Qualidade do link x quantidade de link: o que é mais importante?

O link building é uma das armas mais poderosas para a otimização de mecanismos de pesquisa. Se você quiser ir para o topo da pesquisa do Google, você precisa de links. Simples assim. 

A questão é: qual é a melhor estratégia de link building?

Você dedica seu tempo e esforço para ganhar o máximo de links possível ou se concentra em obter alguns links de sites confiáveis ​​e de alta autoridade?

Em outras palavras, você deve se concentrar na qualidade ou quantidade dos links?

Neste artigo, exploraremos a diferença entre qualidade e quantidade de link building, e daremos as dicas de que você precisa para começar com uma estratégia vencedora de link building.

O que são backlinks?

Backlinks, ou links de entrada, são links para seu site de outro site. Por exemplo, pode ser um link do site de um varejista para uma das páginas do seu produto ou de uma publicação online como a Globo para uma das páginas do seu blog. 

O edifício da ligação é o processo de ganhar ou criar links para um site, página ou conteúdo específico.

Por que o link building é tão importante?

Porque é um fator importante na forma como o Google classifica as páginas da web. Aqui está o que o Google diz sobre o assunto:

“Em geral, os webmasters podem melhorar a classificação de seus sites aumentando o número de sites de alta qualidade com links para suas páginas.”

Pense em cada link para seu site como um voto. Em marketing digital, isso é conhecido como “link juice”. 

Quanto mais sites vinculados a você, melhor o desempenho de suas páginas nos mecanismos de busca, porque o Google vê seu site como uma autoridade no assunto. E como o Google está sempre tentando fornecer aos usuários as informações mais relevantes, a autoridade do seu site desempenha um papel ENORME em onde você está posicionado nos resultados de pesquisa.

Criação de um grande volume de links

Se backlinks são bons para SEO, certamente você deve se concentrar em obter muitos deles, certo?

As estatísticas parecem corroborar: um estudo da Backlinko descobriu que o resultado nº 1 no Google tem uma média de 3,8x mais backlinks do que as posições nº 2 – nº 10:

Criação de um grande volume de links

Outro estudo do Ahrefs mostrou que o número de sites exclusivos (“domínios de referência”) com links para um site estava fortemente correlacionado com a quantidade de tráfego orgânico que um site recebe dos motores de busca.

No entanto, construir uma grande quantidade de links NÃO é uma boa estratégia de longo prazo.

Para entender por quê, vamos retroceder alguns anos:

No final da década de 1990, o uso de links como fator de classificação foi o que ajudou o Google a começar a dominar o espaço dos mecanismos de busca. O famoso Larry Page inventou o PageRank , que o Google usou para medir a qualidade de uma página. Um dos fatores que observaram foi o número de links que apontam para a página.

Ao incorporar isso ao algoritmo, o Google começou a fornecer resultados de pesquisa mais úteis e relevantes do que seus concorrentes.

A teoria é que, quando alguém faz um link para outro site, está dizendo que é um bom recurso, eles confiam nele. Caso contrário, eles não se conectariam a ele.

Como resultado, os webmasters começaram a tentar construir o maior número possível de links para seus sites.

Quanto mais links um site tiver, melhor. E não importava se eram de baixa qualidade.

Mas o Google logo percebeu que algumas pessoas estavam tentando enganar o sistema. Eles estavam construindo centenas de links em sites não relacionados ou com spam e usando outras táticas de black hat que basicamente geram toneladas de links de baixa qualidade.

Então, em 2012, o Google lançou a atualização Penguin.

Lançado como um “filtro” separado para resultados de pesquisa, o Google Penguin visava práticas de criação de links manipulativos e spam de links. Então, em setembro de 2016, o Google anunciou que fazia parte do algoritmo de classificação principal.

Isso acabou mudando a forma como as pessoas abordavam o link building, ajudando-as a se concentrar mais na qualidade do que na quantidade.

O Google começou a descontar uma série de técnicas de link building que funcionavam anteriormente, como enviar seu site para diretórios da web e obter um link em troca. Costumava ser uma tática recomendada pelo Google, mas desde que foi usado em demasia pelos SEOs, o Google parou de passar tanto valor desse tipo de link.

A realidade é que, quando você se concentra no volume, é tentador usar táticas de criação de links com spam, o que pode resultar em links de baixa qualidade e levar seu site a problemas com o Google.

Na verdade, se você se envolver com esses métodos chamados de “chapéu preto” e for pego, será penalizado pelo Google e terá que ver seu site despencar no ranking. E uma vez lá embaixo, é difícil e caro voltar ao topo.

