas encontradas durante o rastreamento do seu site pelo Google.

Esses erros costumam ser fáceis de resolver. Só precisamos entender que o Google sempre prioriza conteúdo exclusivo, então, aposte em títulos criativos para blogposts, escreva bem as “metas descriptions” em páginas de serviço. Isso vai ajudar a melhorar o HTML. 

Caso você trabalhe o seu site para o mobile (páginas aceleradas para dispositivos móveis), o Google Search Console pode te ajudar a monitorar também e fazer com que tudo funcione perfeitamente. 

Passemos agora para o “link para seu site”. Essa é uma das melhores formas de saber se o seu site tem feito sucesso.

É muito importante ter sites que linkam para o seu conteúdo, isso além de demonstrar autoridade no assunto, aumenta seu tráfego absurdamente. 

O Google Search Console, através do relatório de “link para seu site”, nos dá as seguintes informações: quais páginas do seu site mais recebem links de outros sites, quais sites tem o seu conteúdo linkado e qual texto principal dos links recebidos. 

Essas informações ajudam e muito no ranqueamento do seu site! Você descobre quais são as palavras-chave ou termos que linkam para o seu site, mede a sua popularidade e muito mais. 

E, é claro que se os link que levam até o seu conteúdo tem uma boa qualidade, isso irá afetar positivamente no seu ranqueamento no Google.

Agora, se esses links não tem uma boa qualidade, é possível rejeitá-los através da ferramenta “rejeição de links”. 

Tráfego de Pesquisa

Nesse item do Google Search Console, você consegue dados relevantes sobre o tráfego orgânico do seu site. 

O relatório indica as palavras-chave em que seu site aparece nos resultados de busca, as páginas do site que foram referenciadas, os locais de onde estão vindo os acessos e outros dados. Se assemelha muito ao Google Analytics nessa parte. 

Através do relatório de “tráfego de pesquisa” você também consegue saber a taxa de cliques no site, além de qual o CTR (visualizações do site e quais dessas visualizações geraram cliques) e o alcance de impressões. 

Com os relatórios do “tráfego de pesquisa” você pode analisar as páginas do seu site que mais estão te trazendo resultado, analisar dados a partir de datas específicas para saber o que está dando certo ou não e dados que te ajudar a otimizar seus site para o Google

O Google Search Console oferece relatórios qualificados, exatos e com muita precisão nos dados.

A melhor estratégia que existe para uma boa performance online sempre vai ser usar bem os dados que as plataformas nos dão, principalmente as plataformas Google.

Na área de pesquisa também há a opção “link para sites”. Nela você poderá identificar de quem está chamando atenção com seus conteúdos e tirar insights de possíveis parceiros.

Afinal, você sempre deve estar alinhado com o seus concorrentes, não copiando o que eles fazem, claro, mas adaptando técnicas que dão certo para o seu nicho. 

Em “ações manuais”, o próprio Google distribuí penalidades para ações irregulares do seu site e isso pode influenciar no rankeamento dele. 

Portanto, caso seu site não apareça nos resultados de pesquisa, ou apareça com desempenho inferior ao que já havia apresentado, verifique se houve ações manuais. 

As ações manuais podem ser: site invadido por terceiros, spam gerado pelo usuário, links artificiais para o seu site, conteúdo com pouco valor agregado, excesso de palavras chaves

Tudo isso são ações manuais e práticas ruins, que atrapalham a performance do site. Na central de ajuda do Google você pode se informar sobre como corrigir cada um dos motivos.

E, uma das ferramentas importantes de destacar, é a que o Google Search Console oferece relatórios para facilidade de uso em dispositivos móveis.

Essa opção é diferente das  “páginas aceleradas para dispositivos móveis”, pois aqui você confere a usabilidade do seu site no mobile e os possíveis erros que ele pode ter, nessa funcionalidade. 

Índice do Google 

Aqui terão relatórios de páginas do seu site indexadas pelo Google, as que foram removidas e bloqueadas. 

Em cima deste relatório você pode analisar as quedas de tráfego no seu conteúdo e também o aumento da indexação pelo Google, analisar conteúdo duplicados e encontrar possíveis problemas de segurança. 

Parece muito coisa, não é? Mas não se assuste. Estamos destrinchando o conteúdo com as informações mais valiosas sobre o Google Seach Console e quando você começar a sair da teoria e ir para prática saberá administrar muito bem.

Sempre coloque em foco suas principais metas para análise. Claro que, quanto maior for seu potencial analítico, mais dados você tem e isso gera mais resultados. Mas coloque as metas principais como prioridade. 

Em índice do Google, você consegue também remover urls que não deseja que apareçam nas buscas pelo seu site. Isso pode ter temporário ou permanente, basta acessar a ferramenta “remover urls”. 

Aqui é possível ver também relatórios de erros que o Google encontra na hora de rastrear a sua página. Pode acontecer repentinamente e, o Google Search Console estará atento e te apresentá a falha no relatório. 

Pode também mensurar dados a partir de estatísticas de ranqueamento. Os gráficos apresentados dividem-se em Páginas rastreadas por dia, Quilobytes recebidos e tempo de download da página. 

Análise o aumento e as quedas da interação do público com seu site e o principal, saiba o porquê dessas ações estarem acontecendo. 

Simule como o Google indexa sua página e a apresenta como resultado de busca, a fim de garantir que elementos em Flash ou Javascript estão adequados.

Dessa forma você saberá se a pesquisa foi completamente concluída, parcialmente concluída (ou seja, há uma falha ou outra para ser corrigida) 

Problemas de Segurança 

Em problemas de segurança, podemos esbarrar em penalidades que o Google confere ao site, citadas em “ações manuais”. Seu site pode ter sido invadido e em problemas de segurança você terá conhecimento disso.

É uma ferramenta que indica a presença de problemas que colocam em risco a segurança do seu site. Esses problemas podem ser corrigidos revisando o código do site e solicitando a revisão do problema. 

Depois de resolvido o problema solicite ao Google um pedido de reconsideração, para que o seu site não sofra mais penalidades por conta do mesmo. 

Essas foram algumas das funcionalidades do Google Search Console. Esperamos que tenham aprendido sobre a ferramenta e que use-a como recurso para ampliar seus resultados com o seu site. 

A Cia Web Sites é especialista em aprimorar ainda mais o potencial dos sites de nossos clientes, através da criação de sites e otimização de sites.

Que tal estreitar seu relacionamento com o Google, colocando seu site na primeira página de buscas? Podemos ajudar. 



Ingrid

Ingrid

Produtora de conteúdo e social media. Aventureira em marketing digital. Entusiasta da antropologia cultural atrelada à vivência como forma de emissão da mensagem publicitária.

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