UI UX Design: o que é, qual a sua importância e quais as diferenças

Publicado ou atualizado em 25 junho, 2022
3 minutos de leitura
Kim Viau
Autor
Kim Viau
UI UX Design: o que é, qual a sua importância e quais as diferenças

Os consumidores estão cada vez mais exigentes devido aos avanços constantes na tecnologia dos sistemas e produtos. Além disso, as buscas por novidades fizeram com que as empresas pensassem em maneiras inovadoras de agradar ainda mais o público.

Tempo é dinheiro e, por isso, uma boa maneira de se destacar é oferecer o seu produto ou serviço de uma maneira mais ágil e assertiva.

Usemos como exemplo um site: sabemos que quanto mais rápido e prático ele for, melhor é a experiência do usuário durante a navegação entre as páginas. Logo, as chances desse usuário se tornar um cliente são bem mais altas.

Se tiver a aparência agradável e organizada então, melhor ainda!!! Para deixar tudo isso alinhado, é preciso investir em UI UX Design.

Portanto, se você trabalha no digital mas ainda não possui familiaridade com esses termos, continue a leitura para entender melhor conceitos e boas práticas!

Antes de começarmos, o que é Design?

De forma resumida, design nada mais é do que a idealização, criação, desenvolvimento e concepção visual de um projeto.

A partir disso, o usuário poderá perceber detalhes como cores, fontes, formatos, tema, estilo, etc., que poderão influenciá-lo em sua decisão de compra.

É por esse motivo que UI UX design se tornou tão importante, pois ambos funcionam de forma integrada com o objetivo de gerar resultados.

O que é UX?

UX se trata da abreviação de User Experience, ou Experiência do Usuário em português. Seu objetivo é proporcionar, assim como o próprio nome diz, a melhor experiência possível ao usuário. 

O que é UX Design?

Pense na seguinte situação: você acessa uma loja online de artigos esportivos e se depara com ofertas e condições de pagamento imperdíveis. Você seleciona um tênis mas, antes mesmo de conseguir olhar mais alguma coisa, o site te direciona a uma página de login. 

Você teve sua experiência abruptamente interrompida, te forçando a seguir um caminho que não queria realizar em um primeiro momento.

É hora de aumentar o nível de suas vendas

Nossa longa lista de serviços ajuda você a agitar seu setor e aumentar as métricas mais importantes, como as vendas.

NOS ÚLTIMOS 5 ANOS , GERENCIAMOS MAIS DE 11,5 MILHÕES DE TRANSAÇÕES EM NOSSA BASE DE CLIENTES.
Faça uma proposta!
É hora de aumentar o nível de suas vendas

O papel do UX design é justamente esse – evitar que esse tipo de situação aconteça.

O UX design cuidará para que a navegação seja intuitiva, o que por sua vez garantirá uma interação mais positiva e amigável. 

Sendo assim, cabe ao designer UX estudar sobre as reais necessidades do usuário, a fim de elaborar da melhor forma o projeto a ser executado.

O que é UI?

UI se refere à User Interface, ou Interface do Usuário em tradução livre. Essa interface pode ser de:

  • aplicativos
  • sites
  • e-commerce
  • blogs
  • chatbots
  • dashboards

O UI design fará que o aspecto visual seja atrativo, despertando sentimentos e sensações no usuário que, por sua vez, é incentivado a utilizar determinado produto/serviço.

O que é UI Design?

Agora vamos analisar uma outra situação: você acessa essa mesma loja e visualiza uma blusa que possui variação de cores. Porém, não realiza a compra porque não conseguiu selecionar e visualizar a cor que você queria.

Então, a função do UI designer é cuidar de toda a parte visual de um site, como a seleção de cores e essa transição de imagens.

Qual a diferença entre UX e UI design?

No livro “A Project Guide to UX Design” o autor Unger afirma que o UX agrupa as áreas do UI pois, basicamente, não existe experiência do usuário sem elas.

Nós expandimos seus negócios para que você possa aproveitar os prazeres simples da vida

Melhor agência para trabalhar projetos focados em SEO

670% de aumento nas conversões de anúncios pagos

Melhor agência para trabalhar projetos focados em SEO

Aumento de 327% nas sessões do site

Melhor agência para trabalhar projetos focados em SEO

Diminuição de 321% no custo por lead (CPL)

"Melhor agência para trabalhar projetos focados em SEO. Equipe muito profissional e atendimento perfeito!"

- Caio Freitas

Peça uma proposta

O que, por sua vez, torna necessário ao profissional de design UX ter conhecimento sobre UI, embora o profissional de UI não precise ter o conhecimento sobre UX.

Executando UI UX design de forma integrada

Para o projeto ser completo, é essencial que o design UI e o design UX atuem de forma integrada. Visto que um assegura a facilidade de uso, utilidade e beleza, e o outro se certifica da eficiência agregada a sentimentos positivos.

Nem é preciso dizer que essas características são essenciais na composição e excelência de um site, aplicativo, chatbot e demais canais digitais. Além disso, vale destacar a importância de se investir em UX Writing. Dessa forma, você garante uma experiência ímpar ao usuário tanto no quesito visual, quanto no quesito textual.

Se você tem dúvidas sobre o que é e o que faz um UX Writer, acesse aqui o post que explica tudo sobre o tema!

Top