Como aumentar a autoridade de um domínio?

Você trabalha com SEO ou quer saber como fazer com que o site da sua empresa esteja em primeiro lugar no Google? Seja qual for o seu caso, saber como aumentar a autoridade de um domínio é algo que você precisa dominar.

Mas porque?

Bem, a autoridade do domínio é um indicador da relevância do seu site perante aos mecanismos de pesquisa, como o Google. 

Vale lembrar que ela está diretamente ligada ao sucesso de uma estratégia de SEO, uma vez que, quanto maior for a autoridade de um domínio, maiores são as chances de se alcançar as primeiras posições do Google.

Para te ajudar nessa missão, separamos as 5 principais técnicas para aumentar a autoridade de um domínio. Continue a leitura para descobrir como aplicar cada uma delas!

O que é a autoridade de um domínio?

Antes de tudo é importante ter em mente o que é a autoridade de um domínio. Chamada em inglês de Domain Authority (ou apenas DA), esse é um índice criado pela Moz, que permite analisar a força do seu site nas buscas do Google.

O DA é medido de 0 a 100, sendo 100 a autoridade máxima que um domínio pode alcançar. Para chegar em tal número, é feita uma análise que considera, principalmente, a qualidade e a quantidade dos backlinks que apontam para o seu site. Isso porque esse é um dos fatores de maior relevância considerado pelo algoritmo do Google.

A partir da pontuação da autoridade do domínio, é possível prever as chances de alcançar posições acima dos seus concorrentes no Google. Que no fundo é o que mais importa, certo?

Quer entender mais sobre o que é a autoridade de um domínio e dar mais um passo na busca pelas primeiras posições do Google? 

Leia nosso artigo: O que é a autoridade de um domínio e como ela impacta no SEO?

Formas de aumentar a autoridade de um domínio

Agora que você já sabe o que é o DA, vamos ao que mais importa: como aumentar a autoridade de um domínio.

Como você já deve imaginar, não é possível aumentar a autoridade do domínio em um passe de mágica, aqui não existem atalhos.

Por isso, separamos as 5 principais ações que você precisa colocar em prática para alcançar a pontuação ideal, acompanhe.

1 – Esteja sempre a frente da concorrência

Algumas pessoas podem se perder ao estabelecer a pontuação 100 como meta de DA. Isso porque se trata de algo que acaba ficando muito distante da realidade.

Nesse sentido, não podemos nos esquecer do principal objetivo, que é superar a concorrência.

Considerando isso, a meta é alcançar uma pontuação maior do que a deles. Assim, você conseguirá posições superiores e, consequentemente, mais cliques no seu site!

Para isso, antes de tudo, você deve analisar seus principais concorrentes e descobrir qual é a autoridade do domínio deles. Quer saber como fazer isso?

Bom, hoje já existem diversas ferramentas que medem o DA dos sites. Mas aqui vamos indicar a Moz, por ser a criadora desse índice e proporcionar resultados mais assertivos.

A Moz oferece uma ferramenta gratuita de descobrir o DA de qualquer site. Para usá-la é bem simples, basta adicionar a extensão Mozbar no navegador Google Chrome e acessar os sites que quer descobrir a autoridade. 

2 – Faça uma análise dos backlinks do seu site

Uma vez que você já analisou a concorrência e estabeleceu sua meta, é hora de olhar para dentro. 

É fundamental analisar o seu próprio site para aumentar a autoridade do seu domínio. Isso porque, só assim você encontrará gargalos que podem estar te fazendo perder pontos.

Como já dissemos, os backlinks são os principais fatores relacionados ao DA. Por isso, fazer uma varredura neles é essencial. A partir daí você conseguirá traçar a estratégia mais adequada.

Não sabe o que são os backlinks? Não se preocupe, temos um artigo onde explicamos tudo sobre eles. Leia e aprenda agora mesmo: Conheça mais sobre o uso dos backlinks

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Para encontrar os sites que estão com links para o seu domínio você pode usar a ferramenta Google Search Console. Nela, é possível identificar as URLs que estão com links apontando para o seu site.

Ao fazer análise dos backlinks que estão apontando para o seu domínio, você deve se atentar à qualidade deles.

Receber links de sites duvidosos, com DA baixo e alto índice de SPAM pode jogar para baixo a sua pontuação e, consequentemente, suas posições no Google.

3 – Remova backlinks de baixa qualidade

Você fez uma análise e identificou que existem sites de má qualidade apontando para o seu? Então precisa removê-los o mais rápido possível!

Para saber quais são esses sites, você deve analisar cada domínio da lista de URLs que conseguiu no Google Search Console. 

Além da autoridade de cada domínio, é importante levar em conta a qualidade dos conteúdos produzidos neles e os indícios de práticas duvidosas, como o índice de SPAM.

Feito isso, você deve mostrar ao Google que está rejeitando os links dos domínios em questão. 

Mas como fazer isso?

No próprio Google Search Console, na opção “Rejeitar links” é possível indicar esses links para que o Google não os leve em consideração e penalize o seu site.

4 – Seja parceiro de sites com um DA maior do que o seu

Além de remover os links de má qualidade do seu site, é fundamental conseguir links de sites relevantes, que tenham um DA maior do que o seu.

Ao fazer isso, você passará a ser cada vez mais reconhecido pelo Google. Isso porque, sites em que ele já “confia” estão te apontando como referência. 

Você sabe como conseguir esses links?

Bom, a forma mais comum de se conseguir os links é fazendo parcerias de guest posts. Ao consegui-las, o site parceiro incluirá o link do seu site em artigos do blog dele. 

Vale lembrar que essa costuma ser uma via de mão dupla. Isso quer dizer que, possivelmente, seu parceiro também solicitará links do seu site para o dele.

Atenção: ao conseguir tais parcerias você precisa se certificar que não se tratam de links nofollow, pois esse tipo de link não é considerado pelo Google.

5 – Crie conteúdos de qualidade

Por último, mas, com toda certeza, não menos importante, uma forma de aumentar a autoridade de um domínio é produzindo conteúdos de qualidade e isso tem duas razões.

A primeira delas é que, ao produzir conteúdos de valor, únicos, que entreguem informações relevantes, você tem grandes chances de conseguir bons backlinks naturalmente

Isso porque outros sites vão te usar como referência para completar alguma informação que eles não tenham no próprio site, indicando você para os leitores deles.

A segunda razão está na experiência do usuário, que é um dos pilares nos quais o Google tem se baseado. Então, uma vez que você responda às dúvidas dos usuários de uma forma completa e objetiva, certamente ganhará pontos com ele!

Conclusão

Depois de toda essa explicação, você certamente já sabe como aumentar a autoridade de um domínio e vai usar isso para alavancar seus resultados, certo?

Como você viu, não se tratam de ações difíceis, mas elas exigem uma certa habilidade analítica e, sem dúvidas, tempo.

Por isso, muitas empresas preferem recorrer a uma agência de SEO para que elas façam esse trabalho. O que é muito válido, visto que se tratam de profissionais experientes, que vão conseguir colocar as ações em prática de maneira mais assertiva.

Aqui na Cia Websites contamos com profissionais especializados no aumento da autoridade de domínios, que certamente vão elevar o nível do seu site! 

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato agora mesmo conosco! Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a ser o número 1 no Google!

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