Marketing Digital
que Gera Resultados

Wix é bom para SEO? Veja vantagens e desvantagens dessa plataforma

O Wix é um construtor de sites que chama bastante a atenção por oferecer uma proposta de “faça você mesmo”. Mas será que, com tamanha simplicidade na construção, o Wix é bom para SEO?

Não é segredo que o SEO é uma das coisas mais importantes quando falamos de um site. Até porque, é por meio dessas estratégias que você conseguirá alavancar o tráfego orgânico do seu site. Por isso, esse tipo de preocupação é muito relevante.

São vários os pontos que vão interferir nos seus resultados com o SEO. Então, para saber se o Wix é bom para SEO ou não, preparamos um comparativo com suas vantagens e desvantagens, acompanhe!

Vantagens do Wix para SEO

Apesar do Wix já ter enfrentado problemas com uma onda de desindexação de sites pelo Google no passado, a ferramenta já passou por muitas atualizações no decorrer do tempo. Tanto que, hoje, a plataforma já conta com ferramentas que ajudam no SEO. 

Mas até que ponto o Wix é bom para SEO?

Criação de planos de SEO

Pois bem, o lançamento da ferramenta Wix SEO Wiz foi um verdadeiro divisor de águas para que os usuários do Wix colocassem em prática estratégias de SEO. Isso porque a ferramenta cria “planos de SEO”, com as ações que devem ser tomadas.

Não podemos negar que essa é uma grande vantagem, principalmente para usuários que são mais leigos na otimização de sites. Entretanto, ela acaba não sendo tão completa quanto as estratégias traçadas por profissionais especializados em SEO.

Otimizações básicas

No Wix é possível alterar títulos, meta descrições, texto alternativo das imagens e estruturar a hierarquia de títulos.

Essas são ações que já fazem uma certa diferença quando estamos tratando de SEO. Mas precisamos ter em mente que apenas isso não é o suficiente.

Criação de sites

O fato do Wix permitir que pessoas com pouca ou nenhuma habilidade em desenvolvimento de sites, consigam criar o próprio site, não pode deixar de ser visto como uma vantagem. 

Conta para a gente, como deveríamos te chamar?

Embora não possamos nos esquecer de que um site profissional, elaborado por web designers e desenvolvedores, apresenta um potencial maior de performance nos mecanismos de busca.

Desvantagens do Wix para SEO

As vantagens que você leu acima, de fato, não podem ser desconsideradas. Mas, para que um site atinja as primeiras posições no Google, são necessárias algumas ações que o Wix ainda não consegue oferecer. 

Dica: O que é SEO

Mapa do site

O Wix disponibiliza um mapa do site padrão, que não pode ser acessado ou personalizado e isso pode acabar sendo um problema em alguns casos.

Quem está em busca de bons resultados com SEO precisa saber que o mapa do site exerce uma função importantíssima de mostrar para o Google a estrutura do seu site e quais páginas você quer que sejam indexadas e quais não quer.

Personalização de URLs

Existem duas questões que devem ser levadas em conta quando se trata da personalização de URLs no Wix. 

A primeira dela é que, sim, hoje já é possível personalizar as URLs do site com o Wix. Porém, quando se tratam de URLs de posts no blog ou de páginas de produto, o Wix acrescenta automaticamente alguns caracteres na URL, que reduzem a eficácia delas no que diz respeito ao SEO.

Para além disso, não podemos nos esquecer que a URL gerada na versão grátis do site feito no Wix não tem um formato profissional, ficando: 

nomedousuário.wixsite.com/endereçodosite

Recursos técnicos 

Além do mapa do site, existem alguns recursos mais técnicos que também não são possíveis de se editar ao usar o Wix. O acesso ao .htaccess do site e a utilização das tags canônicas são exemplos disso. 

Em contrapartida, sites feitos em WordPress, concorrente do Wix, apesar de serem um pouco mais difíceis para quem é leigo, oferecem uma abertura muito maior para esse tipo de configuração.

É certo que esses são recursos de SEO mais específicos e que devem ser feitos por pessoas experientes. Mas isso não faz deles menos importantes. Na verdade, eles podem impactar bastante no sucesso ou fracasso da sua estratégia de SEO.

O SEO é mais que isso

Depois de ler todas essas vantagens e desvantagens, você ainda pode estar se perguntando se o Wix é bom para SEO. 

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

Solicitar uma proposta

A verdade é que existem outras coisas envolvidas que também não podem ser deixadas de lado e que não estão diretamente ligadas à ferramenta que será usada para criar o site. Acompanhe abaixo quais são elas.

SEO on-page

Se tratando de SEO on-page, apesar de que tudo que falamos acima tem bastante impacto, não podemos nos esquecer de dois pontos fundamentais: a produção de conteúdos relevantes e a facilidade na navegação.

Uma coisa cada vez mais valorizada pelo Google são as respostas objetivas e completas às pesquisas dos usuários. Por isso, investir em conteúdos estratégicos e relevantes para o seu público tem um papel fundamental nas estratégias de SEO. 

Além disso, a experiência do usuário também é algo que também precisa receber a devida atenção. Um site confuso, de difícil navegação, não vai atingir as primeiras posições do Google. 

É preciso criar uma estrutura de páginas que faça sentido, que torne a navegação fluida.

Em busca disso, muitas empresas recorrem a uma agência de SEO, que já conta com profissionais experientes que vão criar a estrutura e os conteúdos da forma ideal para que você alcance os melhores resultados.

Dica: O que é EAT

SEO off-page

Já quando o assunto é o SEO off-page, a ferramenta usada para construir o site acaba importando menos ainda. Isso porque se tratam de estratégias que acontecem fora do seu site. A principal delas são os backlinks.

Os backlinks são os links que outros sites fazem direcionando para o seu. Quando feito da maneira correta, esse tipo de direcionamento tem um potencial enorme, uma vez que é um dos parâmetros de grande relevância considerados pelo algoritmo do Google

Entretanto, conquistar backlinks não é uma tarefa tão fácil. Uma das formas de consegui-los é fazendo parcerias com outros sites, e isso exige tempo e esforço para se conectar com outros sites e portais para conseguir os famosos guest posts. 

Outra maneira de conseguir backlinks, sem dúvidas, é investindo na produção de conteúdos de valor, nos quais as pessoas confiam e indicam. Com isso, você conseguirá backlinks de maneira mais natural, mas que pode ser mais demorada.

Então, o Wix é bom para SEO ou não?

A resposta para essa pergunta vai depender dos seus objetivos. Se você busca para a sua empresa um posicionamento mais mediano no Google, o Wix pode sim ser suficiente. Como vimos, ele já disponibiliza recursos que permitem uma otimização mais básica.

Agora, se você almeja alcançar os primeiros lugares para as palavras chaves estratégicas para o seu negócio, ele pode não ser o ideal. Isso porque, para chegar nessas posições, será necessário um trabalho mais completo, que o Wix acaba não possibilitando. 

Mas o que fazer nesses casos?

Se você quer um site que te permita desenvolver o seu SEO e te traga resultados orgânicos cada vez maiores, a Cia Websites tem a solução certa para você. 

Aqui você conta tanto com serviços de criação de sites profissionais, quanto com a otimização de sites para os mecanismos de busca.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Solicite um contato agora mesmo para tirar todas as suas dúvidas, estamos ansiosos para te ajudar!

Você tem que saber: O que são palavras-chave

Você tem que saber: O que é SEO On-page

Você tem que saber: O que é SEO Off-page

Você tem que saber: O que é link building

Posts Relacionados