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Inbound Marketing: o marketing de conteúdo

Inbound Marketing, também conhecido por marketing de atração, é um conjunto de estratégias focadas em conteúdo relevante. A questão x está em desenvolver conteúdo que fará seu público alvo ir até você, de forma espontânea.

As estratégias no mundo digital estão todas reunidas no que chamamos de Marketing Digital e o Inbound Marketing é uma parte importante disso.

Não é difícil compreender o que é o Inbound, porém são muitas informações, por isso, vamos detalhar algumas etapas, de forma simples, para que você aprofunde mais seus conhecimentos.

E, claro que se perder o fôlego durante a onda de informações já sabe: entre em contato com a gente!

AGÊNCIA LÍDER LIDER EM SEO

A Cia Web Sites fornece otimização de SEO e produção de conteúdo contínua. Você já se perguntou como seria se sua empresa estivesse na primeira página do Google e do Bing? De acordo com o Ahrefs, 91% das páginas não recebem tráfego orgânico do Google e 91,5% dos 9% que restaram são destinadoss para a primeira página dos buscadores. Se o seu site não estiver na página, a Cia Web Sites pode ajudar!

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O que é Inbound Marketing?

Vamos começar pelo que não é Inbound Marketing. Pense na forma tradicional de vender: você oferece seu produto ou serviço ao cliente e espera que ele esteja precisando adquiri-lo, ou que a mensagem de venda tenha sido muito convincente. A isso, chamamos de Outbound Marketing.

O Outbound funciona, porém você pode explorar ainda mais o potencial do seu negócio atraindo os clientes.

Inclusive, foi dessa necessidade que nasceu o Inbound Marketing: atrair os clientes de forma criativa, não apenas oferecendo o seu serviço, mas mostrando os motivos pelos quais o cliente precisa do seu serviço.

Atrair pode parecer complicado no começo, mas se você entende princípios básicos, tudo começa a fluir melhor. Primeiro é que: o seu negócio existe porque tem consumidores que precisam dele, que são o seu público alvo.

Se existem consumidores específicos, já é um grande passo, se conseguir identificá-los, correto? E depois de descobrir algumas coisas sobre ele, como hábitos de consumo, você poderá criar conteúdo relevante que irá atraí-lo. Isso é Inbound!

Mas, ainda estamos no início da jornada! Entenda agora como tudo funciona.

Como funciona o Inbound Marketing?

Antes de qualquer coisa, você deve pensar nas necessidades do seu público. A primeira etapa do Inbound Marketing é a atração e, já que não vamos vender nada diretamente, vamos resolver os possíveis problemas que o seu cliente tem e que o seu produto ou serviço soluciona.

Exemplo: você vende marmitas fitness. Para atrair seus clientes, você precisa criar conteúdo relevante para esse público. Como: “Saiba como perder peso comendo de forma saudável” ou “qual o ideal de massa magra no corpo?”

Dessa forma você busca, de forma regular, pessoas que se interessam pelo assunto pois, além de vender o produto em si, você se torna referência de informações para o universo que ele engloba.

Dentro do Inbound Marketing existem estratégias para que você fique visível para esse público em potencial que está buscando. E, é importante que você esteja mais visível que os seus concorrentes.

As estratégias, nessa etapa, são: Marketing de Conteúdo, estratégias em Redes Sociais e o famoso SEO.

Quais são as principais estratégias do Inbound Marketing?

Marketing de Conteúdo e Redes Sociais

Criação de Conteúdo específico para o público a ser atingido. Lembre-se sempre da Coca-Cola, que diz, “abra as asas para a sua felicidade!”. Não venda seus serviços — apenas encante o consumidor com o potencial da sua empresa.

Você pode ter um blog e alimentá-lo com conteúdo relevante, junto a um site responsivo, que funcione bem e seja informativo.

O Inbound Marketing também pode usar as suas Redes Sociais para atrair e gerar engajamento com o público, para que ele interaja com a sua marca.

SEO

Quem é você no Google? Esse é outro princípio básico que você não pode deixar escapar: a presença da sua empresa no Google. Isso é fundamental, já que ele é a ferramenta de buscas mais usada no mundo.

A sua posição nas buscas fará toda diferença nos resultados de Inboung Marketing e, principalmente, no número de leads.

Através de palavras-chave, você aparecerá como respostas nas buscas do Google e mais clientes serão atraídos para o seu site, proporcionando maior alcance.

Voltando ao exemplo dos alimentos fitness, as palavras-chave podem ser, nesse caso, “fitness” ou “dieta” e, as buscas podem ser: “como ser fitness” ou “dieta para emagrecer.” A partir daí, você já sabe qual conteúdo desenvolver.

