Mobile First é Tendência de SEO em 2019!

Mobile First é Tendência de SEO em 2019!

Postado em: 13 de fevereiro de 2019
Compartilhe

Não é de hoje que destacamos a importância da manutenção e otimização de sites. Agora, você vai conhecer o Mobile First, uma tendência que chegou para ficar no universo digital.

Em 2018, nós abordamos este tema extremamente interessante para os empreendedores digitais. Se você não leu: Descubra a Importância do Mobile First.

Para este ano, as previsões dos principais especialistas em desenvolvimento web e Marketing Digital, confirmam que empregar o Mobile First é uma estratégia decisiva!

Por isso, vamos reforçar os benefícios que ele promove ao seu site, caso ainda não esteja corretamente adaptado.

Se você quer conhecer mecanismos promissores para melhorar seu empreendimento virtual, o Mobile First não pode ficar de fora – e nem você.

É melhor não perder este artigo!

Mobile First Significado

O Mobile First vem sendo pautado desde 2009, quando Luke Wroblewski definiu seu conceito e, em seguida, publicou um livro comprovando sua relevância.

Basicamente, Mobile First é desenvolver projetos web de forma responsiva principalmente, e também em realizar a estilização do site ou projeto em dispositivos móveis primeiro.

Desktop First: ultrapassado?

Explicando rapidamente, os profissionais que realizam a programação de um site são treinados a desenvolver inicialmente o Desktop First.

Mas ao começar com o Desktop First, é necessário aplicar os Media Queries para dispositivos menores.

Neste caso, geralmente o desenvolvedor precisa reescrever e redefinir algumas propriedades para que o estilo seja adequado ao layout, o que gera um retrabalho bem grande.

Linguagem Simplificada

Porém, com o Mobile First, eles usam o parâmetro Media Querie para delimita até onde o trecho de estilo será aplicado, conforme o exemplo abaixo:

@media (max-width: 900px) {

background: #f00;

}

Mobile First: solução inovadora

mobile first

Apesar de não ser algo tão novo, muitos “DEVS” (apelido mais prático e carinhoso para os especialistas em desenvolver sites) ainda se assustam com o termo Mobile First.

Mas ora, em se tratando de uma adesão global, não há porque fazer confusão ou considerar o Mobile First um “Bicho de 7 Cabeças”!

Utilizar esta tendência no desenvolvimento gera um código mais enxuto e compreensível, tanto para o profissional como para facilitar o trabalho de outros experts que você solicitar para atualizar seu site futuramente.

Vantagens do Mobile First para o Seu Site

Assim, fica claro que o Mobile First também é democrático quando o assunto é a praticidade para o usuário final.

Usabilidade Valiosa

Neste ponto, é relevante lembrar que todos os projetos web precisam manter o objetivo de gerar a melhor experiência possível para que os internautas se tornem potenciais clientes da sua empresa.

E o Mobile First representa uma “mão na roda”, já que sua aplicação no layout trabalhado agrega funcionalidade, praticidade, além de um visual mais clean e extremamente intuitivo para quem acessa.

Desse modo, não há dúvidas de que o Mobile First concede uma experiência privilegiada para cada visitante da sua página.

Dupla Economia

Outra recompensa importante ao utilizar o Mobile First é poupar bastante tempo em um projeto de médio ou grande porte.

Isso significa que o seu site fica pronto em menor tempo, mas sem perder a qualidade, organização e carregamento eficiente.

Logo, ninguém mais está disposto a pagar mais caro e gastar mais tempo para criar um site com um resultado final insatisfatório ou que não acompanha a evolução do mercado digital.

Otimização Imprescindível

Agora, você sabia que o Google atribui maior relevância aos sites que utilizam o Mobile First em seu processo de construção?

Consequentemente, websites desenvolvidos sob este conceito obtém um posicionamento melhor nos resultados de pesquisas nos buscadores.

Porém, como nem tudo são flores, o Mobile First não foi criado para fazer mágica em nenhum site.

Mas Atenção!

Obviamente, sua aplicação não significa empilhar componentes para preencher espaços aleatoriamente, mas sim encaixar o conteúdo de forma harmoniosa, de acordo com o design proposto em seu projeto web.

Portanto, saber eliminar o que é dispensável, cuidar para não exceder as informações e priorizar sempre a navegação e otimização do seu site continua sendo fundamental.

Para evitar escolhas que podem arruinar seu site, é imprescindível recorrer a desenvolvedores experientes e competentes em usar o Mobile First.

Empoderamento dos Dispositivos Móveis

Já foi o tempo em que os celulares serviam apenas como meios de comunicação. Prova disso é que você deve estar lendo este texto do seu próprio aparelho, certo?!

Apesar da evolução tecnológica, a função básica desses dispositivos foi mantida – que é a de conectar as pessoas em qualquer lugar do mundo. Porém, tantas transformações impactaram também o comportamento do seu cliente.

De Olho na Telinha

Ampliar o espaço aos Smartfones abriu um leque de utilidades para eles como, por exemplo, ferramenta de trabalho, fonte de pesquisa de qualquer tipo de conteúdo, e armazenamento de arquivos e dados pessoais.

Além destas, o celular ajuda o cliente a determinar cuidadosamente em qual empresa deseja comprar, e qual site fornece o melhor produto ou serviço para atender às suas necessidades.

mobile first

Criação e Otimização no Mesmo Lugar

Por essas e outras, escolha projetos web com as melhores funcionalidades de navegação para um site mais profissional que não apenas acompanha as tendências do mercado, como também aumenta a fidelização do público.

Se você já tem seu site, confira O que é a Manutenção de Sites e Porque Fazer.

Ou se deseja contar com uma Agência de Marketing Digital com especialistas em Criação de Sites, entre em contato agora mesmo com a Cia Web Sites.

Obtenha resultados efetivos na internet, ligue agora:

☎ (31) 3564-2776.

Músico e Desenvolvedor Front End. Guitarrista da banda Raising Conviction descobri logo cedo o amor pela música (aos 11 anos de idade), por influência dos meus pais. Com o passar do tempo, descobri outra paixão: o desenvolvimento web. De lá pra cá, me tornei um amante assumido da tecnologia, onde busco aprender e me superar cada vez mais, seja buscando novas ferramentas ou soluções digitais para tornar tudo à nossa volta mais prático e rápido. Afinal de contas é para isso que serve a tecnologia, melhorar tudo a cada novo passo. Lema: o bom e velho metal + aquela cerveja gelada + desenvolver um site com aquele layout desafiador = Satisfação Garantida!

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!