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Quanto tempo leva para o SEO dar resultado?

Quanto tempo leva para o SEO dar resultado?

Quando se trata de planejar uma campanha, a maioria dos profissionais de marketing gosta de ter uma ideia de duas coisas: prazos e custos. 

Essa é a única maneira de saber se as coisas estão funcionando. 

Portanto, não é surpresa que, ao iniciar uma jornada de SEO, você queira saber quanto tempo leva para o SEO começar a funcionar e quanto você precisará investir para atingir seus objetivos. 

Aqui está a resposta:

Depende.

Ok, essa pode não ser a resposta que você está procurando, mas continue lendo. 

Neste artigo, explicaremos os tempos aproximados em que você pode esperar para ver os resultados do SEO, os diferentes fatores que afetam o que é necessário para o SEO funcionar e como você pode acelerar as coisas.

Quanto tempo o SEO leva para dar resultado?

A resposta rápida é esta: SEO leva tempo. A maioria dos especialistas em marketing digital concorda que um site deve começar a ter os primeiros resultados de SEO dentro de 6 a 12 meses . 

O próprio Google afirma que leva de 4 a 12 meses para um especialista em otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) alcançar um sucesso significativo. 

Mas existem muitas variáveis ​​para fazer disso uma promessa. Ao responder quanto tempo leva o SEO, é impossível dar um período de tempo que se aplique a todos os sites, em todos os lugares. Isso só serve para definir expectativas irrealistas.

A realidade é que não há truques mágicos de SEO que o levem direto ao topo da primeira página do google. Não espere resultados instantâneos, veja o SEO como uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos.

O Google e outros mecanismos de pesquisa desejam mostrar o melhor resultado para uma consulta de pesquisa. Isso é o que eles se propuseram a fazer. Leva tempo para o seu site ganhar autoridade e classificação. Você precisa provar a si mesmo.

Mas com uma boa estratégia de SEO, você pode conseguir bons resultados dentro de 6 a 12 meses. Quando você começar a ver o impacto de seus esforços de SEO, poderá justificar seu investimento contínuo em resultados com SEO.  

O que queremos dizer com resultados?

A aparência de “bons resultados” depende do seu negócio, do seu site e de seus objetivos exclusivos de marketing digital. Geralmente, os resultados de SEO significam um aumento mensurável no tráfego, leads ou conversões. 

Qualquer guia de SEO dirá que há muitos fatores que podem afetar o tempo que o SEO leva para mostrar um bom ROI. 

Aqui estão alguns dos fatores mais importantes para o SEO dar resultados:

Vamos nos aprofundar nesses fatores. 

1. Idade e autoridade do site

Qual é a história do seu site? Quantos anos tem o domínio? 

O ex-engenheiro do Google Matt Cutts afirmou anteriormente que a idade do domínio tem pouco a ver com o processo de classificação :

“A diferença entre um domínio de seis meses e um de um ano não é tão grande assim. Contanto que você esteja no mercado há pelo menos alguns meses, você deve ser capaz de ter certeza de que pode aparecer nos resultados de pesquisa.”

No entanto, estudos de caso mais recentes demonstram que isso não é verdade e, de fato, os domínios mais antigos se beneficiam dos esforços de SEO mais rapidamente do que os domínios mais novos.

Confira este estudo do Ahrefs :

Eles pegaram 2 milhões de palavras-chave aleatórias e extraíram dados das 10 páginas de classificação principais de cada uma.

Conta para a gente, como deveríamos te chamar?

Como mostra o gráfico, a classificação média dos 10 melhores tem 2 ou mais anos. 

Aqueles que se classificam na posição # 1 têm, em média, quase 3 anos de idade.

Além disso, apenas 22% das páginas que atualmente estão no Top 10 foram criadas em 1 ano:

O estudo de SEO também mostrou que apenas 5,7% de todas as páginas estudadas foram classificadas no Top 10 do resultado de pesquisa em 1 ano para pelo menos uma palavra-chave.

Dica: O que é SEO

Isso significa que quase 95% das páginas recém-publicadas não chegam ao Top 10 em um ano!

A razão é muito simples: sites mais antigos tendem a ter mais links, que é um fator que o Google analisa para ver o quão confiável é o seu site (falaremos mais sobre isso depois).

Se o seu site for novo, não entre em pânico!

Comece uma estratégia de SEO para adquirir backlinks de forma rápida e honesta.