É por isso que vale a pena entender as Diretrizes para webmasters do Google e elaborar sua estratégia com as regras em mente, ou usar uma agência de SEO confiável que possa fazer isso por você.

Ninguém conhece o algoritmo completo que o Google usa para determinar seus resultados de pesquisa, mas o consenso geral entre os SEOs é que os links ainda desempenham um papel ENORME.

É por isso que seus esforços de link building DEVEM ser focados na qualidade se você deseja obter resultados duradouros.

A qualidade do link é mais importante do que a quantidade?

Quando se trata do argumento da qualidade versus quantidade do link building, agora há uma resposta clara – os profissionais de marketing e webmasters devem se concentrar primeiro na QUALIDADE do link.

Apenas um link de um site de notícias popular, como Forbes ou Medium, um blog do setor relevante ou outro site de alta qualidade pode fornecer tanto valor – ou até MAIS valor – do que uma centena de links de outras fontes irrelevantes.

Tudo se resume a como o Google avalia o site do qual você foi vinculado. Se o Google confiar no site, vai confiar nesse link.

Em outras palavras, você pode investir tempo e esforço na construção de links em centenas de sites desconhecidos, mas o verdadeiro suco de link vem de links de sites de alta autoridade.

Este gráfico de autoridade de domínio é a prova:

Outra razão para focar em links de qualidade?

Você verá um aumento nas conversões.

Não é apenas a sua classificação no Google que melhora – o tipo certo de link também melhora o tráfego passivo para o seu site, o que pode aumentar as conversões.

Seu link está ali para o tipo de pessoa que verá valor real em seu site, produtos e serviços. Não estamos necessariamente falando de grandes públicos, mas de um público focado com maior probabilidade de conversão. 

Os visitantes verão que sua empresa foi vinculada por uma fonte confiável, o que aumenta enormemente a confiabilidade e a autoridade de sua marca aos olhos deles.

Portanto, quando eles clicam em seu website, há uma chance maior de conversão.

Construindo e ganhando backlinks de qualidade

O que torna um backlink de alta qualidade?

A qualidade do backlink é determinada predominantemente pela autoridade de domínio da empresa.

Para verificar a autoridade de domínio de um site, clique aqui .

Digite seu próprio URL ou o URL de um domínio do qual você recebeu um backlink, o que lhe dará uma ideia de quão valioso é o backlink.

Quanto maior a autoridade do domínio, mais valioso será o backlink e melhor para sua classificação.

Como regra, uma classificação de 60 a 100 é brilhante, de 40 a 50 é aceitável e abaixo de 40 deve ser evitado.

Backlinks de alta qualidade são links provenientes de sites de alta autoridade de domínio que são relevantes para o seu negócio. 

Os mecanismos de pesquisa podem determinar a relevância dos links para o seu site e reconhecer links “não naturais”. Portanto, se o seu conteúdo receber alguns links de outros blogs relevantes, não será suspeito. Mas se você receber uma grande quantidade de links de links completamente irrelevantes, soará o alarme.

Como construir links de alta qualidade

Se você está lutando com sua campanha de backlink – você não está sozinho. Um grande número de 41% dos especialistas em SEO consideram o link building a parte mais difícil da otimização de busca. 

A verdade é que não foi feito para ser fácil! O Google quer que você os ganhe.

Mas também não é impossível. Para obter resultados, é simplesmente necessário esforço contínuo e dedicação.

O edifício da ligação é uma das armas mais poderosas para a otimização de mecanismos de pesquisa. Se você quiser e no topo da pesquisa do Google, você precisa de links. Simples assim. 

A questão é: qual é a melhor estratégia de link building?

Você dedica seu tempo e esforço para ganhar o máximo de links possível ou se concentra em obter alguns links de sites confiáveis ​​e de alta autoridade?

Em outras palavras, você deve se concentrar na qualidade ou quantidade dos links?

Neste artigo, exploraremos a diferença entre qualidade e quantidade de link building, e daremos as dicas de que você precisa para começar com uma estratégia vencedora de link building. 

O que são backlinks?

Backlinks, ou links de entrada, são links para seu site de outro site. Por exemplo, pode ser um link do site de um varejista para uma das páginas do seu produto ou de uma publicação online como a Forbes para uma das páginas do seu blog. 

O edifício da ligação é o processo de ganhar ou criar links para um site, página ou conteúdo específico.

Por que o link building é tão importante?

