Design thinking: entenda o que é e como aplicar!
O design é algo que está ao nosso redor a todo instante, fazendo parte de praticamente de todas as nossas atividades. Mais recentemente, o conceito de design thinking surge como uma nova forma de nos ajudar a resolver situações complicadas.No post de hoje do nosso blog você vai aprender o que é design thinking e ainda vai conferir as melhores dicas sobre como implementar e aplicar o conceito a favor do seu empreendimento. Vamos lá
O que é design thinking?
Basicamente, o design thinking é uma abordagem voltada para a solução de problemas e para a criação de projetos que utiliza ferramentas do design e a forma que os profissionais de design criam suas obras para otimizar processos e resultados de maior qualidade. Para entender melhor, lembre-se de como os designer costumam trabalhar: realizando muitas pesquisas, usando referências, fazendo brainstorm, testando diferentes formas, etc. Pense em como isso pode ser aplicado em outras áreas, tais como marketing, programação, engenharia, educação, etc. Apesar do conceito ter se popularizado nos últimos anos, ele surgiu no início dos anos 1990, cunhado por David Kelley e Tim Brown, que trabalhavam na empresa de consultoria em inovação IDEO.A abordagem do design thinking valoriza a criatividade, a multidisciplinaridade, o pensamento colaborativo na solução de problemas. No entanto, o centro de tudo é o usuário. Assim, é possível alcançar a inovação e se destacar frente à concorrência.Tanto é que marcas top de linha, tais como, Apple, Amazon, Itaú, Netflix, Volskwagen, Nike e inúmeras outras se utilizam desta abordagem.3 pilares
Os estudiosos do assunto apontam 3 principais pilares do design thinking. São eles:- Empatia – Considerada como o principal pilar, a empatia diz respeito a tentar compreender um problema ou necessidade através da vivência do usuário no design thinking. Acredita-se que apenas dessa forma é possível criar soluções com real valor para o público alvo.
- Colaboração – O segundo pilar, a colaboração, trata de valorizar a multidisciplinaridade. Os diferentes olhares e interpretações de profissionais de diferentes áreas de atuação é considerado algo muito enriquecedor no design thinking.
- Experimentação – Por último, temos o pilar da experimentação. Ele se baseia na importância da prática para se obter resultados mais satisfatórios. Apenas através da experimentação é possível ter certeza de algo.