Isso leva tempo, obviamente. É por isso que um novo site deve esperar ver resultados dentro de um longo período de 9 a 12 meses, em vez de 6 a 12 meses para domínios mais antigos. 

2. Backlinks

Backlinks são um dos três principais fatores de classificação do Google, junto com o conteúdo. 

Pense nos backlinks como votos de confiança de sites externos. Eles mostram ao Google que seu site é uma autoridade e podem turbinar seu site na página de pesquisa. 

Quanto melhor o perfil de backlink do seu site, mais rápido o trabalho de SEO mostrará os resultados. 

Mas aqui está a parte importante: você não pode apressar o processo. 

Não há atalho para ganhar links de qualidade. E se você pegar um, será penalizado pesadamente e ficará pior do que quando começou. 

Levará tempo e esforço para ganhar links, juntamente com uma ótima estratégia de conteúdo de SEO. Afinal, para que o SEO funcione, você precisa criar um conteúdo incrível para o qual outras pessoas queiram criar um link. 

Nem todos os links são criados iguais. Links de qualidade superior podem gerar classificações mais rapidamente do que links de qualidade inferior. 

Não fique tentado acelerar o seu SEO comprando links. 

Se você comprar links, poderá ver um aumento rápido em suas classificações orgânicas e tráfego, mas não vai durar muito.  

Como o Google diz, “Quaisquer links com a intenção de manipular a classificação de um site nos resultados de pesquisa do Google podem ser considerados parte de um esquema de links e uma violação das diretrizes do Google.”

O resultado do Black Hat SEO são penalidades. 

Em vez de comprar links, busque uma estratégia de SEO off page de longo prazo, onde você ganha links de alta qualidade de domínios do seu segmento. Isso significa ganhar links altamente relevantes de outros sites confiáveis ​​em seu setor. 

3. Erros, problemas de hospedagem e penalidades

Mesmo se você tiver um domínio estabelecido, não verá automaticamente resultados mais rápidos de sua estratégia de SEO. 

A história do seu site também faz parte. 

O seu domínio já foi afetado por uma penalidade ou atualização do algoritmo principal? 

Os SEOs anteriores fizeram um trabalho que vai contra as diretrizes para webmasters do Google ?

Comece a construir uma imagem da história do seu site. 

Existem duas maneiras fáceis de ver o histórico do seu site:

1)    Google Search Console

2)    SEMrush Organic Research Tool 

Se você ver que a visibilidade da pesquisa orgânica caiu repentinamente, você sabe que há um problema que precisa ser corrigido. 

O que isso significa quanto tempo levará o SEO? 

Seja paciente – provavelmente levará até 12 meses ou mais para ver os resultados que você deseja com uma nova estratégia de SEO. 

Muito trabalho precisará ser feito para tirar seu site da cova do Google e aumentar a autoridade, o que significa que levará tempo antes que você consiga ver algum sucesso significativo de SEO. 

A outra coisa que você precisa considerar são os problemas técnicos de SEO. 

O SEO técnico é a prática de otimizar seu site para ajudar os mecanismos de pesquisa a rastreá-lo e indexá-lo de maneira mais eficiente.

Resumindo, se o Google não conseguir rastrear seu site corretamente, você estará lutando uma batalha perdida desde o início. 

Identifique problemas com seu site usando a ferramenta de auditoria de site SEMrush :

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

Solicitar uma proposta

Os problemas técnicos de SEO mais comuns são:

Corrija quaisquer problemas antes de se preocupar com qualquer outra coisa. Dependendo do número de problemas, a resolução desses erros pode apresentar resultados positivos e um aumento no tráfego em apenas duas semanas, o que não é muito longo.

Mas esteja ciente de que o Google não indexará todas as alterações de uma vez. Você tem que esperar que o Google encontre essas alterações e rastreie novamente a página. 

4. Design, estrutura e arquitetura amigáveis ​​aos mecanismos de pesquisa

O próximo fator que afetará o prazo para alcançar os resultados de SEO é o design e a estrutura do seu site.

O mais importante é o seguinte:

Coloque a experiência do usuário em primeiro lugar. 

Isso é o que o Google quer que você faça. Não quer que você crie um site somente para computadores. O Google não faz segredo de querer que as empresas concentrem sua atenção em fornecer uma experiência incrível ao usuário.

