Marcações Schema: melhore o SEO do Seu Site

Marcações Schema: melhore o SEO do Seu Site

Postado em: 05 de julho de 2018
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Se você é programador e tem dúvidas sobre a utilização dos dados estruturados, ou marcações Schema, preparamos este post imperdível que explica como usa-los a favor do marketing digital e do SEO do seu site. Não perca!

O que são dados estruturados?

Dados estruturados, também conhecidos como marcações schema ou esquema de marcação, são códigos de programação que facilitam que os mecanismos de busca encontrem seu site e/ou conteúdo conforme o assunto abordado.

Sem os dados estruturados, os mecanismos de buscas encontram o tema da sua página de acordo com o título, meta-descrição e a densidade da keyword no conteúdo. Porém, com a devida marcação a sua página se torna mais relevante!

Um exemplo de uma marcação utilizando JSON (que é a mais recomendada), fica assim:

Existe uma variedade imensa de dados estruturados, e eles devem ser usados de acordo com o assunto da página, veja mais em schema.org

Por que usar dados estruturados?

Você já deve ter se deparado com dados estruturados em suas buscas. Veja abaixo na imagem esse exemplo de dados estruturados nas pesquisas do Google:

Neste caso, trata-se da marcação Product, além disso, hoje as marcações schema atribuem uma boa relevância à sua página para que ela melhore o posicionamento e obtenha destaque nas pesquisas.

Como usar dados estruturados?

Para utilizar os dados estruturados é muito simples: basta inserir o código abaixo ao final da página, junto com os scripts. Após a inserção, você ainda deve editá-lo conforme o assunto da sua página e a estrutura concedida do Schema.org

Você pode utilizar mais de uma marcação na mesma página, como é o caso do nosso site, por exemplo, com algumas páginas que possuem mais de três marcações.

Exemplo prático de marcações Schema dos tipos mais comuns

Vamos analisar o site Vip Baterias Automotivas como exemplo funcional das marcações schema. Ele é institucional e também conta com uma vitrine virtual:

Estas são todas as marcações presentes no website, o que torna a leitura e classificação do Google mais fácil na hora de ranquear as páginas.

Para ficar mais didático, vamos abordar uma marcação de cada vez e comentar:

PostalAddress

No Schema Postal Address é onde ficam as informações de endereço e localização, como você pode conferir acima, nela constam:

  • addressLocality -> Cidade
  • addressRegion -> Estado
  • streetAddress -> