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28 jun 2019

Atualizado em: 04 jul 2019

O que é SEO Off Page, e qual a importância para seu site?

SEO Off Page: supere as técnicas internas e vá mais além! Aprenda a utilizar este trampolim promissor para ganhar referências de outros sites e estreitar laços com seus clientes!

Você sabia que grande parte do trabalho de otimização de sites é realizado fora do seu site? Isso mesmo! É o que chamamos de SEO Off Page

SEO Off Page é um conjunto de técnicas empregadas para elevar o ranqueamento das páginas nos mecanismos de busca, com a “ajudinha” imprescindível de outros sites, páginas externas, por isso o termo “off”. 

Desse modo, ele trabalha a interação de um site com outros através de links. É uma maneira deles compartilharem autoridade entre si, o que acabou recebendo o nome de “link juice”.

Mas não é qualquer link que vai fazer a diferença para alavancar a autoridade do seu site.

O Google avalia a credibilidade dessas páginas, a qualidade do conteúdo, em qual posição estão ranqueados, etc.

O tempo de existência do link é outro fator considerado: quanto maior, melhor costuma sua autoridade.

Com isso, links de sites mais antigos que redirecionam para o seu tendem a ser mais valiosos para sua estratégia de otimizar site

Por que usar o SEO Off Page?

Seo Off Page

A preocupação com o SEO Off Page surge porque o Google se preocupa bastante com a experiência do usuário e em apresentar os melhores resultados em primeiro lugar. 

Quando outro sites fazem muitas menções ou linkam bastante para o seu site ou página, os algoritmos entendem isso como um sinal de que o seu conteúdo é de qualidade e confiável.

Como um site não perde autoridade ao compartilhar com outros, o pesquisador “gratifica” seu site, aumentando a sua relevância.

Esse é justamente o objetivo do SEO Off Page: aumentar a autoridade do seu site através de links.

E vai além, porque essa rede de links e menções para suas páginas é capaz de fazer seu tráfego orgânico e as taxas de conversão aumentarem consideravelmente.

Basicamente, considere que as chances de mais pessoas chegarem até seu site aumentam muito com a presença de links de qualidade – direcionando para você – “circulando por aí”. 

Questão de Branding

Seo Off Page

Você sabe o que é Branding? É quando uma marca investe pesado em tudo que envolve a sua imagem visando sempre a visão e as experiências positivas de seus clientes. E isso vai além do momento da compra.

Os profissionais de Branding pretendem que as pessoas já conheçam a empresa através de uma ótima experiência, e o SEO Off Page pode ajudar com isso. 

Isso porque tanto os links para outros sites que você insere no seu conteúdo, quanto os que direcionam para você devem ser de conteúdos muito bons, realmente eficazes para o público. 

Sem contar que, quanto mais você trabalha o SEO Off Page, melhor ranqueado seu site tende a ser, aumentando sua autoridade e o status de referência no seu ramo. 

O próprio Google já declarou que 75% das pessoas que buscam algo clicam apenas nos resultados da primeira página. Se é lá que você quer que seu site apareça, a otimização off page deve estar no seu caminho. 

5 Técnicas Preciosas para Otimizar Site Off page

Um site otimizado para SEO inclui várias técnicas de SEO Off Page que coroam o sucesso da estratégia – a cereja do bolo de sua estratégia de otimização.

Para aprender a otimizar site com resultados promissores, confira essas técnicas valiosas que tratamos a seguir:

1. Invista em Link Building 

Seo Off Page

O Link Building, como o próprio nome sugere, é o trabalho de construção do maior número possível de links que redirecionam para o seu site. 

Se você trabalha com vendas, isso é muito bom para sua marca e negócio, pois significa que mais pessoas estão entrando em contato com sua empresa, aumentando suas chances de conversão e vendas. 

E mesmo que você não trabalhe com vendas, isso é interessante pois acaba trazendo popularidade para seu site. 

Mas atenção!

Nos primórdios do Google (que, se você for pensar bem, nem faz tanto tempo assim), o Link Building era feito de maneira hoje considerada black hat – uma prática que não é bem vista pelo mecanismo de busca e, pior ainda, passível de punição. 

No método, era bem comum criar uma rede privada de blogs adquirindo domínios abandonados ou expirados.

Neles, uma série de publicações eram elaboradas com links que direcionavam para a página que desejavam ranquear.  

Acontece que, muitas vezes, os conteúdos dessas redes era de péssima qualidade, afinal de contas a única finalidade deles era gerar links para um outro site. 

Com o tempo, o Google percebeu o costume e, em uma de suas atualizações lançou um algoritmo que reconhece e combate as redes privadas.

Uma das formas de penalizar seu site pelo abuso, é a queda brusca no ranqueamento. 