Como ir da atração até a conversão com o Inbound Marketing?

Já dizia Newton: toda atração tem conversão. Ou será o contrário?! Bom, apostamos nos dois princípios e, talvez nem tenha sido Newton que disse isso, mas é comprovado cientificamente.

Depois que você aumentou o tráfego do seu site e aumentou o alcance nas suas redes sociais, é preciso converter esses possíveis clientes em clientes reais.

O Inbound tem diversas técnicas para que isso aconteça, estreitando ainda mais seu relacionamento com o público alvo. Você pode, por exemplo, oferecer material gratuito no seu site em troca de informações pessoais, como e-mail pessoal, telefone, etc.

Usando ainda o nosso exemplo de alimentos fitness, você pode oferecer um e-book com deliciosas receitas caseiras, de forma gratuita: é só deixar seu nome e e-mail para recebê-lo.

Até aqui entendeu como funciona?

Tudo se dá diante do relacionamento da sua marca com o cliente, que vai se estreitando a cada etapa.

Você pode acompanhar a taxa de conversão através de técnicas de otimização do Inbound Marketing. Dessa forma, tudo será mais fácil.

Através de dados coletados nas ferramentas CRO, ou “otimização de taxa de conversão”, você acompanha todo o processo e sua evolução, melhorando o que deve ser melhorado, com ações contínuas focadas em converter.

Por fim, o Inbound Marketing te levou à etapa de vendas, certo?

Você já tem bom tráfego online e consegue convertê-lo para leads. Agora, você está no fim do funil de vendas! As ferramentas usadas para a estratégia de Inbound Marketing, nessa etapa, são de automação.

Leads deixaram de ser leads e viraram clientes. Agora, você irá dialogar com seu público, de uma forma mais pessoal (talvez não no que se refere ao teor da mensagem, nem todos os serviços são adeptos a uma forma impessoal de diálogo), mas estabelecerá um relacionamento mais próximo, através do e-mail particular do cliente em potencial, por exemplo.

O e-mail marketing é uma das ferramentas para a nutrição de leads, com foco em vendas.

De forma automatizada, você encaminhará os leads ao fundo do funil de vendas! Acompanhe sempre em qual etapa eles estão, para que você possa encorajá-los, da forma certa.

Depois da venda fechada, o cliente conquistado, o processo de Inbound Marketing continua.

Afinal, você tem como objetivo a completa satisfação do cliente e precisa garantir um pós venda, para que ele esteja assegurado, e acima de tudo, encantado, pela sua empresa e toda dedicação que ela o oferece!

E então, foram muitas informações sobre Inbound Marketing, não é mesmo?!

Mas, não se preocupe! A Cia Web Sites vai te ajudar a encantar os seus clientes, para que sua empresa seja referência para todos eles.

Entre em contato conosco, a atração de clientes te espera!

Inbound Marketing

Veja as etapas do Inbound Marketing

 

Atrair

Tem muita gente por aí fazendo malabarismo na internet para vender mais. Mas a missão do Marketing de Atração não é atrair “de qualquer jeito”, e sim com qualidade, alinhando o diferencial do seu negócio à demanda do público-alvo.

Converter

Mas ganhar muitas visitas ainda não é sinônimo de vender mais e, por isso, nesta etapa, o Inbound Marketing fornece conteúdo gratuito ou ofertas de qualidade para converter e receber em troca os dados preciosos da clientela.

Relacionar

Como nem todo cliente está com o cartão na mão pronto para fazer o pedido e finalizar a compra, é preciso se relacionar com o lead primeiro e nutrí-lo com informações compatíveis com seu estágio de compra.

Vender

Após educar e estimular a decisão de compra, é hora de conferir todo o processo: se houve interação, se foi despertado o interesse e desejo de compra, e se o lead já está maduro para reagir a uma oferta exclusiva.

Relacionar

Como nem todo cliente está com o cartão na mão pronto para fazer o pedido e finalizar a compra, é preciso se relacionar com o lead primeiro e nutrí-lo com informações compatíveis com seu estágio de compra.

