O que são dados estruturados e como deixar seu resultado de pesquisa mais chamativo

Há algum tempo, os mecanismos de pesquisa têm facilitado a localização de respostas por meio de recursos úteis na página de resultados, isso é possível através de novas estratégias de otimização de sites, mas você ja ouviu falar sobre resultados ricos e o que são dados estruturados?

Os snippets em destaque do Google fornecem respostas instantâneas às suas perguntas. Se tratando de localização, os rich results ou resultados ricos, trazem fragmentos do mapa que levam você a um local físico, como uma loja ou restaurante, por exemplo.

Os anúncios do Google Shopping fornecem todas as informações que você precisa para tomar uma decisão de compra, como avaliação, número de comentários, preço em forma de snippets com mais detalhes, e o Google ainda usa resultados de vídeo para ajudar nas pesquisas “como fazer”.

Também há resultados avançados para os profissionais de marketing aproveitarem. Esses são os cartões e snippets que aprimoram os resultados normais da página com imagens, avaliações, resenhas e outras informações quantitativas apresentadas em seu site.

Configurar seu site para fornecer resultados aprimorados ajudará sua empresa a se destacar.

o que são dados estruturados

O que são dados estruturados?

Existem milhares de formatos para uma página da web e ainda mais maneiras de codificá-la e estruturá-la – causando uma dor de cabeça para os bots que rastreiam e indexam páginas da web.

Os resultados aprimorados ou dados estruturados são projetados para destacar as principais informações e ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o propósito de uma página com a maior precisão possível.

Isso significa bem menos suposições para o Google e resultados muito mais relevantes para os usuários.

Os resultados de pesquisa avançados são compostos de rich snippets e rich cards – oferecendo mais espaço para a imagem e recursos de carrossel.

Para aproveitar ao máximo os dados estruturados para seu site, você precisará marcar:

• navegação breadcrumb;

• informações de contato corporativo e logotipos;

• carrosséis sequenciais;

• caixas de pesquisa e informações de perfil social a serem exibidas nos resultados.

Tipos de conteúdo individuais também podem ser marcados, incluindo:

• notícias e artigos de blog;

• livros;

• cursos de treinamento;

• eventos;

• Empregos e profissões;

• detalhes da empresa local (incluindo informações de contato e horários de funcionamento);

• informações do produto (incluindo preços, estoque e avaliações);

• confirmação de checagem de fatos;

• mídia como música, podcasts, vídeos e informações de TV e filmes.

Quais são os benefícios dos dados estruturados?

Os dados estruturados aparecem no topo da página de resultados – geralmente na cobiçada “posição zero” acima dos resultados de texto tradicionais.

Portanto, mesmo se você não estiver no topo dos resultados tradicionais, ainda será a primeira coisa que os usuários verão em uma página de resultados de pesquisa, ou seja, ponto pra você.

Eles também são apresentados em caixas, muitas vezes acompanhados por uma imagem e classificação por estrelas, tornando-os mais rápidos e úteis do que os resultados tradicionais.

Essas caixas podem ter um design de carrossel que permite que os usuários percorram as respostas para obter mais informações.

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Os rich cards apresentam uma perspectiva mais atraente para os usuários clicarem no seu site – e os algoritmos do mecanismo de pesquisa adoram altas taxas de cliques, geralmente aumentando as suas classificações.

Os resultados avançados também funcionam perfeitamente com a pesquisa por voz

Trechos em destaque que aparecem na “posição zero” são os resultados que são lidos em voz alta ao usar a pesquisa por voz em dispositivos como o “Ok Google e Siri” da Apple – ideal quando você está em movimento ou com as mãos ocupadas.

Em vez de uma página inteira de resultados, os assistentes de voz leem o único snippet em destaque ou o resultado aprimorado. Então, se você está no topo, toda a exposição será sua.

Se esses resultados estiverem na forma de um perfil de empresa local ou um produto, os usuários podem visitar sua localização física ou comprar o produto relevante online – tudo por meio de comandos de voz.

Os dados estruturados também apresentam benefícios técnicos. A marcação de páginas para facilitar o rastreamento do seu site significa que resultados mais relevantes serão retornados – encorajando milhares de usuários a clicar na sua página.

