Saiba como trabalhar o SEO em sua plataforma

Independentemente da plataforma, o SEO é um requisito essencial para sua empresa conquistar um bom posicionamento na internet, sobretudo em sites de busca como o Google.

Em português, a sigla “Search Engine Optimization” quer dizer otimização para mecanismos de busca.

Na prática, o conceito é formado por um conjunto de estratégias que visam promover sites, blogs e outros canais de forma orgânica.

Muito além do ranqueamento, essas técnicas também ajudam a construir uma relação com o usuário, já que servem para entregar a solução que ele procura, no formato ideal.

Não importa se você tem um e-commerce, um canal no Youtube, um blog ou um site, trabalhar com otimização é vital para sua estratégia.

Sabe quando uma pessoa navega na internet para procurar um produto ou solucionar uma dúvida?

Quando você opta por otimizar os processos, sua empresa se destaca em variados setores, como autoridade, crescimento e visibilidade.

De acordo com um levantamento do próprio Google, 28% das pesquisas realizadas por pessoas que buscam algo nas proximidades geram uma compra.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo você vai aprender!

O que é SEO?

O termo SEO foi criado há mais de 20 anos, mas com a evolução dos algoritmos e motores de busca é comum que os fatores de influência sejam aprimorados.

Resumidamente, pode-se dizer que esse conceito é fruto de uma série de estratégias que visam o posicionamento orgânico de um site no Google.

Qualidade do domínio, velocidade do site, conteúdo relevante e uso estratégico e eficaz das palavras-chave são exemplos.

As palavras e termos de busca, aliás, podem ser estudados e construídos a partir de ferramentas do próprio buscador, como o Google Palavras-Chave.

Um exemplo: uma pessoa usa a internet para pesquisar artigos de festa. Digamos que ela digita uma frase como ‘ o que é cenografia 3D?’.

A página com os resultados carrega a partir desse termo e o objetivo do buscador é ranquear o conteúdo mais adequado possível não só para os algoritmos, mas também em termos de qualidade da explicação.

Neste caso, a palavra-chave, ou seja, o principal é o termo cenografia. Saber trabalhar com marketing de conteúdo e priorizar as boas práticas dessa estratégia é algo que aumenta as chances do blog ou plataforma da sua empresa ser indicado como referência.

Outra pesquisa revelou que os sites que aparecem nos primeiros resultados de pesquisa ganham uma taxa de cliques de 34,36%.

Como o objetivo é converter o usuário, é importante você saber que existem cerca de 200 fatores de ranqueamento nos sites de busca. Listamos alguns abaixo:

  • Autoridade da página;
  • Segurança do domínio;
  • Velocidade do site;
  • Conteúdo relevante;
  • URL adequada.

É importante saber analisar os fatores de acordo com a plataforma.

Trabalhar com as técnicas de otimização em legendas e conteúdo de vídeo é diferente de trabalhar com sites, assim como o posicionamento de páginas como e-commerces pode ter algumas particularidades.

Veja alguns exemplos e situações nos tópicos seguintes.

Qual a importância do conteúdo relevante no SEO?

Com a tecnologia, procura por praticidade, respostas rápidas e soluções acessíveis são realidades na vida das pessoas.

Nos smartphones, nos computadores ou até em aplicativos como o GPS, existem assistentes virtuais que auxiliam os usuários a cumprirem determinada atividade.

Então, o combo conteúdo relevante, com técnicas de SEO pode alavancar os resultados neste contexto.

Dados recentes comprovam: empresas que investem em marketing de conteúdo conseguem um aumento de 1,3 vezes a mais no tráfego de suas plataformas, em relação as que não utilizam esse recurso.

O conteúdo reforça a autoridade de uma empresa no seu nicho de mercado, traz uma resposta ao usuário e pode agregar valor à vida do público.

Imagine o cenário no qual uma noiva procura serviços e dicas para organizar seu casamento, e as opções de buffet são uma dúvida.

É natural que ela peça indicações, mas saiba que a internet está aí para facilitar as coisas.

Empresas que captam esse público, podem mapear conteúdos interessantes para disponibilizar, como os motivos para aderir um buffet para casamento de churrasco ou opções de buffet para todos os gostos.

Para deixar a leitura mais gostosa e entregar um bom conteúdo, em todas as plataformas, no desktop ou mobile, você deve seguir as boas práticas de otimização e isso inclui:

  • Pesquisas originais;
  • Evitar conteúdos duplicados;
  • Ter um bom título e um conteúdo que atenda à entrega;
  • Desenvolver boas descrições;
  • Utilizar listas;
  • Fazer parágrafos curtos;
  • Saber escrever para as pessoas e não só para algoritmos.

No dia a dia, as tarefas podem ser muito mais complexas, já que existem variáveis conforme a plataforma, o segmento e a estratégia de marketing de conteúdo utilizada.

Ao usar ferramentas para monitorar o que é procurado pela persona da sua empresa e quais são os temas do momento, você pode aprimorar as técnicas.

Ainda no caso de pessoas que estão organizando festas de casamento, outros serviços como o aluguel de gerador para eventos — podem ser divulgados em conteúdo orgânico de qualidade e técnicas complementares, como a criação de anúncios patrocinados, por exemplo.

Em resumo, os mecanismos de busca são parte do coração da sua estratégia. Lembre-se que em terra de internet, quem tem visibilidade e boa autoridade, possui mais chances de se destacar.



Toni Campos

Toni Campos

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

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