Aumentar a taxa de conversão do site: 5 maneiras de melhorar as conversões

Quando você está tentando expandir seus negócios online, deve monitorar indicadores vitais para garantir que seus negócios estejam crescendo. Uma métrica importante são as conversões do seu site. As conversões ajudam a determinar se você está gerando sucesso com suas campanhas de marketing digital .

Então, o que é conversão de site? Como você pode melhorar a taxa de conversão do seu site?

Continue lendo para aprender mais sobre conversões de sites e encontre cinco dicas para aumentar sua taxa de conversão! Se você deseja se manter atualizado com as informações mais recentes de marketing digital, como conversões de site, assine nossa newsletter !

O que é conversão no site?

Uma conversão no site ocorre quando alguém conclui uma ação predeterminada e desejada em seu site, como inscrever-se em um boletim informativo, compartilhar uma postagem de blog nas redes sociais ou comprar um produto. A porcentagem de pessoas que concluem a ação desejada é a sua taxa de conversão.

Quais são alguns exemplos de conversões no site?

Alguns exemplos de conversões de site incluem:

  • Preenchendo um formulário
  • Inscrever-se para receber e-mails ou informações
  • Compartilhando conteúdo nas redes sociais
  • Clicar em um botão específico
  • Fazendo uma venda
  • E mais

As conversões no site podem ser qualquer uma das ações listadas acima.

Você determinará qual ação se ajusta melhor às suas metas de campanha.

Os tipos de conversão variam entre as empresas. Os sites de comércio eletrônico têm mais probabilidade de se concentrar em obter vendas como conversões. Um provedor de serviços, como um encanador ou eletricista , pode se concentrar na geração de leads como uma conversão.

Não existem duas empresas iguais, então você não pode ter as mesmas conversões no site que outras empresas.

Como calculo a taxa de conversão do meu site?

Depois de fazer a pergunta “O que é conversão no site?”, A próxima pergunta a seguir é: “Como calculo minha taxa de conversão?”

Felizmente, é simples e fácil calcular sua taxa de conversão.

A fórmula é a seguinte:

[Total de visitantes que convertem / total de visitantes em seu site] x100 = Taxa de conversão

Então, digamos que você tenha 5.000 pessoas visitando seu site.

Desses 5.000, 500 compram produtos de sua página. Se você inserir isso na fórmula, terá o seguinte resultado:

[500/5000] x100 = 10%

A taxa de conversão do seu site seria de 10% neste caso.

O que é uma boa taxa de conversão?

Agora que você sabe o que é uma conversão no site e como calcular sua taxa de conversão, a próxima coisa que deseja saber é o que é uma boa taxa de conversão. Muitas empresas desejam saber o número mágico para ter uma taxa de conversão bem-sucedida.

A verdade é que não existe um número mágico.

Sua taxa de conversão dependerá de vários fatores, incluindo:

  • Sua empresa
  • Seu ciclo de vendas
  • Seus produtos / serviços
  • Seus custos
  • E mais

Esses fatores influenciam sua taxa de conversão, por isso é difícil determinar o valor exato que você precisa alcançar. Pode ser necessário fazer algumas pesquisas para descobrir o que é uma boa taxa de conversão para uma empresa em seu setor.

Como o funil de vendas afeta as taxas de conversão do site?

Quando você pergunta: “O que é taxa de conversão?” você frequentemente ouvirá uma resposta que menciona o funil de vendas . As pessoas dirão como você precisa mover as pessoas através do funil de vendas para ganhar conversões para sua empresa.

Então, como o funil de vendas influencia a taxa de conversão do seu site?

O funil de vendas desempenha um papel vital em transformar clientes potenciais em conversões para o seu negócio.

Existem quatro fases do funil de vendas:

  • Conscientização: neste estágio, as pessoas estão apenas descobrindo sua marca e aprendendo sobre você. Eles navegarão em seu site e aprenderão sobre seus produtos ou serviços.
  • Interesse: quando as pessoas chegam a essa parte do funil, elas começam a considerar sua empresa como uma opção. Eles ainda estão pesquisando e aprendendo sobre sua empresa, mas você se tornou uma escolha viável.
  • Desejo: No estágio de desejo, as pessoas estão prontas para tomar suas decisões porque sabem do que precisam. Nesse ponto, você pode fazer uma proposta de última hora que mostre por que você é a melhor opção.
  • Ação: quando os leads alcançam o estágio de ação, eles agem como você deseja. Quer você queira que alguém compre um produto ou preencha um formulário, essa pessoa chega a esse estágio e conclui a ação desejada.

Como você pode ver, diferentes partes do funil de vendas levam as pessoas a concluírem sua ação final. As etapas que você executa ao longo do caminho na parte inicial do ciclo de vendas influenciarão se as pessoas chegarão à parte da “ação”.

O ciclo de vendas é vital para a taxa de conversão do seu site porque ajuda a orientar as pessoas para a conversão. Se você deseja ter uma boa taxa de conversão , deve investir no incentivo às pessoas em cada estágio do ciclo de vendas.

Como aumentar sua taxa de conversão

Agora que você tem a resposta para “O que é taxa de conversão?” você pode verificar a taxa de conversão do site da sua empresa para ver onde você está. Depois de analisar os números e analisar as médias do setor, você pode descobrir que sua taxa de conversão é inferior a ideal.

Porém, este momento não é hora de se sentir frustrado!

Se você tiver uma taxa de conversão baixa, verifique estas cinco dicas para melhorar sua taxa de conversão :

1. Analise como seu público que interage com seu site

Para criar sites que convertem, você deve construir um site que funcione para o seu público.

Se você está tendo uma taxa de conversão baixa, pode ser devido ao design do seu site.

A experiência do usuário (UX) é um fator crítico para determinar por que alguém permanece em sua página ou sai. Se você notar taxas de conversão baixas, pode ser hora de refazer seu site.

Ao analisar como o seu público interage com o seu site, você verá onde o seu site fica aquém. Você pode descobrir que o formato da sua página faz com que os leads saiam ou exclui um botão crítico que guia as pessoas para a próxima página.

Ao analisar como as pessoas interagem com seu site, você fará melhorias que o ajudarão a fornecer uma experiência melhor para seu público. Mais pessoas permanecerão em seu site e aprenderão sobre seu negócio, o que resultará em mais conversões.

2. Faça os botões de call to action (CTA) aparecerem em seu site

Quando você tem os botões de (CTA) corretos em seu site, aumenta as conversões do site. Os botões CTA desempenham um papel fundamental para guiar os usuários para a próxima etapa. Eles dizem ao seu público como proceder e o que eles podem esperar que aconteça a seguir.

Se você está lutando com sua taxa de conversão, analise os botões de CTA.

Um bom botão de CTA induz ao clique.

Seu público não deve ter problemas para localizar um botão em sua página. Escolha uma cor que se destaque no design do seu site e seja fácil para o seu público localizar.

[shortcode-cta-proposta]

Botões CTA tem que se destacar na página e chamar a atenção do usuário, além de se adequar ao design do seu site. O CTA, “Solicite uma proposta”, informa aos usuários o que acontecerá quando eles clicarem no botão. É um ótimo exemplo de como fazer um CTA que se destaque e direcione os usuários.

3. Simplifique sua navegação

Se você deseja aumentar as conversões do site, pode simplificar sua navegação para tornar mais fácil para as pessoas encontrarem informações em sua página. Quando as pessoas não conseguem encontrar informações rapidamente, é menos provável que permaneçam em seu site.

Pelo menos 89% dos usuários farão compras com um concorrente após uma experiência de usuário insatisfatória. Se a sua navegação não está proporcionando uma boa experiência aos usuários, isso pode ser a causa da baixa taxa de conversão do seu site.

