Texto âncora: o que é e como fazer

 

“O texto âncora é o texto visível e com hiperlink em um site que leve a outras páginas da web dentro ou fora do domínio. Ele informa aos mecanismos de pesquisa e aos usuários qual o assunto principal que essa página de destino irá abordar.” 

Quando foi a última vez que você pensou sobre o texto específico que você vincula para direcionar os leitores para outra página em seu site? Este texto é conhecido como texto âncora e não recebe muita atenção, mas, se bem feito, pode aumentar o número de visitas em seu site.

Otimizar o texto âncora, o texto clicável do link para seu site, pode soar como uma tática trivial, mas vincular internamente as páginas relacionadas em seu website pode também impulsionar seus rankings no Google. A vinculação com um texto âncora claro, conciso e relevante pode reforçar a conexão atual entre certas postagens aos olhos do Google e ajudar todas as postagens a se classificarem melhor.

Dessa maneira, você deixa a leitura mais agradável e faz com que a linkagem soe de forma mais natural, permitindo o usuário navegar por entre diversas páginas e sabendo o que vai encontrar no conteúdo da página de destino. Sem falar nos mecanismos de buscas, que irão identificar esses links atribuindo mais força e relevância a eles.

Com isso em mente, o texto âncora não deve ser deixado de lado e, apesar de ser um pequeno detalhe facilmente esquecido, ainda é uma estratégia muito importante no cenário atual de SEO. Se você quiser saber mais sobre o que exatamente é, quais os diferentes tipos de texto âncora e a sua importância, continue lendo o post que preparamos para você.

O que é um texto âncora?

Um exemplo de texto âncora é o seguinte link para a página otimização de sites da Cia Web Sites. Nesse caso o texto âncora do link acima é o termo “otimização de sites” e ele deve levar a uma página ou post que trate de maneira aprofundada do assunto de otimização de sites ou SEO.

Para informar claramente aos mecanismos de pesquisa e aos usuários sobre o tópico da página à qual você está vinculando, o texto âncora deve ser sucinto, específico, pertinente à página de destino e relacionado a uma palavra-chave que você deseja utilizar para que suas páginas se classifiquem bem nos buscadores.

O texto âncora não precisa incluir uma palavra-chave de fato, ele pode simplesmente ficar em uma sentença que inclua sua palavra-chave alvo.

Quando você ancora links para palavras e frases descritivas, os bots do Google podem entender instantaneamente o que é a página vinculada. Uma conexão clara entre o tópico da sua página e o tópico da página vinculada também pode ajudar as duas páginas a se classificarem às consultas relacionadas ao assunto.

Mas usar as mesmas palavras-chave exatas em todo o seu texto âncora fará com que o Google suspeite que você está apenas tentando classificar essas palavras-chave, em vez de vincular internamente as informações relevantes – e com isso a sua página poderá ser penalizada.

Exemplos de texto âncora

Alguns tipos de texto âncora são melhores que outros. Aqui estão os quatro tipos mais comuns, classificados por qualidade.

Correspondência Parcial

O texto âncora é uma Correspondência Parcial se incluir uma variação da palavra-chave que descreve o assunto da página vinculada. Ele informa claramente ao Google sobre o tópico da página, especialmente se houver palavras-chave relacionadas ao conteúdo da página no texto âncora. Não ter que se preocupar em obter uma Correspondência Exata com o texto âncora e o tópico de uma página também permite que você escreva seu conteúdo da forma mais natural possível.

Um exemplo de texto âncora que é correspondência parcial é “Conheça as etapas do funil de vendas” – a página vinculada abrange “funil de vendas” com isso o texto âncora pode transmitir a mensagem sem explicitamente declará-lo.

Correspondência Exata

O texto âncora é uma Correspondência Exata se incluir a palavra-chave exata que descreve o tópico da página vinculada. Assim como uma Correspondência Parcial, as Correspondências Exatas também informam claramente ao Google sobre o assunto da página vinculada. Mas se você ancorar seus links internos a muitas palavras-chave que sejam Correspondências Exatas, o Google pode suspeitar que você está apenas tentando classificar essas palavras-chave exatas, em vez de fornecer valor a seus leitores.

Um exemplo de texto âncora que é uma Correspondência Exata é “Criação de Lojas Virtuais ” – a página vinculada é chamada de “Criação de Lojas Virtuais”.

Genérico

Texto âncora genérico é uma palavra ou frase comum, como “Continue lendo” ou “Leia mais”. O Google realmente lê o conteúdo em torno do texto âncora quando seus bots rastreiam suas páginas da Web, portanto, mesmo que você ancore um link para uma palavra ou frase genérica, o conteúdo ao redor ainda pode informar ao Google sobre o assunto da página vinculada. Mas o Google só pode saber do que trata o link se o texto âncora genérico estiver cercado por um texto que descreva claramente o tópico da página vinculada.

Spam

Essa prática incorreta consiste em inserir links em uma página da Web que não tem relação com sua palavra-chave e o conteúdo da página de origem. Esse tipo de abordagem fornece valor zero para o usuário, uma vez que são inseridos aleatoriamente e sem conteúdo pertinente que o cerca. A única razão pela qual as pessoas usam o texto âncora spam é se classificar por palavras-chave altamente competitivas, como seguro, empréstimos ou compra que são palavras com grande volume de tráfego na SERP do Google.

As pessoas também usarão texto âncora spam para impedir a percepção pública de seus concorrentes no Google. Por exemplo, uma empresa poderia vincular o site de seu concorrente à palavra-chave “pior empresa para se trabalhar em 2018” em um de seus posts, e o site de seu concorrente poderia se classificar como “pior empresa para trabalhar em 2018” no Google.

Importância do texto âncora

Mesmo com as mudanças nos algoritmos do Google em 2018, o texto âncora ainda é importante.

Ele pode estar no final de sua lista de tarefas quando você está ajustando a otimização da sua postagem no blog, mas ancorar intencionalmente links a palavras-chave claras, concisas e relevantes pode potencializar os resultados de seus esforços de SEO. Mesmo que seu foco fique mais direcionado para o conteúdo, títulos e descrições, não deixe de lado essa estratégia pois um texto âncora bem elaborado com palavras-chave certas pode trazer bons resultados no ranking do Google, consequentemente trazendo mais acessos e mais leads.

Mas lembre-se que o texto âncora é apenas um dos componentes da Otimização de Sites. Existem outras estratégias importantes a serem levadas em conta. Quer saber mais sobre SEO? Confira agora outra estratégia chamada Link Building que você pode usar para conseguir links relevantes para seu site.



Toni Campos

Toni Campos

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

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