SEO local: faça sua empresa ser líder no Google na sua cidade!

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 23 fevereiro, 2021 ~ 5 minutos de leitura
SEO local: faça sua empresa ser líder no Google na sua cidade!

Se você tem um negócio local, certamente já se preocupou em como se tornar referência na sua região para o serviço ou produto que você oferece. Mas, saiba que existe uma estratégia cujo objetivo é justamente aumentar o alcance de negócios locais nas buscas regionais, o SEO local.

O foco do Google é entregar uma experiência mais personalizada e útil para os usuários. Por isso, a geolocalização tem sido um fator de grande relevância na hora de apresentar resultados para buscas por estabelecimentos.

Quer entender mais sobre esse tipo de otimização que tem o potencial de fazer com que a sua empresa tenha uma presença digital mais forte na sua cidade? Então, leia esse post até o final e descubra tudo sobre o SEO local e o que você ganha ao investir nessa estratégia.

O que é o SEO local?

O SEO local se trata de uma forma de otimização para mecanismos de busca que leva em consideração a localização do seu negócio. Para isso, são tomadas ações que reforçam a área de atuação do estabelecimento, para que ele apareça como a primeira opção para as pesquisas locais por aquele produto ou serviço.

Mas o que são as pesquisas locais?

Bom, a pesquisa local é aquela que inclui um elemento que remete à geolocalização na palavra chave pesquisada, como “floricultura em Belo Horizonte”. 

Mas vale lembrar que não é preciso que o nome da cidade ou bairro seja escrito na busca. Termos que fazem referência à localização, ou seja, que mostram ao Google que a pesquisa está baseada na localização de um negócio, já fazem dela uma busca local, assim como “floricultura perto de mim”.

Mas, como fazer o SEO local?

Hoje, 46% de todas as pesquisas feitas no Google incluem termos locais (GoGulf). Por isso, otimizações nesse sentido se tornaram a prioridade de muitos negócios. Afinal, esse se trata de um público com grandes chances de realizar uma compra. 

Dica: O que é SEO

Nesse sentido, é necessário mais do que cadastros em diretórios para que a sua empresa se sobressaia em relação aos outros concorrentes locais. E é aí que entram as estratégias de SEO local. Entenda mais sobre elas abaixo.

Cadastre-se no Google Meu Negócio

Esse é, sem dúvidas, o primeiro passo para quem está começando a fazer o SEO local. Isso porque, nas buscas locais, os primeiros resultados apresentados são aqueles cadastrados no Google Meu Negócio. Esse grupo de resultados iniciais é chamado de “Local Pack”.

O Google Meu Negócio se trata de uma ferramenta gratuita, oferecida pelo próprio Google, na qual é possível cadastrar uma série de informações sobre sua empresa, como: endereço, telefone, site, fotos e horário de funcionamento. 

A partir desse cadastro, o Google passa a identificar sua empresa como opção para as buscas locais que forem feitas pelo seu tipo de negócio. Lembrando que, para isso, é importante que o cadastro seja feito corretamente.

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Tenha um site otimizado para dispositivos móveis

Não é segredo que as buscas a partir de smartphones têm crescido cada vez mais. Mas quando se tratam de pesquisas locais isso é ainda mais impactante, uma vez que boa parte dessas pesquisas são feitas em movimento. Por isso, é fundamental ter um site responsivo.

O site responsivo é aquele que adapta o layout para as telas de celulares e tablets de forma que o usuário consiga navegar sem dificuldades. 

É importante ter em mente também que 88% das pesquisas locais feitas a partir de dispositivos móveis resultam em uma ligação ou visita ao estabelecimento (Nectafy). Com isso, fica evidente a importância de se ter um site otimizado para esses dispositivos. 

Consiga backlinks de relevância

Outra forma de mostrar ao Google a força local do seu negócio é por meio de backlinks de sites com grande autoridade na sua região. Mas o que são backlinks? 

Pois bem, eles se tratam de links de outros sites apontando para o seu e, uma vez que esses sites tenham grande autoridade, você passa a ser mais reconhecido pelo Google como líder regional daquele segmento.

Dica: O que é EAT

Quer entender mais sobre os backlinks e como consegui-los? Preparamos um artigo completo para te ajudar, leia: Conheça mais sobre o uso de backlinks!

E o que eu ganho investindo em SEO local?

As pesquisas locais já representam quase a metade de todas as pesquisas feitas no Google, como você pôde ver acima. A partir disso, as oportunidades para negócios que atendem presencialmente a uma região específica também aumentaram bastante.

Algumas pessoas têm medo de acabarem reduzindo a quantidade de tráfego no site ao investir no SEO local. Entretanto, é fundamental ter em mente que o foco são os resultados

Então, se a sua empresa atende a regiões específicas, por mais que as buscas locais sejam menores, se comparado às buscas genéricas, elas têm um potencial muito maior de se converterem em vendas.

Ah, e mesmo que o seu negócio seja 100% presencial, como um restaurante, por exemplo, o SEO local se faz muito importante para que cada vez mais pessoas o conheçam e o visitem. Com isso, você aumenta a sua visibilidade na região sem precisar gastar com mídias tradicionais, como outdoors por exemplo.

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

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Vale lembrar também que, uma vez que você investe nas estratégias corretas para SEO local, o seu negócio tem grandes chances de atingir as primeiras posições de resultados. Com isso, você ganha credibilidade e mais cliques, comparado aos que estão nas últimas posições.

Aqui na Cia Websites temos uma grande experiência com estratégias de SEO local que já aumentaram significativamente o número de vendas de empresas regionais. 

Quer saber como podemos ajudar o seu negócio a alcançar os melhores resultados na sua região? Entre em contato conosco agora mesmo! Estamos prontos para te ajudar a ser referência na sua localidade!

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