Isso comprova que o Link Building realmente efetivo é um trabalho árduo e demorado, pois deve ser feito organicamente para valer muito a pena!

2. Considere os Guest Posts

Seo Off Page

Você deve estar se perguntando: “como ter controle da qualidade dos conteúdos que apontam para o meu site?”.

Os Guest posts podem ser uma boa solução: são posts que você produz como convidado para outros sites ou blogs que não sejam concorrentes e insere links para suas páginas que você deseja ranquear.

Assim você garante a procedência e a qualidade do conteúdo.

Para conseguir Guest Posts, tenha um bom Networking se relacionando com gestores de outros sites para trocar posts sempre que possível, bombando seu Link Building.

3. Capriche nos Textos Âncora

Para otimizar site efetivamente é recomendável caprichar ainda no texto âncora, isto é, as palavras ou expressões com um link clicável. 

Quando usadas, geralmente se destacam do restante do texto de alguma forma, seja com a fonte azul ou sublinhadas. 

Como já dissemos mais acima, o Google dá muita importância à experiência do usuário.

Os textos âncora servem para indicar que o clique leva o leitor vai encontrar mais informações relacionadas aquele tema, mas sem quebrar sua leitura do momento. 

Outra vantagem é que o Buscador vê isso com bons olhos e acaba melhorando o ranqueamento daquela palavra. Ponto para o seu negócio!

Para uma orientação completa, aprenda aqui Texto Âncora: o que é e como fazer.

4. Conte com as Redes sociais

As redes sociais também incrementam as técnicas de SEO Off Page.

Participe de fóruns e grupos relacionados ao seu nicho nessas mídias e compartilhe lá os seus posts. Isso faz com que o público certo tenha acesso ao seu conteúdo.

Você também pode usar as redes sociais ao seu favor ao integrá-las ao seu site ou blog.

Inclua botões de compartilhamento nas páginas, assim você incentiva os usuários que gostarem do seu conteúdo a replicarem ele nas suas redes.

Com isso, mais pessoas acabam conhecendo sua sua marca e o tráfego para suas páginas aumenta. 

5. Saiba se Vale a Pena Linkar para Sites de Baixa Autoridade

A estratégia de otimização off page também leva em consideração os links externos que você insere nos seus textos, ou “out links”.

Conforme mencionado, você não perde sua autoridade compartilhando-a com outros, pelo contrário: melhora seu relacionamento com outros sites e ajuda a receber links de volta para o seu.

Mas posso escolher sites com baixa autoridade e linkar para eles? 🤔

Essa é uma dúvida comum que depende bastante da qualidade do conteúdo do link.

Se o Google julgar que aquele conteúdo é realmente relevante e pode ser útil para os usuários, então é bem provável que ele ganhe autoridade no futuro e isso irá ser bom para seu. 

Ao usar links externos nos seus posts, além de melhorar a experiência do usuário – direcionando-o a um conteúdo favorável – e ainda ajuda o outro site que está começando, por exemplo, a ser bem ranqueado com seu link. 

Se você julga que ele merece e vocês não são concorrentes, por que não ajudar? Lembre-se que fortalecer seu relacionamento com outros sites é ótimo para um link building bem sucedido!

Esclarecendo o SEO On Page e SEO Off Page

Apesar de distintos, SEO On Page e SEO Off Page, é o primeiro que, normalmente, é o mais praticado pelos profissionais de marketing.

Isso significa que a maioria das pessoas prioriza o Otimização SEO internamente, sem maiores preocupações com as páginas externas.

Certamente, essas foram as primeiras lições que você aprendeu quando iniciou sua jornada, se aventurando a otimizar site.

SEO On Page é “arrumar a própria casa” antes de pensar em receber visitas! 😄 Ora, nada mais justo que ajustar títulos, subtítulos, densidade de palavras-chave, imagens e, sobretudo, gerar conteúdo de qualidade.

Você só conseguirá ser linkado por outros sites com boa autoridade se o trabalho de SEO On Page de seu site for bem feito. 

É Hora de Trabalhar Dobrado!

Mas as duas práticas são preciosas, SEO On Page e SEO Off Page, sendo válido destacar que uma não exclui a outra, muito pelo contrário, tratam-se de estratégias co-dependentes.

Afinal de contas, ninguém ser associado ou relacionado com domínios de baixa qualidade, concorda?! 

Então busque páginas com boa autoridade ou, pelo menos, com potencial para se tornarem um dia, e procure dominar o SEO On Page e SEO Off Page para seu site alcançar o tipo rapidamente!

Agora que você aprendeu sobre o trabalho On e Off Page para ter um site otimizado para SEO, já pode melhorar seu posicionamento no Google.

Entre em contato com a Cia Web Sites para saber mais sobre criação de sites. Somos especialista no assunto!

Até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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