WordPress WP Rest Api: conheça as vantagens da ferramenta!

Se você já acha o WordPress ótimo, saiba que ele ficou melhor ainda com a WP Rest Api, descubra!

Com tempo, o WordPress ganha ainda mais notoriedade na web. Para você ter ideia, hoje, aproximadamente 79% de todos os sites com gerenciador de conteúdo da internet utilizam o WordPress. Realmente, não há como contestar que ele é uma ferramenta bem consolidada. Por ser um projeto com uma comunidade gigantesca e engajada, podemos sempre esperar um bom suporte e novidades melhores.Foi assim que, em 2013, surgiu no Github o plugin Wp Rest Api, por iniciativa de Ryan McCue e Rachel Baker.Este plugin permitia estender o seu site WordPress para uma Api (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos), trazendo várias possibilidades para o seu site, como:
  • Fornecer informações para outros sistemas;
  • Dados para softwares ERP’s (Enterprise Resource Planning ou Sistemas de Gestão Empresarial);
  • E até a opção de criar aplicativos para smartphones!
Dois anos depois, o WP Rest Api se tornou um só com o Core do WordPress, ou seja, foi promovido de plugin e incorporado ao código do CMS, tamanha a funcionalidade.E se você roda um site com o WordPress em uma versão superior a 4.7 (o que eu espero, do fundo do coração, que sim), este recurso está disponível para ser utilizado.

Conheça o WordPress Rest Api

Se você ainda não conhece essa ferramenta, depois de chegar ao fim do texto, vá até a documentação para explorar tudo a respeito dele! Por enquanto, acompanhe:

O básico para trabalhar com WP Rest API

Antes de mais nada, se você quer começar a testar esta ferramenta do WordPress, você precisa conhecer os verbos do protocolo HTTP, que são HEAD, GET, POST, PUT, DELETE.Não vamos nos aprofundar neste artigo, mas é de fundamental importância saber como manipulá-los ao trabalhar com API’s.Agora, se prefere exemplificar um pouco, acesse seu site e digite seudominio.com/wp-json (substitua “seudominio.com” pelo seu site). Você verá diversas informações sobre ele um formato estranho chamado json.A partir disso, é possível acessar dados de qualquer plataforma que você quiser.

Como Usar o WP Rest Api

Para acessar conteúdos específicos, você precisa saber qual é a rota específica para o que deseja. Estas rotas padrões podem ser encontradas na documentação do WP Rest Api.Vamos usar como exemplo uma listagem dos posts de um site. Para isso, devemos usar a rota /wp-json/wp/v2/posts.Isso nos trará uma lista com 10 posts do seu site, e em cada post teremos todas as informações referentes a ele, como imagens, slug, titulo, url, id e etc.Caso queira listar um post  específico, precisaremos usar o id para localizá-lo, montando a rota da seguinte maneira: /wp-json/wp/v2/posts/123.Esta mesma lógica pode ser usada para listar páginas, categorias e post types. Como foi dito, você pode manipular todas as informações que quiser do seu site.

A Evolução do WordPress

O WordPress que um dia já foi dito ser uma plataforma apenas para blogs, foi ganhando espaço e expandindo cada vez mais suas possibilidades de uso.Com a chegada do WP Rest API, novos caminhos podem ser trilhados. Afinal, já não estamos mais presos ao PHP!Agora é possível desenvolver com qualquer linguagem de programação capaz de trabalhar com requisições HTTP. Portanto, se você não gosta do PHP por qual motivo for, escolha sua linguagem e vá em frente! Se ainda não conhecia a WP Rest Api e se interessou, corre para a documentação e se informe mais.Faça testes e, quem sabe em breve seus projetos serão desenvolvidos de uma maneira diferente?! Experimente o WP Rest Api e deixe um comentário contando o que achou!Até a próxima!
CIA Websites
CIA Websites
ciaweb

Compartilhe
Categoria(s)
Sites
WordPress WP Rest Api: conheça as vantagens da ferramenta!

Você quer ter mais receita?
Fale agora mesmo conosco

Nós faremos um diagnóstico completo do seu projeto
antes de iniciar com as estratégias digitais necessárias.
Dê o primeiro passo para crescimento da sua empresa:
Fale agora com os nossos especialistas.

Agende uma demonstração

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

>