Porque é um fator importante na forma como o Google classifica as páginas da web. Aqui está o que o Google diz sobre o assunto:

“Em geral, os webmasters podem melhorar a classificação de seus sites aumentando o número de sites de alta qualidade com links para suas páginas.”

Pense em cada link para seu site como um voto. Em marketing digital, isso é conhecido como “link juice”. 

Quanto mais sites vinculados a você, melhor o desempenho de suas páginas nos mecanismos de busca, porque o Google vê seu site como uma autoridade no assunto. E como o Google está sempre tentando fornecer aos usuários as informações mais relevantes, a autoridade do seu site desempenha um papel ENORME em onde você está posicionado nos resultados de pesquisa.

Criação de um grande volume de links

Se backlinks são bons para SEO, certamente você deve se concentrar em obter muitos deles, certo?

As estatísticas parecem corroborar: um estudo da Backlinko descobriu que o resultado nº 1 no Google tem uma média de 3,8x mais backlinks do que as posições nº 2 – nº 10: 

backlinks externos

Outro estudo do Ahrefs mostrou que o número de sites exclusivos (“domínios de referência”) com links para um site estava fortemente correlacionado com a quantidade de tráfego orgânico que um site recebe dos motores de busca.

domínios de referência vs tráfego de pesquisa

No entanto, construir uma grande quantidade de links NÃO é uma boa estratégia de longo prazo.

Para entender por quê, vamos retroceder alguns anos:

No final da década de 1990, o uso de links como fator de classificação foi o que ajudou o Google a começar a dominar o espaço dos mecanismos de busca. O famoso Larry Page inventou o PageRank , que o Google usou para medir a qualidade de uma página. Um dos fatores que observaram foi o número de links que apontam para a página.

Ao incorporar isso ao algoritmo, o Google começou a fornecer resultados de pesquisa mais úteis e relevantes do que seus concorrentes.

A teoria é que, quando alguém faz um link para outro site, está dizendo que é um bom recurso – eles confiam nele. Caso contrário, eles não se conectariam a ele.

Como resultado, os webmasters começaram a tentar construir o maior número possível de links para seus sites.

Quanto mais links um site tiver, melhor. E não importava se eram de baixa qualidade.

Mas o Google logo percebeu que algumas pessoas estavam tentando enganar o sistema. Eles estavam construindo centenas de links em sites não relacionados ou com spam e usando outras táticas de chapéu preto que basicamente geram toneladas de links de baixa qualidade.

Powered by Cia Web Sites

Então, em 2012, o Google lançou a atualização Penguin.

Lançado como um “filtro” separado para resultados de pesquisa, o Google Penguin visava práticas de criação de links manipulativos e spam de links. Então, em setembro de 2016, o Google anunciou que fazia parte do algoritmo de classificação principal.

Isso acabou mudando a forma como as pessoas abordavam o link building, ajudando-as a se concentrar mais na qualidade do que na quantidade.

O Google começou a descontar uma série de técnicas de link building que funcionavam anteriormente, como enviar seu site para diretórios da web e obter um link em troca. Costumava ser uma tática recomendada pelo Google, mas desde que foi usado em demasia pelos SEOs, o Google parou de passar tanto valor desse tipo de link.

A realidade é que, quando você se concentra no volume, é tentador usar táticas de criação de links com spam, o que pode resultar em links de baixa qualidade e levar seu site a problemas com o Google.

Na verdade, se você se envolver com esses métodos chamados de “chapéu preto” e for pego, será penalizado pelo Google e terá que ver seu site despencar no ranking. E uma vez lá embaixo, é difícil e caro voltar ao topo.

É por isso que vale a pena entender as Diretrizes para webmasters do Google e elaborar sua estratégia com as regras em mente – ou usar uma agência de SEO confiável que possa fazer isso por você.

Ninguém conhece o algoritmo completo que o Google usa para determinar seus resultados de pesquisa, mas o consenso geral entre os SEOs é que os links ainda desempenham um papel ENORME.

É por isso que seus esforços de link building DEVEM ser focados na qualidade se você deseja obter resultados duradouros.

A qualidade do link é mais importante do que a quantidade?

Quando se trata do argumento da qualidade versus quantidade do link building, agora há uma resposta clara – os profissionais de marketing e webmasters devem se concentrar primeiro na QUALIDADE do link.

Apenas um link de um site de notícias popular, como Forbes ou Medium, um blog do setor relevante ou outro site de alta qualidade pode fornecer tanto valor – ou até MAIS valor – do que uma centena de links de outras fontes irrelevantes.