Para melhorar sua taxa de conversão, concentre-se em construir uma navegação simples e organizada.

O site da Samsung é um excelente exemplo de navegação limpa e simples.

Samsung

A Samsung organiza sua página com base nos diferentes tipos de produtos que a empresa oferece, como dispositivos móveis, TVs e computadores. Se alguém souber que está procurando uma TV, poderá encontrar facilmente essa categoria e navegar pelos produtos disponíveis. Esta configuração de navegação amigável provavelmente ajuda a Samsung a melhorar sua taxa de conversão de comércio eletrônico .

Manter sua navegação organizada e direta ajudará mais pessoas a encontrar as informações de que precisam e mantê-las em seu site por mais tempo.

4. Torne seu site compatível com dispositivos móveis

Se você quiser saber como aumentar a taxa de conversão, crie um responsivo .

67% dos usuários têm maior probabilidade de comprar de uma empresa compatível com dispositivos móveis. Quando você combina essa estatística com o fato de que mais de 40% das transações online acontecem em dispositivos móveis, você pode ver como um site otimizado para dispositivos móveis é vital para obter conversões.

Não tem um site otimizado para celular? Estas são algumas maneiras de melhorar a otimização do seu site para celular:

  • Tenha um design responsivo: o design responsivo garante que seu site se adapte a qualquer dispositivo usado pelo usuário. Quando você usa um design responsivo, seu site oferecerá suporte a usuários móveis e proporcionará uma experiência melhor ao usuário.
  • Torne seu site amigável com o polegar : quando os usuários navegam em dispositivos móveis, eles usam o polegar para navegar pelo conteúdo e visitar páginas diferentes. Para tornar seu site amigável com o polegar, use botões maiores e coloque os itens de navegação ao alcance do polegar.
  • Use tamanhos de fonte maiores : quando as pessoas lêem as informações do seu site em um dispositivo móvel, a fonte deve ser grande o suficiente para ler. Não use tamanhos de fonte pequenos, pois seu público terá dificuldade para ler as informações. Você pode testar diferentes tamanhos de fonte para ver o que funciona melhor.

Estas são apenas algumas das práticas recomendadas que você pode seguir para tornar seu site compatível com dispositivos móveis.

Ao tornar seu site compatível com dispositivos móveis, você manterá os leads em seu site e aumentará a probabilidade de conversão.

5. Facilite a conversão

Se você deseja aumentar as conversões do site, é necessário torná-lo fácil de converter. Não complique o seu processo com muitas etapas ou pedindo informações irrelevantes. Você precisa simplificar a conversão do seu público, para que eles tenham mais probabilidade de agir.

A sua taxa de conversão é inferior a ideal?

Em caso afirmativo, analise seu processo de conversão e veja se há maneiras de melhorá-lo. Seu processo de conversão consiste nas etapas que seu público realiza para completar sua meta de conversão.

Digamos que sua meta de conversão seja fazer com que as pessoas se inscrevam para receber e-mails. Depois de revisar seu formulário de inscrição por e-mail, você descobrirá que muitas pessoas acessam o formulário de inscrição, mas não o preenchem. Pode ser necessário optar por um formulário de inscrição mais simples.

Ao facilitar a conversão, você aumentará sua taxa de conversão.

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Comece a melhorar a taxa de conversão do seu site hoje

Agora que você tem a resposta para: “O que é uma conversão no site?” você pode começar a analisar sua taxa de conversão e fortalecer o desempenho de seu negócio. Aumentar sua taxa de conversão ajudará sua empresa a crescer online e alcançar mais leads.

Você deseja obter mais conversões no site? Entre em contato conosco (ou ligue para 31 35642776 ) para falar com um estrategista sobre nossos serviços de otimização de taxa de conversão .

Toni Campos
Toni Campos
ciaweb

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