É por isso que os algoritmos do Google são projetados para recompensar os sites que fornecem uma experiência de usuário fácil e tranquila. 

A recompensa?

Você adivinhou – altas classificações nos resultados de pesquisa. 

Os sites com alta classificação em SEO são:

  • Fácil de navegar – facilite o rastreamento dos mecanismos de pesquisa e os visitantes encontrem o que desejam rapidamente. 
  • Compatível com dispositivos móveis – o Google aumentará a classificação de sites compatíveis com dispositivos móveis, o que diminui a visibilidade de sites não responsivos.
  • Rápido – Sites que carregam rapidamente. Quanto tempo seu site leva para carregar? Teste a velocidade de seus sites usando a ferramenta gratuita Google PageSpeed ​​Insights .

5. Palavras-chave e competição

Para quais palavras-chave você está tentando classificar? 

Nem todas as palavras-chave são iguais. Dependendo do tipo de palavra-chave que você deseja classificar, você pode atingir a primeira página relativamente rápido ou esperar até três anos para ver os resultados. Isso é o que chamamos de longo prazo!

Algumas palavras-chave de SEO obtêm milhares e até centenas de milhares de pesquisas mensais. 

Outros são mais específicos e são pesquisados ​​no Google cerca de 30 vezes por mês. 

De acordo com um estudo do Ahrefs, apenas 0,3% dos sites estão entre os 10 primeiros resultados no primeiro ano para palavras-chave com um volume de pesquisa mensal de mais de 50.000. 

Reserve um tempo para fazer uma pesquisa adequada de palavras-chave, o que garantirá que você otimize seu site para as palavras-chave que seus clientes estão realmente procurando. 

Uma das coisas mais importantes que determinarão a rapidez com que você alcançará seus objetivos de SEO é a competição por essas palavras-chave . 

É muito mais fácil aumentar sua classificação de palavras-chave em pesquisas contra 100 concorrentes do que 100.000.     

Quão saturado está o seu setor de negócios? Até que ponto os sites competitivos estão estabelecidos nesse setor?

Pode haver muitos sites novos entre seus concorrentes, o que significa que você tem uma chance melhor de superá-los com sua lista de palavras-chave. 

Mas se houver muitos sites competitivos em seu setor que dominam os resultados da pesquisa por palavras-chave importantes há muito tempo, demorará mais para superá-los e ter seus resultados.

Outra consideração é se você é local ou global . O fato de você ter como alvo um mercado local, nacional ou internacional determinará o tamanho do seu concorrente. 

Dica: O que é EAT

As empresas que visam o mercado mundial verão o mais alto nível de competição, você tem literalmente milhares ou até dezenas de milhares de sites de todo o mundo para lutar pelo tráfego orgânico.

6. Estratégia de Conteúdo 

O conteúdo continua sendo um dos três principais fatores de classificação do Google .

Isso mesmo – o conteúdo ainda é rei.

Lembre-se de que o objetivo do Google é te dar os melhores resultados para uma determinada consulta de pesquisa. Isso significa que o marketing de conteúdo ruim não é recompensado com classificações altas. 

Sua estratégia deve priorizar um ótimo conteúdo de SEO. Ou seja, conteúdo que seja relevante para suas palavras-chave e corresponda à intenção do usuário. 

Reserve um tempo para identificar o que está atualmente no ranking e descubra como criar algo melhor e preencher as lacunas que seus pesquisadores estão procurando. 

Se você se contentar em conteúdo pobre ou mediano, não espere obter resultados de SEO rápidos. É necessária uma estratégia de marketing de conteúdo bem pensada e de alta qualidade para ajudar seu site a se classificar com mais rapidez e gerar tráfego orgânico de qualidade.

7. Orçamento

Espere, não estamos falando sobre publicidade paga por clique, então por que o orçamento afeta seus resultados de SEO?

Porque quanto mais orçamento você pode investir em sua campanha de SEO, mais táticas você pode fazer para acelerar seu ROI. 

Em última análise, você não pode controlar o histórico de um site, nem a concorrência, nem as últimas alterações de algoritmo do Google. 

Mas você pode controlar os recursos que são alocados para seus serviços de SEO. 

Com mais recursos, você poderá produzir conteúdo mais regular e de alta qualidade, o que lhe dá a oportunidade de usar mais palavras-chave, ganhar backlinks e melhorar sua classificação.

