SEO local: faça sua empresa ser líder no Google na sua cidade!

SEO local: faça sua empresa ser líder no Google na sua cidade!

Se você tem um negócio local, certamente já se preocupou em como se tornar referência na sua região para o serviço ou produto que você oferece. Mas, saiba que existe uma estratégia cujo objetivo é justamente aumentar o alcance de negócios locais nas buscas regionais, o SEO local.

O foco do Google é entregar uma experiência mais personalizada e útil para os usuários. Por isso, a geolocalização tem sido um fator de grande relevância na hora de apresentar resultados para buscas por estabelecimentos.

Quer entender mais sobre esse tipo de otimização que tem o potencial de fazer com que a sua empresa tenha uma presença digital mais forte na sua cidade? Então, leia esse post até o final e descubra tudo sobre o SEO local e o que você ganha ao investir nessa estratégia.

O que é o SEO local?

O SEO local se trata de uma forma de otimização para mecanismos de busca que leva em consideração a localização do seu negócio. Para isso, são tomadas ações que reforçam a área de atuação do estabelecimento, para que ele apareça como a primeira opção para as pesquisas locais por aquele produto ou serviço.

Mas o que são as pesquisas locais?

Bom, a pesquisa local é aquela que inclui um elemento que remete à geolocalização na palavra chave pesquisada, como “floricultura em Belo Horizonte”. 

Mas vale lembrar que não é preciso que o nome da cidade ou bairro seja escrito na busca. Termos que fazem referência à localização, ou seja, que mostram ao Google que a pesquisa está baseada na localização de um negócio, já fazem dela uma busca local, assim como “floricultura perto de mim”.

Mas, como fazer o SEO local?

Hoje, 46% de todas as pesquisas feitas no Google incluem termos locais (GoGulf). Por isso, otimizações nesse sentido se tornaram a prioridade de muitos negócios. Afinal, esse se trata de um público com grandes chances de realizar uma compra. 

Nesse sentido, é necessário mais do que cadastros em diretórios para que a sua empresa se sobressaia em relação aos outros concorrentes locais. E é aí que entram as estratégias de SEO local. Entenda mais sobre elas abaixo.

Cadastre-se no Google Meu Negócio

Esse é, sem dúvidas, o primeiro passo para quem está começando a fazer o SEO local. Isso porque, nas buscas locais, os primeiros resultados apresentados são aqueles cadastrados no Google Meu Negócio. Esse grupo de resultados iniciais é chamado de “Local Pack”.

O Google Meu Negócio se trata de uma ferramenta gratuita, oferecida pelo próprio Google, na qual é possível cadastrar uma série de informações sobre sua empresa, como: endereço, telefone, site, fotos e horário de funcionamento. 

A partir desse cadastro, o Google passa a identificar sua empresa como opção para as buscas locais que forem feitas pelo seu tipo de negócio. Lembrando que, para isso, é importante que o cadastro seja feito corretamente.

Quer aprender a cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio? Preparamos um passo a passo completo, aproveite para ler e cadastrar agora mesmo!

Tenha um site otimizado para dispositivos móveis

Não é segredo que as buscas a partir de smartphones têm crescido cada vez mais. Mas quando se tratam de pesquisas locais isso é ainda mais impactante, uma vez que boa parte dessas pesquisas são feitas em movimento. Por isso, é fundamental ter um site responsivo.

O site responsivo é aquele que adapta o layout para as telas de celulares e tablets de forma que o usuário consiga navegar sem dificuldades. 

É importante ter em mente também que 88% das pesquisas locais feitas a partir de dispositivos móveis resultam em uma ligação ou visita ao estabelecimento (Nectafy). Com isso, fica evidente a importância de se ter um site otimizado para esses dispositivos. 

Consiga backlinks de relevância

Outra forma de mostrar ao Google a força local do seu negócio é por meio de backlinks de sites com grande autoridade na sua região. Mas o que são backlinks? 

Pois bem, eles se tratam de links de outros sites apontando para o seu e, uma vez que esses sites tenham grande autoridade, você passa a ser mais reconhecido pelo Google como líder regional daquele segmento.

Quer entender mais sobre os backlinks e como consegui-los? Preparamos um artigo completo para te ajudar, leia: Conheça mais sobre o uso de backlinks!

E o que eu ganho investindo em SEO local?

As pesquisas locais já representam quase a metade de todas as pesquisas feitas no Google, como você pôde ver acima. A partir disso, as oportunidades para negócios que atendem presencialmente a uma região específica também aumentaram bastante.

Algumas pessoas têm medo de acabarem reduzindo a quantidade de tráfego no site ao investir no SEO local. Entretanto, é fundamental ter em mente que o foco são os resultados

Então, se a sua empresa atende a regiões específicas, por mais que as buscas locais sejam menores, se comparado às buscas genéricas, elas têm um potencial muito maior de se converterem em vendas.

Ah, e mesmo que o seu negócio seja 100% presencial, como um restaurante, por exemplo, o SEO local se faz muito importante para que cada vez mais pessoas o conheçam e o visitem. Com isso, você aumenta a sua visibilidade na região sem precisar gastar com mídias tradicionais, como outdoors por exemplo.

Vale lembrar também que, uma vez que você investe nas estratégias corretas para SEO local, o seu negócio tem grandes chances de atingir as primeiras posições de resultados. Com isso, você ganha credibilidade e mais cliques, comparado aos que estão nas últimas posições.

Aqui na Cia Websites temos uma grande experiência com estratégias de SEO local que já aumentaram significativamente o número de vendas de empresas regionais. 

Quer saber como podemos ajudar o seu negócio a alcançar os melhores resultados na sua região? Entre em contato conosco agora mesmo! Estamos prontos para te ajudar a ser referência na sua localidade!

Redação Cia Web Sites
Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários