
Introdução: O que é conteúdo de qualidade e como o SEO desempenha um papel
O frequentemente citado “O conteúdo é rei” tem sido um princípio da estratégia de marketing, e ainda é. No entanto, como você cria conteúdo para alcançar efetivamente esse status real? A resposta está na interseção de qualidade e otimização de SEO. Não importa o tipo de conteúdo que você está desenvolvendo, texto de produto, artigos de blog, descrição de página, iscas digitais, fornecer conteúdo relevante, valioso e envolvente é um passo fundamental para o sucesso.
Construa sobre isso com otimizações estratégicas do conteúdo que se alinham com a intenção das pesquisas do usuário e você também estará bem posicionado no mecanismo de pesquisa. Continue lendo para obter orientações gerais e recomendações táticas de como conseguir isso em seu próprio conteúdo.
Como construir conteúdo de qualidade
Construir conteúdo de qualidade em seu site é crucial para criar uma estratégia estratégica de SEO. No entanto, entender o que o seu público-alvo procura pode mudar sua estratégia ao longo do tempo, portanto, siga estas três etapas simples ao começar a criar conteúdo para se preparar para o sucesso:
- Desenvolva diretrizes de voz da marca e permaneça consistente com elas. Estabelecer diretrizes de voz, estilo e valor da marca é um passo importante na criação de conteúdo exclusivo e de qualidade. Aderir a essas diretrizes em toda a sua estratégia de conteúdo ajudará você a se destacar entre seus concorrentes e a criar reconhecimento de marca para seu site.
- Mantenha o interesse do seu público em mente ao escrever seu conteúdo. Se você tem uma boa ideia de quem é seu público-alvo e o que eles estão interessados em ler, certifique-se de adaptar seu conteúdo a eles. A qualidade do seu conteúdo é determinada pelo seu público-alvo, portanto, faça uma pesquisa de palavras-chave antes de desenvolver sua estratégia de conteúdo para entender melhor quais tópicos e palavras-chave os usuários estão pesquisando e implementá-los em sua estratégia.
- Certifique-se de que seu título e primeiro parágrafo sejam atraentes. Para que os leitores se interessem pelo seu conteúdo e evitem uma alta taxa de rejeição, você precisa chamar a atenção deles nas primeiras 50 palavras do seu conteúdo. Utilize as diretrizes de voz da sua marca para fazer isso e garantir que você permaneça consistente com sua escrita.
Conteúdo de qualidade: o que fazer e o que não fazer
Conteúdo de qualidade é quando as estratégias de SEO e o conteúdo focado no cliente se consolidam. É o casamento perfeito de analítico e criativo e pode resultar em classificações de pesquisa mais altas e tráfego orgânico aumentado. O Google define conteúdo de qualidade com foco no usuário e não no próprio algoritmo. Quando se trata de criar conteúdo de qualidade, existem recursos obrigatórios que você deve incluir em seu conteúdo, bem como algumas coisas que você deve evitar.
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Conteúdo de qualidade o que fazer:
- Siga as diretrizes da EAT: EAT significa experiência, autoridade e confiabilidade.
- Use a pesquisa de palavras-chave para encontrar tópicos nos quais seu público-alvo está interessado
- Certifique-se de que seu conteúdo seja principalmente para usuários, não para o mecanismo de pesquisa
- Certifique-se de que seu conteúdo é verdadeiro e não enganoso: se seus metadados descrevem conteúdo focado em como lavar cabelos cacheados, certifique-se de que a maior parte do artigo esteja focada em como lavar cabelos cacheados.
O conteúdo de qualidade não deve ter:
- Evite conteúdo duplicado, duplicar conteúdo ou retirar conteúdo de outro site será penalizado
- Evite o excesso de palavras-chave, certifique-se de que o conteúdo pareça natural e orgânico
- Não adicione conteúdo apenas para adicionar conteúdo, certifique-se de que o conteúdo seja intencional e ajude o usuário
- Evite incluir redirecionamentos
Em última análise, não tente enganar o Google. Os mecanismos de pesquisa podem decifrar entre conteúdo de qualidade destinado aos clientes e conteúdo repleto de táticas desatualizadas.
Práticas recomendadas de SEO moderno
A otimização do mecanismo de pesquisa está em constante evolução e os profissionais de marketing devem esperar que o Google continue a implementar alterações no algoritmo. É seu trabalho contabilizar essas mudanças, reavaliar e refinar. Agora, dito isso, muitas vezes ainda pode parecer assustador acompanhar as práticas recomendadas mais recentes. No entanto, consolidamos algumas práticas modernas de SEO para ajudar a manter sua estratégia de conteúdo forte.
- Crie uma página de perguntas frequentes significativa. Isso é fundamental para priorizar a experiência do usuário, respondendo às perguntas de maneira concisa e fácil para o usuário digerir e entender. Além disso, você receberá pontos de bônus do Google por mostrar aos clientes que você se importa.
- Certifique-se de organizar seu conteúdo por tópico. E, novamente, tudo volta à experiência do usuário. Essa é outra maneira de criar uma experiência perfeita para que os usuários obtenham rapidamente as informações que procuram. É importante observar que, à medida que a arquitetura do seu site muda, você também deseja atualizar a forma como seu conteúdo é organizado.
- Concentre-se em construir relacionamentos e fornecer valor com a construção de links. A construção de links externos é uma tática de SEO incrivelmente eficaz que leva tempo. No entanto, o foco imediato para o sucesso do link building volta ao básico: construir relacionamentos significativos. Você deve ser seletivo e desenvolver relacionamentos com domínios que dão suporte ao seu público. Durante esse processo, aproveite o Google Search Console para orientar quem você contata.
Como em todas as estratégias de SEO, é importante reconhecer que a construção de autoridade não acontece da noite para o dia e o Google continuará a mudar de maneiras que você não pode prever. Mas, contanto que você continue priorizando a experiência do usuário, você será recompensado.
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Como você pode ver, criar conteúdo de qualidade é um processo multifacetado… Mas muito importante! Nossa lista de prós e contras ajudará a manter até os mais confusos no caminho certo. Mas se você ainda não tiver certeza, coloque-se no lugar do usuário e considere se você está apenas escrevendo para rankings ou se está realmente escrevendo para fornecer uma resposta à pergunta de alguém. Se você escolher o último, sempre sairá por cima!