Qual a importância de ter um site seguro para seus negócios?

Em nosso post sobre as principais tendências de SEO para 2020, uma das que demos mais destaque foi a importância de ter um site seguro.

Essa é uma característica das páginas online que vem sido cada vez mais cobrada pelo Google e seus usuários, que estão mais atentos a esse tipo de detalhe que faz toda a diferença.

Quer entender melhor sobre o assunto e garantir a segurança de seu site? Então você pode continuar com a leitura deste post que nós explicamos mais profundamente o porquê disso ser tão importante e quais medidas podem ser tomadas. Vamos lá!

O que são sites seguros?

Caso esse não seja um conceito muito claro para você, sites seguros são aqueles que oferecem conexões e um acesso, especialmente quando se trata de operações financeiras, protegidos contra golpes e fraudes causados por programas maliciosos, os malwares, por exemplo.

Esses malwares trabalham para se infiltrar no servidor dos sites e acessar o banco de dados dos clientes para depois agir de má fé e aplicar os mais diversos golpes. 

Um site seguro oferece muito mais que um e-commerce ou loja virtual bem estruturados, boas opções de entrega e pagamentos, mas também disponibiliza todo um aparato necessário para que não haja nenhum problema de segurança, tanto para os clientes quanto para a própria empresa. 

Por que é tão importante ter um site seguro?

Nós aqui da Cia Web Sites sempre deixamos bem claro a importância de que seu negócio tenha um site e que ele alcance visibilidade na internet, aparecendo nas primeiras posições do Google e conseguindo muito cliques.

No entanto, a segurança do seu site possui forte impacto na maneira que as ferramentas de buscas enxergarão as suas páginas. 

Isso porque o Google, por exemplo, dá cada vez mais importância para a experiência do usuário, pois as pessoas querem ter certeza de que estão navegando em páginas seguras, principalmente ao fornecer dados pessoais, como o cartão de crédito.

Nada mais justo, não é mesmo?

Páginas que exibem mensagens de “não serem seguras” ao serem abertas são extremamente “queimadoras de filme”. 

Quando um usuário entra em um site assim, geralmente sua primeira reação é sair e clicar na página concorrente, fazendo com que se perca tráfego. Não queremos isso! 

Site de compras seguro: IMPRESCINDÍVEL 

A segurança de sites é algo que se torna essencial para todos os tipos de sites de qualquer  segmento, mas especialmente para lojas virtuais e e-commerces ou qualquer outro site que capte dados dos usuários. 

Sem contar que sites não seguros podem ser mais facilmente hackeados e se isso acontecer eles provavelmente perderão todo o seu ranqueamento e deixarão de ser indexados pelo Google, impactando negativamente nas suas estratégias de SEO.

Imagine só ter todo um trabalho de otimização, com criação de conteúdo, geração de backlinks, etc., e ver tudo isso indo por água abaixo devido à falta de segurança do seu site? Com certeza é algo pelo qual ninguém deseja passar. Mas como evitar? 

Certificado SSL/HTTPS: Criando conexões seguras

A melhor maneira de garantir a segurança dos sites é adquirindo um certificado digital de segurança. Eles são capazes de codificar dados de login e também dados de cartão de crédito e débito de forma que eles sejam lidos apenas pelos servidores do site e do cliente.

aprenda-com-especialista

Um dos mais básicas é o certificado SSL – Secure Socket Layer -, recomendado para todos os negócios online que lidem com dados sensíveis de clientes. 

O SSL é algo tão benéfico que é, inclusive, um critério de desempate em termos de ranqueamento para o Google, ou sejas, sites que possuem o certificado têm vantagem em relação aos que não possuem. 

O SSL embaralha dados como nomes, endereços de email, números de telefone, endereço, informações bancárias em geral, etc., e cria algo como uma chave de acesso que só pode ser interpretada pelo servidor.

Como saber se um site é seguro?

O certificado é descrito como o Google como algo que “ajuda a impedir que os invasores violem as comunicações entre seus sites e os navegadores dos usuários”. 

O buscado identifica os endereços que contam com o SSL com a sigla HTTPS (hipertexto, a sigla é em inglês) e pelo ícone de cadeadinho verde na barra de navegação.  

Por isso é importante ativar o protocolo de HTTPS, que além de garantir aos usuários uma conexão segura criptografada e autenticada, ainda anuncia isso, fazendo com que seja uma ótima forma de transmitir credibilidade e segurança. 

Outras medidas de segurança para um site

Cuidados nunca são demais, não é mesmo?! Confira mais alguns relacionados à segurança de um site:

Backups regulares

Quando se trata de segurança, a prevenção de problemas é o melhor remédio. Portanto, realizar backups com regularidade de todo o conteúdo do site é algo muito importante.

Isso garante que você não precise recomeçar tudo do zero caso o conteúdo seja perdido por qualquer seja o motivo. 

Coloque em teste

Outra medida de segurança que deve ser tomada são os testes que possam identificar qualquer vulnerabilidade no seu site. 

Em um destes seu endereço ainda ganha um selo de site de blindagem, atestando que testes são feitos com regularidade. 

A blindagem faz uma espécie de auditoria e uma varredura que é capaz de localizar brechas de segurança para que elas possam ser corrigidas. 

Há ainda a possibilidade de realizar essa verificação de forma manual, simulando os passos de um invasor para saber se ele encontraria alguma falha.

Atualização 

É importante que você tenha em mente que a tecnologia evolui a cada dia, mas infelizmente a ação e o conhecimento de pessoas má intencionadas também cresce e novas formas de invadir sites e driblar as medidas de segurança são criadas.

Sorte a nossa que os serviços e programas de proteção de endereços, tais como os certificados SSL, vão se atualizada para que as defesas estejam sempre em dia. No entanto, é necessário mantê-los sempre rodando conforme a atualização mais recente. 

Nosso post sobre a importância de sites seguros para negócios de qualquer nicho chegou ao fim. Esperamos que tenha ficado claro para você e que as dicas para garantir a proteção de suas páginas e dos dados de seu cliente sejam bastante úteis.

Caso você ainda não tenha uma endereço na web, que tal contar com Cia Web Site? Estamos há mais 8 anos no mercado trabalhando com a criação de sites seguros e com a otimização para as ferramentas de busca. Entre em contato e saiba mais!

Até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

Comentários