Você poderá lançar mais recursos em serviços de SEO, como correção de erros e penalidades, otimização de páginas e criação de novo conteúdo. 

A menos que você esteja disposto a fazer o SEO do seu site por conta própria (o que não recomendamos!), O seu especialista em SEO será o único a trabalhar na estratégia certa para tornar o seu site mais classificável a longo prazo. 

Quanto mais rápido sua equipe de SEO fizer todas as mudanças críticas, mais cedo você verá alguns bons resultados. Isso é o que é necessário para que os esforços de SEO gerem impacto de longo prazo.

Considere seu orçamento e preços de SEO antes de começar. O que você está disposto a investir em serviços de SEO para ter sucesso?

Como é o sucesso de SEO?

A única maneira de descobrir se você alcançou o sucesso é definir metas claras de ROI desde o início. 

  1. Metas são o resultado final que você deseja alcançar por exemplo: Para alcançar um aumento na receita de R$ 100.000 em um período de 12 meses.
  2. KPIs são as métricas que demonstram o progresso em direção às suas metas, por exemplo, taxa de conversão de 10% por exemplo: crescimento no tráfego orgânico, taxa de conversão, visibilidade e impressões

Como acontece com qualquer meta de negócios, você precisa ter certeza de que suas metas de marketing de SEO são SMART. 

Estabelecer metas mensuráveis, porém realistas, que possam ser rastreadas ao longo de um determinado período.

O que você pode fazer AGORA para melhorar os resultados de sua campanha de SEO?

O mais importante é começar seu marketing de SEO no caminho certo. 

Concentre-se nas seguintes táticas:

1. Verifique seu site no Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta crucial para ajudá-lo a ver onde seu site está e quanto trabalho você precisa fazer. Use-o para:

  • Identifique e corrija erros de rastreamento e problemas que podem impedir que seu site seja visível nas páginas de resultados de pesquisa.
  • Analise seu perfil de link para ver todos os sites vinculados ao seu site.
  • Comunique os dados ao Google para que ele possa destacar as informações para o seu público da maneira mais precisa.

Configure o Google Search Console agora , se ainda não o fez. 

2. Linkbuilding

O link building é uma das estratégias mais poderosas, então concentre-se nisso desde o início para manter o progresso do SEO em movimento.  

Construir links confiáveis ​​é importante para sua classificação porque mostra ao Google que outros sites de alta autoridade confiam em suas informações o suficiente para criar um link para elas.

3. Marketing de conteúdo

Comece a criar conteúdo de alta qualidade agora. Concentre-se em conteúdo relevante para satisfazer a intenção de pesquisa. Para que seu conteúdo seja classificado, seu site deve apresentar conteúdo que satisfaça a intenção do usuário, não apenas utilize a palavra-chave. 

Quanto antes esse conteúdo aparecer em seu site, mais cedo o Google poderá começar a indexá-lo e classificá-lo em SERPs orgânicos.

Você pode começar a ver uma classificação de conteúdo de alta qualidade, pelo menos em algum lugar nas SERPs, depois de um mês ou dois. Isso não é muito longo!

4. SEM

SEO não funciona sozinho. Para que o SEO funcione da melhor forma, aumente seus resultados combinando sua campanha de SEO com outras estratégias de marketing digital, incluindo publicidade paga por clique e publicidade em mídia social. 

O gerenciamento de PPC e a publicidade em mídia social podem fornecer resultados mais rápidos enquanto você joga o longo prazo com o SEO.

Com você 

Não desista no primeiro obstáculo. Embora o SEO leve muito tempo para causar impacto e possa ser frustrante esperar por resultados tangíveis, uma vez que você está lá, o SEO fornece um ROI incrível continuamente. O importante é ter paciência e compreender que o SEO exige um esforço longo e sustentado.  

Quanto mais cedo você começar, mais cedo verá os resultados. 

Agora as boas noticias: 

Você não precisa aprender SEO para começar a ver resultados. Começar com o seu SEO é tão fácil. Precisamos apenas de algumas noções básicas sobre sua empresa e seu domínio, para que possamos enviar uma auditoria completa do seu site, incluindo um roteiro detalhado de 6 meses e cronogramas para aumentar seu sucesso. 

Entre em contato conosco

Você tem que saber: O que são palavras-chave

Você tem que saber: O que é SEO On-page

Você tem que saber: O que é SEO Off-page

Você tem que saber: O que é link building

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