Tudo se resume a como o Google avalia o site do qual você foi vinculado. Se o Google confiar no site, vai confiar nesse link.

Em outras palavras, você pode investir tempo e esforço na construção de links em centenas de sites desconhecidos, mas o verdadeiro suco de link vem de links de sites de alta autoridade.

Este gráfico de autoridade de domínio é a prova:

gráfico de autoridade de domínio

Outra razão para focar em links de qualidade?

Você verá um aumento nas conversões.

Não é apenas a sua classificação no Google que melhora – o tipo certo de link também melhora o tráfego passivo para o seu site, o que pode aumentar as conversões.

Seu link está ali para o tipo de pessoa que verá valor real em seu site, produtos e serviços. Não estamos necessariamente falando de grandes públicos, mas de um público focado com maior probabilidade de conversão. 

Os visitantes verão que sua empresa foi vinculada por uma fonte confiável, o que aumenta enormemente a confiabilidade e a autoridade de sua marca aos olhos deles.

Portanto, quando eles clicam em seu website, há uma chance maior de conversão.

Construindo e ganhando backlinks de qualidade

O que torna um backlink de alta qualidade?

A qualidade do backlink é determinada predominantemente pela autoridade de domínio da empresa.

Para verificar a autoridade de domínio de um site, clique aqui .

Digite seu próprio URL ou o URL de um domínio do qual você recebeu um backlink, o que lhe dará uma ideia de quão valioso é o backlink.

Quanto maior a autoridade do domínio, mais valioso será o backlink e melhor para sua classificação.

Como regra, uma classificação de 60 a 100 é brilhante, de 40 a 50 é aceitável e abaixo de 40 deve ser evitado.

Backlinks de alta qualidade são links provenientes de sites de alta autoridade de domínio que são relevantes para o seu negócio. 

Os mecanismos de pesquisa podem determinar a relevância dos links para o seu site e reconhecer links “não naturais”. Portanto, se o seu conteúdo receber alguns links de outros blogs relevantes, não será suspeito. Mas se você receber uma grande quantidade de links de links completamente irrelevantes, soará o alarme.

Como construir links de alta qualidade

Se você está lutando com sua campanha de backlink – você não está sozinho. Um grande número de 41% dos especialistas em SEO consideram o link building a parte mais difícil da otimização de busca. 

A verdade é que não foi feito para ser fácil! O Google quer que você os ganhe.

Mas também não é impossível. Para obter resultados, é simplesmente necessário esforço contínuo e dedicação.

Mais da metade (51%) dos profissionais de marketing dizem que leva de um a três meses para ver o impacto dos esforços de backlink building ( Social Media Today) .

Se você está prestes a começar com uma campanha de link ou deseja aumentar seus esforços de link building para ganhar alguns links de alta qualidade para o seu site, aqui estão algumas maneiras comprovadas de ganhar backlinks:

Concentre-se na criação de conteúdo original que as pessoas queiram ler, compartilhar e interagir.

Seu objetivo é se tornar a fonte de um conteúdo novo e envolvente. Certos tipos de conteúdo visual facilmente digerível têm mais probabilidade de serem obtidos e compartilhados por outras pessoas, o que gera backlinks.

Outro motivo pelo qual você deve investir em conteúdo?

Porque o próprio Google identificou a qualidade do conteúdo como um dos principais fatores de classificação.

Experimente estes tipos de conteúdo descritos em nosso guia de SEO :

  • Infográficos, gráficos e gráficos: os sites adoram compartilhar imagens em seu conteúdo, pois pode ser caro e demorado produzir seus próprios.
  • Listar postagens. Listicles se tornou uma das formas mais populares de conteúdo de SEO que existe. Conteúdo baseado em lista, como “As 100 melhores estatísticas de SEO que você precisa saber” ou “85 lugares imperdíveis antes de morrer” oferecem um resultado tangível e são fáceis de verificar. As pessoas adoram compartilhá-los.
  • Estatísticas e dados.  Invista em suas próprias pesquisas e pesquisas e observe seus backlinks dispararem. Qualquer site de alta qualidade que se preze fará o backup de quaisquer alegações ou fatos com um backlink para a fonte. Você pode ser essa fonte!

Não tem certeza de quanto tempo seu conteúdo deve ter?

O conteúdo de formato longo recebe em média 77,2% mais links do que os artigos curtos ( Backlinko ). 

Envie sua empresa para listagens relevantes do setor

Encontre diretórios relevantes e confiáveis ​​do setor e envie suas informações comerciais. Procure em diretórios específicos a localização e o nicho de sua empresa.