Mais Leas

Como atingiremos o resultado

 

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Pesquisa de Mercado

Toda estratégia digital começa com uma pesquisa profunda do seu mercado para identificar oportunidades e ameaças ao seu negócio. Uma analise bem feita se torna o alicerce necessário para que os investimentos sejam justificados, e o retorno, previsto.

blankCriação das Personas

Não é possível delimitarmos estratégias com base na velha abordagem de público-alvo (renda, classe social e etc.). Considerando que a estratégia inbound parte do principio da individualização, são necessárias características mais pessoais para segmentar as estratégias para atração e retenção.

blankCriação de Conteúdo

A criação de conteúdo é a base de toda estratégia Inbound. Conteúdos relevantes são capazes de atrair usuários ao seu negocio, fidelizar, gerar credibilidade.

blankCriação de landing pages

Essas páginas de isca fisgam o público com o objetivo de conversão. Também funcionam como ‘moedas de troca’ ao ofertar um produto | serviço ou oferecer um e-book gratuito para baixar, por exemplo. – “Mas o que ganho em troca?” Além de poder vender mais, o formulário preenchido pelo visitante contém dados preciosos para a segmentação de leads, e envio de conteúdo que trabalha a decisão de compra.

blankOtimização em conversão (CRO)

Todo empreendedor digital quer aumentar o número de visitantes do site. Mas você sabia que pode aproveitar as visitas que já recebe para extrair o máximo potencial de tráfego? Existem várias técnicas de CRO, entre elas os botões CTA que direcionam o usuário para outras páginas do seu site para manter a navegação e acelerar a conversão.

Marketing de Conteúdo

O velho marketing está morto

Velhas estratégias de comunicação em massa e abordagem ativa estão menos eficazes e cada vez mais caras. Pela grande quantidade de informação que somos bombardeados todos os dias, nosso cérebro diminui a capacidade de absorção, ignorando quase que completamente informações pouco relevantes, como o caso de propagadas. O mundo está mudando e a forma de vendas e captação de clientes também.

Inbound Marketing para Empresas

Por que você precisa de Inbound Marketing

Uma abordagem simplificada e focada para o inbound marketing permite que você trabalhe de maneira mais inteligente. Com uma estratégia forte, software líder do setor e insights do comprador, temos as ferramentas para direcionar o seu público e servi-lo com as informações que procuram. Ao aumentar o interesse e o conhecimento da marca, colocamos leads qualificados no pipeline e os enviamos para sua equipe de vendas quando estão mais prontos para comprar.

Perguntas sobre Inbound Marketing

Veja as Perguntas Frequentes

Será que o Inbound Marketing é indicado para o meu negócio?

Há quase 15 anos, o Inbound Marketing vem sendo utilizado por inúmeras empresas em todo o mundo, nos mais diversos segmentos que você possa imaginar. Isso se deve aos resultados positivos dessa estratégia, que só aumentam, ano após ano. Independentemente da área em que você atua, o Inbound Marketing é SIM para o seu negócio!

Portanto, não fique para trás! Entre, agora mesmo, para esse grupo de empresas que só crescem e conquistam mais clientes, por meio da internet!

Eu quero conseguir mais clientes com o Inbound Marketing!

Uma das principais vantagens que o Inbound traz para o seu negócio é fazer com que o seu público vá atrás do seu negócio em busca de soluções para as suas dores, e não o contrário. Além disso, ele:

  • atrai o seu público, de forma orgânica;
  • é muito menos invasivo que o marketing tradicional;
  • oferece custo-benefício melhor do que o Outbound Marketing;
  • fala com o público certo — pessoas com características da sua buyer persona;
  • gera valor e benefícios para ambas as partes — empresa e público
  • traz maior visibilidade e autoridade digital para a sua marca;
  • proporciona um contato mais próximo com os clientes;
  • possibilita o aumento expressivo das vendas;
  • faz cair, consideravelmente, o custo por aquisição de clientes (CAC);
  • viabiliza a coleta de informações sobre o seu público;
  • otimiza os processos da sua equipe de vendas;
  • propicia uma mensuração de resultados muito mais efetiva.

Eu quero conhecer mais sobre as vantagens do Inbound Marketing!

O primeiro passo para se ter bons resultados com o Inbound Marketing é traçar um planejamento da sua estratégia, de forma personalizada para o seu negócio. Para isso, é importante contar com uma empresa parceira, com experiência nessa atividade.

Em um segundo momento, é hora de colocar a mão na massa e fazer o seu planejamento rodar! Tenha um profissional para conduzir as atividades ou receba o apoio de uma equipe externa. As vantagens dessa última opção é que você poderá ter mais tempo livre para pensar nas atividades principais do seu negócio, enquanto a empresa parceira fica por conta do seu Inbound Marketing.

Finalmente, chegou a etapa de avaliar os resultados, para saber se tudo está andando conforme o almejado, ou se é necessário realizar ajustes. É normal que, no início, você precise fazer alguns realinhamentos, otimizando os processos. Após isso, com tudo redondinho, você dá continuidade a esse processo, iniciando, novamente o primeiro passo, assim que for necessário.

Eu quero alcançar o sucesso de vendas com o Inbound Marketing!