Saiba como aplicar o Storytelling em sua estratégia

Saiba como aplicar o Storytelling em sua estratégia

O storytelling é uma estratégia que tem sido cada vez mais aplicada pelas marcas para atrair o seu público-alvo e direcioná-lo para uma compra.

A internet está recheada de conteúdos dos mais variados tipos para seduzir o consumidor e fidelizá-lo. Uma das maneiras mais interessantes e inteligentes de fazer isso é por meio do storytelling.

Quando lemos alguma coisa e nos identificamos com ela, a tendência é nos aproximarmos. 

Com base nos conhecimentos que uma marca tem de seus consumidores, é possível trabalhar com o storytelling.

O que é storytelling?

Storytelling nada mais é do que a habilidade em contar, criar e adaptar histórias por meio de personagens, conflitos, ambiente e mensagem.

As pessoas se comunicam basicamente por meio de histórias, contam fatos, acontecimentos para esmiuçar algo que estão passando ou como conseguiram alguma coisa.

As empresas fazem a mesma coisa, sendo assim, para o marketing e publicidade, o storytelling é uma ferramenta poderosa para que as marcas possam se comunicar melhor com seus consumidores.

Hoje em dia, as pessoas têm contato com uma enorme quantidade de conteúdos, o que dificulta criar alguma coisa que realmente chame sua atenção e as façam para o que estão fazendo.

Por meio do storytelling, a empresa consegue prender a atenção do seu consumidor e mostrar para ele, por meio de uma história real, como seus produtos e serviços podem ajudar e são essenciais.

Por exemplo, se um empreendimento de controle de acesso para eventos cria uma storytelling, ela ativará estímulos mentais no consumidor. 

Isso cria um processo emocional que faz com que o consumidor se identifique com o produto ou serviço e entenda sua importância.

As histórias inspiram as pessoas e despertam sua curiosidade. Ela não reúne apenas fatos isolados, mas cria um enredo que prende o consumidor até o final, despertando sua atenção para o que a marca vende de uma maneira emocional.

Só que antes de criar uma história e publicar no site, é importante saber como fazer isso adequadamente.

Como criar um bom storytelling

Não importa qual seja a área de atuação de uma empresa, desde agências de viagens até fabricantes de guardanapo de festa, todos têm uma boa história que se encaixa em seus serviços.

Para trabalhar adequadamente a estratégia do storytelling, faça uso das seguintes técnicas:

  • Crie começo, meio e fim;
  • Exponha o problema;
  • Prenda o leitor;
  • Revele como solucionar;
  • Exponha uma reflexão.

Independentemente do tipo de história que você está criando, ela precisa ter começo, meio e fim para fazer sentido. Histórias desorganizadas confundem o leitor e faz com que ele desista.

Toda história começa bem e de repente surge um problema, um conflito ou qualquer situação que precise de uma solução.

É isso que vai fazer com que o leitor sinta empatia pela personagem e deseje que o problema dela seja solucionado. Por exemplo: 

Patrícia é responsável por alugar um stand para eventos para representar sua empresa em uma feira de exposição.

No dia do evento, a locadora entregou um stand incompleto e a montagem dele foi prejudicada. 

Patrícia precisa urgente de um aluguel de stand para eventos com uma empresa confiável, mas é domingo e ela não sabe o que fazer.

Neste momento, o leitor sentirá empatia pela personagem e aí entra a solução, uma locadora que atende aos domingos e leva até Patrícia o stand que ela precisava.

Ao final da história, exponha uma reflexão que demonstre a moral da história. Algum aprendizado que a personagem teve com o aluguel de stands ou até mesmo algo mais profundo que impacte na vida do leitor.

Obviamente, a história criada acima é apenas um resumo de uma possível storytelling, pois ela precisaria ser muito bem desenvolvida. 

Mas, deu para você ter uma ideia de que, independentemente do produto ou serviço oferecido, diversas situações reais se encaixam a eles.

O leitor sentirá que o que é oferecido por determinada marca realmente é necessário e traz soluções para suas necessidades. Tudo isso é feito atingindo o lado mais emotivo do consumidor, sensibilizando-o.

O que não falta na internet são conteúdos dos mais variados tipos e usando excelentes estratégias para convencer os consumidores. Mas a storytelling é uma maneira simples e sutil de se aproximar do seu público-alvo e tocar fundo em suas necessidades. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Tami

Tami

No meu cartão de visitas está escrito que sou Publicitária e Social Media. Porém, quando você me conhece descobre que essa parte é apenas a ponta do Iceberg. Mineira, libriana, tatuada, apaixonada por bichos, futebol americano e danças. Tenho muita "benquerança" com tudo que envolve o digital, tecnologia e jogos.

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