Comece a postar como convidado

A postagem de visitantes é uma ótima maneira de construir autoridade e credibilidade com seu público-alvo e gerar backlinks, desde que você escolha os sites de destino corretos.

Comece encontrando sites confiáveis ​​dentro do seu nicho. Pergunte a seus clientes de quais sites eles obtêm informações e até mesmo dê uma olhada nos perfis de backlink de seus concorrentes para ver quais sites estão vinculando de volta a eles. Eles são relevantes para sua marca? Em caso afirmativo, adicione-os à lista.

Link de patrocínios e fornecedores

Se você patrocina eventos, conferências ou instituições de caridade, certifique-se de que eles estejam vinculados ao seu site. Da mesma forma, se você tiver fornecedores, revendedores ou parceiros, verifique se eles estão incluindo links atualizados para o seu site.

Vá com calma – seu site deve criar links naturalmente com o tempo. 

Os sites tendem a atrair links naturalmente ao longo do tempo e é isso que os motores de busca esperam ver. Pode haver algumas rajadas de links, por exemplo, se você publicar um conteúdo de um tópico particularmente popular ou se for coberto pelas notícias. Mas se você passar de repente de atrair 10 links por mês para 100, o Google vai suspeitar de algo.

Fatores-chave para a construção de links de qualidade

Ao construir sua estratégia de backlink, aqui estão alguns fatores-chave em que você deve se concentrar:

1. Seu backlink deve aparecer organicamente no texto

Os backlinks de alta qualidade não devem se destacar no texto – eles devem fazer parte do parágrafo, cabendo perfeitamente no conteúdo. Se o link parecer forçado, as pessoas (e os motores de busca) saberão, e não trará nenhum benefício – mesmo que o site seja confiável.

Tente se certificar de que o backlink seja colocado no corpo ou na chamada para ação do conteúdo. Se não estiver bem localizado, entre em contato com o site e peça educadamente que o alterem.

2. Seus backlinks devem ser relevantes

A relevância do backlink é essencial.

Não há vantagem em ter um backlink de um site confiável e de alta autoridade de domínio se ele não for relevante para seus produtos, público-alvo, indústria, conteúdo, localização e assim por diante.

Seu objetivo é ganhar backlinks de sites que compartilham o mesmo público que você e podem trazer visitantes que irão converter.

Cada vez que você receber um backlink, observe como ele é relevante para sua oferta e localização. Se você conseguir acertar em ambos, está ganhando!

3. Cuidado com o backlink cramming.

Ganhar um backlink é ótimo, mas certifique-se de que o site não os está distribuindo para todos! Quando você ganha um backlink, observe quantos backlinks no total estão no mesmo conteúdo.

Se for uma proporção de link alta para contagem de palavras, você não vai se beneficiar muito com o link. Porque quando as pessoas se deparam com vários links em um parágrafo, a chance de clicarem no seu diminui significativamente.

E se eu vir links ruins em meu perfil de backlink?

É fácil encontrar links ruins em seu perfil. O Google fornece dados de backlink gratuitamente no Google Search Console. Basta clicar em “Links para seu site” no tráfego de pesquisa ou, melhor ainda, usar uma ferramenta paga como Ahrefs ou Open Site Explorer da Moz, que pode fornecer mais detalhes sobre os links, como dofollow ou nofollow, texto âncora, etc.

Depois de identificar os backlinks que deseja remover, você pode entrar em contato com o webmaster e solicitar que seu link seja removido.

Se isso falhar, entre em contato com a empresa que hospeda o site e peça a remoção dos links de spam. A maioria das empresas de hospedagem deseja ajudar.

O resultado

O edifício da ligação é um jogo diferente em comparação com alguns anos atrás. O link building eficaz não é mais sobre como gerar tantos backlinks quanto possível. Você precisa aprimorar os links de qualidade, não a quantidade, para começar a ganhar nos rankings dos buscadores.

Lembre-se de que links de qualidade não acontecem da noite para o dia. Como todas as coisas boas em marketing digital e SEO, você precisa investir em um esforço estratégico sustentado por um longo período. Mas os resultados podem ser extraordinários – ganhando backlinks de alta qualidade, você pode superar sua concorrência, ganhar mais conversões e construir mais confiança.

Se você deseja melhorar seu portfólio de backlinks e aumentar suas classificações em mecanismos de pesquisa, traga especialistas. Na Cia Web Sites, ajudamos milhares de empresas a criar e executar estratégias de construção de links e SEO que geraram resultados genuínos para seus resultados financeiros.

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Toni Campos
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