Isso também significa que os usuários recebem a resposta precisa, produto ou informação que esperavam – diminuindo a taxa de rejeição do seu site (quando os usuários visitam uma página, mas voltam aos resultados sem interagir com nada) e também ajudando a melhorar os resultados.

Especula-se que o Google adicionará destaque de dados estruturados aos seus algoritmos de classificação. A ideia foi apresentada pela primeira vez em 2015, então ter essa marcação funcionando corretamente em seu site antes de todos os outros sites pode ser um grande bônus e deixar suas páginas sempre a frente em pesquisas na SERP.

Como faço para marcar os dados estruturados?

Os dados estruturados podem ser marcados de várias maneiras, com base em uma linguagem chamada Schema – o vocabulário universal usado para marcar páginas

que é compreendido por todos os mecanismos de pesquisa.

É mais facilmente adicionado usando o formato JSON-LD – uma parte de código em um script que pode ser adicionado na parte superior da página para anotar os elementos relevantes que já existem, como preços, avaliações, respostas e detalhes de contato.

Aprenda o formato JSON-LD com o guia do Moz para iniciantes. Em seguida, monte seu código usando o Google Assistente de Marcação.

Adicione o código ao Gerenciador de tags do Google para concluir. Existem plug-ins de schema para as plataformas web mais comuns, como WordPress, Magento, Shopify e Magento – mas geralmente são menos flexíveis e não tão precisos quanto criar seu esquema manualmente.

A ferramenta de teste de pesquisa aprimorada do Google analisa URLs para ver para quais resultados aprimorados em potencial sua página está qualificada.

A ferramenta também destaca quaisquer erros ou sugestões para seus dados estruturados e visualiza sua pesquisa aprimorada no Google para mostrar como seu resultado aparecerá em dispositivos móveis e computadores.

Use o Google Search Console para visualizar sua presença geral de resultados aprimorados, em vez de página por página. Aqui, você pode ver seus dados estruturados agrupados por tipo e verificar se há erros críticos e não críticos.

Use os dados para corrigir quaisquer erros de página e ver quais itens podem ser aprimorados ainda mais para incluir mais campos.

Como posso obter o máximo dos meus dados estruturados?

Otimizar o seu site para que apareça nos rich results, aumentará sua classificação e o tráfego. Aqui estão algumas dicas sobre como aproveitar ao máximo seus resultados aprimorados:

1. Forneça respostas parciais ou informações adicionais para fazer as pessoas clicarem em sua página.

A classificação para uma resposta instantânea que revela todo o seu artigo dentro da própria resposta significa que você perderá cliques em seu site. Incluir informações adicionais na própria página dá aos usuários um incentivo para clicar – e dá a você tráfego, leads e vendas.

2. Crie conteúdo no formato preferido dos motores de busca

Para classificar para um determinado rich snippet, certifique-se de que o conteúdo que você criou corresponda à classificação atual – seja um blog, uma página de perguntas frequentes, localização, artigos ou apresentação de slides.

3. Certifique-se de que sua experiência auxilie na navegação do seu site

Ofereça aos usuários que clicam em seu site uma experiência de alta qualidade com páginas de carregamento rápido. Fornece conteúdo de qualidade, produtos em estoque com informações atualizadas e uma navegação intuitiva para melhorar a experiência do usuário.

4. Otimize seu site com as melhores práticas de pesquisa orgânica

O conteúdo não é classificado automaticamente com destaque de rich results. Seu site precisa seguir as diretrizes atuais de SEO para ter uma boa classificação.

5. Incentive as avaliações

As avaliações com estrelas são uma forma fundamental de aumentar a confiança em seu produto ou empresa.

Muitos dados estruturados atraem avaliações com estrelas diretamente para a página de pesquisa, então você precisa ter avaliações genuínas e positivas com depoimentos de clientes satisfeitos.

6. Escreva em um estilo natural

Os snippets contam com conteúdo bem escrito e estruturado e com a cópia do produto escrita em um estilo diferenciado. Essa também é a chave para a pesquisa por voz, portanto, certifique-se de que seu conteúdo escrito seja atualizado.

Conclusão

Sabemos que algumas informações como o que são dados estruturados, podem ir além da nossa experiência, e aprender marketing digital não é do dia para a noite, mas podemos lhe auxiliar levando os melhores resultados para o seu site, a pesquisa orgânica é a mais acessada atualmente e leva milhares de acessos aos sites da web.

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Augusto Souza
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