Equilibrando SEO e conteúdo de qualidade

Introdução: O que é conteúdo de qualidade e como o SEO desempenha um papel

O frequentemente citado “O conteúdo é rei” tem sido um princípio da estratégia de marketing, e ainda é. 

No entanto, como você cria conteúdo para alcançar efetivamente esse status real? A resposta está na interseção de qualidade e otimização de SEO. 

Não importa o tipo de conteúdo que você está desenvolvendo, texto de produto, artigos de blog, descrição de página, iscas digitais, fornecer conteúdo relevante, valioso e envolvente é um passo fundamental para o sucesso. 

Construa sobre isso com otimizações estratégicas do conteúdo que se alinham com a intenção das pesquisas do usuário e você também estará bem posicionado no mecanismo de pesquisa. 

Continue lendo para obter orientações gerais e recomendações táticas de como conseguir isso em seu próprio conteúdo.

Como construir conteúdo de qualidade

Construir conteúdo de qualidade em seu site é crucial para criar uma estratégia estratégica de SEO. No entanto, entender o que o seu público-alvo procura pode mudar sua estratégia ao longo do tempo, portanto, siga estas três etapas simples ao começar a criar conteúdo para se preparar para o sucesso:

  1. Desenvolva diretrizes de voz da marca e permaneça consistente com elas. Estabelecer diretrizes de voz, estilo e valor da marca é um passo importante na criação de conteúdo exclusivo e de qualidade. Aderir a essas diretrizes em toda a sua estratégia de conteúdo ajudará você a se destacar entre seus concorrentes e a criar reconhecimento de marca para seu site. 
  2. Mantenha o interesse do seu público em mente ao escrever seu conteúdo. Se você tem uma boa ideia de quem é seu público-alvo e o que eles estão interessados ​​em ler, certifique-se de adaptar seu conteúdo a eles. A qualidade do seu conteúdo é determinada pelo seu público-alvo, portanto, faça uma pesquisa de palavras-chave antes de desenvolver sua estratégia de conteúdo para entender melhor quais tópicos e palavras-chave os usuários estão pesquisando e implementá-los em sua estratégia. 
  3. Certifique-se de que seu título e primeiro parágrafo sejam atraentes. Para que os leitores se interessem pelo seu conteúdo e evitem uma alta taxa de rejeição, você precisa chamar a atenção deles nas primeiras 50 palavras do seu conteúdo. Utilize as diretrizes de voz da sua marca para fazer isso e garantir que você permaneça consistente com sua escrita.

Conteúdo de qualidade: o que fazer e o que não fazer 

Conteúdo de qualidade é quando as estratégias de SEO e o conteúdo focado no cliente se consolidam. É o casamento perfeito de analítico e criativo e pode resultar em classificações de pesquisa mais altas e tráfego orgânico aumentado. O Google define conteúdo útil com foco no usuário como tendo de qualidadee não no próprio algoritmo. Quando se trata de criar conteúdo de qualidade, existem recursos obrigatórios que você deve incluir em seu conteúdo, bem como algumas coisas que você deve evitar. 

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Conteúdo de qualidade o que fazer: 

  • Siga as diretrizes da EAT: EAT significa experiência, autoridade e confiabilidade. 
  • Use a pesquisa de palavras-chave para encontrar tópicos nos quais seu público-alvo está interessado
  • Certifique-se de que seu conteúdo seja principalmente para usuários, não para o mecanismo de pesquisa 
  • Certifique-se de que seu conteúdo é verdadeiro e não enganoso: se seus metadados descrevem conteúdo focado em como lavar cabelos cacheados, certifique-se de que a maior parte do artigo esteja focada em como lavar cabelos cacheados. 

O conteúdo de qualidade não deve ter: 

  • Evite conteúdo duplicado, duplicar conteúdo ou retirar conteúdo de outro site será penalizado
  • Evite o excesso de palavras-chave, certifique-se de que o conteúdo pareça natural e orgânico 
  • Não adicione conteúdo apenas para adicionar conteúdo, certifique-se de que o conteúdo seja intencional e ajude o usuário
  • Evite incluir redirecionamentos

Em última análise, não tente enganar o Google. Os mecanismos de pesquisa podem decifrar entre conteúdo de qualidade destinado aos clientes e conteúdo repleto de táticas desatualizadas. 

Confira as atualizações do Google e as novas tendências de SEO, neste artigo completo.

Práticas recomendadas de SEO moderno

A otimização do mecanismo de pesquisa está em constante evolução e os profissionais de marketing devem esperar que o Google continue a implementar alterações no algoritmo. É seu trabalho contabilizar essas mudanças, reavaliar e refinar. Agora, dito isso, muitas vezes ainda pode parecer assustador acompanhar as práticas recomendadas mais recentes. No entanto, consolidamos algumas práticas modernas de SEO para ajudar a manter sua estratégia de conteúdo forte. 

  1. Crie uma página de perguntas frequentes significativa. Isso é fundamental para priorizar a experiência do usuário, respondendo às perguntas de maneira concisa e fácil para o usuário digerir e entender. Além disso, você receberá pontos de bônus do Google por mostrar aos clientes que você se importa.
  2. Certifique-se de organizar seu conteúdo por tópico. E, novamente, tudo volta à experiência do usuário. Essa é outra maneira de criar uma experiência perfeita para que os usuários obtenham rapidamente as informações que procuram. É importante observar que, à medida que a arquitetura do seu site muda, você também deseja atualizar a forma como seu conteúdo é organizado. 
  3. Concentre-se em construir relacionamentos e fornecer valor com a construção de links. A construção de links externos é uma tática de SEO incrivelmente eficaz que leva tempo. No entanto, o foco imediato para o sucesso do link building volta ao básico: construir relacionamentos significativos. Você deve ser seletivo e desenvolver relacionamentos com domínios que dão suporte ao seu público. Durante esse processo, aproveite o Google Search Console para orientar quem você contata. 

Como em todas as estratégias de SEO, é importante reconhecer que a construção de autoridade não acontece da noite para o dia e o Google continuará a mudar de maneiras que você não pode prever. Mas, contanto que você continue priorizando a experiência do usuário, você será recompensado.

Como criar conteúdo de qualidade

Como você pode ver, criar conteúdo de qualidade é um processo multifacetado… Mas muito importante! Nossa lista de prós e contras ajudará a manter até os mais confusos no caminho certo. Mas se você ainda não tiver certeza, coloque-se no lugar do usuário e considere se você está apenas escrevendo para rankings ou se está realmente escrevendo para fornecer uma resposta à pergunta de alguém. Se você escolher o último, sempre sairá por cima!

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Toni Campos
Toni Campos
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