Posição Zero do Google: o que são Snippets e como conquistá-los?

Você nunca quis tanto tirar zero como agora: chegou a hora do seu site alcançar um novo patamar, a Posição Zero do Google (Snippets). Ao contrário da avaliação escolar, aqui esta é a “nota máxima”!

Para todos que trabalham com SEO, o grande objetivo é fazer com que suas palavras-chave cheguem nas primeira posições dos mecanismos de busca, de preferência na primeiríssima.

Mas você sabia que é possível conquistar a posição zero do Google? Pois é, a busca orgânica incorporou ainda mais uma especificidade.

Se você quer saber mais sobre o assunto e como é possível conquistar esse posicionamento, acompanhe este texto que a Cia WebSites te conta tudo. Vamos lá!

Featured Snippets: o que é? 

Featured Snippet é um termo em inglês que, traduzido, se aproxima de “trecho em destaque”. Trata-se de um fragmento do texto escolhido pelo Google na busca orgânica. 

Eles são produzidos quando os bots do Google identificam que o usuário está fazendo uma pergunta. São uma maneira de fornecer uma resposta rápida.  

Não é uma ferramenta tão nova assim, o Google já vem testando uma maneira de fornecer respostas curtas há um certo tempo.

Em 2013 já existiam, mas sequer citavam a fonte da informação, que dirá forneciam o link de origem do trecho.

Foi por volta de 2015 que elas começaram a ter a aparência que têm hoje e em 2016 o Google anunciou oficialmente a ferramenta com o nome de “featured snippet”, apesar de muitas pessoas já a chamarem dessa forma. 

No ano seguinte o Google incorporou um feedback nos snippets para que os usuários pudessem avaliar se aquela informação realmente foi útil para eles ou não. 

O nome posição zero foi dado porque o snippet fica acima do primeiro colocado, dentro de um box bem no topo da primeira página.

Eles são escolhidos entre os posts melhores ranqueados e, de acordo com a página de suporte do próprio Google, a utilidade do snippet é a seguinte:

Exibimos os snippets em destaque quando nossos sistemas determinam esse formato para ajudar as pessoas a descobrir mais facilmente o que estão procurando, tanto na descrição sobre a página quanto quando clicam no link para ler a página em si. Eles são especialmente úteis para quem está no celular ou pesquisando por voz.”

(Central de Ajuda da Pesquisa Google)

Eles podem aparecer em listas com itens ou instruções como passo a passo, parágrafos curtos ou tabelas com dados e estatísticas.

Muitas vezes uma imagem também pode ser incluída na posição zero do Google a fim de ilustrar a resposta. 

Posição Zero do Google

Um snippet serve mais ou menos como uma prévia do que a pessoa encontrará naquele artigo. É a resposta que o Google acredita que será a mais valiosa para o usuário. 

A importância dos snippets

Os snippets foram criados pelo Google para melhorar ainda mais a experiência dos usuários. Com uma resposta curta e bem direta logo de cara, ele pode escolher com mais facilidade o conteúdo que quer acessar. 

A Hubspot publicou uma pesquisa que apontava que posts que ocupam a Posição Zero do Google acabam recebendo duas vezes mais cliques que aqueles que não os possuem. 

Isso significa que a importância dos snippets para o SEO do seu site é imensa, já que eles são capazes de aumentar o tráfego de orgânico. Não dá para negar o valor e a autoridade que estar logo no topo e ser “o escolhido do Google” transmite. 

Como Criar Snippets no Google?

A melhor maneira de aparecer na posição zero do Google é produzindo conteúdo rico em informação de alta qualidade. Bem, essa resposta pode ser um pouco vaga, mas temos algumas dicas que podem orientar.

A primeira dica para criar snippets no Google é: seu conteúdo deve ser capaz de responder a uma pergunta de maneira direta. 

E para isso, o site Answer to the public pode te ajudar. Isso porque ele mostra quais são as principais perguntas que os usuários fazem sobre determinados temas.

Nele você pode jogar uma palavra-chave, como por exemplo “otimização de sites”, e verificar quais são as perguntas mais frequentes sobre o tema.

Assim você consegue criar conteúdo em cima dessa palavra-chave e ainda ir além respondendo às dúvidas dos usuários e figurando como a posição zero do Google

Responda a perguntas como “o que”, “como”, “por que” e certifique-se que suas respostas são mais completas e diretas que as dos concorrentes que estão brigando por aquela palavra-chave. 

Como Ficar em Primeiro Lugar no Google?

É claro que a posição zero do Google é importantíssima e confere um status e autoridade muito altos ao seu site.

Afinal de contas, quem não quer ser escolhido pelo Google como esse tipo de referência em determinado tema?

No entanto, estar na primeira páginas já é algo grandioso, principalmente se seu conteúdo não responde a uma pergunta necessariamente. 

Existem várias estratégias que demonstram como ficar em primeiro lugar no Google e ganhar muita visibilidade entre o público e é preciso adotá-las.

Até mesmo porque um site que está nas primeiras posições tem muito mais chances de virar um snippet.

Posição Zero do Google
Posição Zero do Google –> tirar ‘Zero’ nunca foi tão concorrido!

Para chegar nas primeiras posições você deve investir pesado em SEO! Isso significa que você deve pensar na experiência do usuário ao navegar no seu site e acessar o seu conteúdo, pois o Google está pensando nisso.

Certifique-se que suas páginas têm um bom layout, que a navegação é intuitiva e que tudo carrega com facilidade em diferentes tipos de tela. Para isso, o ideal é que o trabalho de otimização comece desde a criação de sites

Pense bem nos títulos e nas descrições, eles devem ser chamativos e conter as palavras-chave. 

E para escolher suas palavras-chave você deve ter em mente quem são suas personas, assim é possível saber o que elas querem e precisam e oferecer exatamente isso à elas com seus posts. 

Lembre-se também do SEO off-page, ou seja, aquilo que acontece fora das suas páginas, em outros sites. Isso inclui estratégias de link building, ganhar links de sites com uma boa autoridade que direcionam para o seu. 

Fazer com que seus posts sejam compartilhados nas redes sociais também é uma ótima opção. Assim eles ganham mais visibilidade e, consequentemente, mais clicks e tráfego

Quer alcançar as primeiras posições ou até mesmo a posição zero do Google? comece pela otimização e melhore o ranqueamento do seu negócio nos mecanismos de busca.

A Cia Web Sites, agência de marketing digital pode te ajudar com isso! Somos especialistas em otimização de sites. Entre em contato para saber mais.

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Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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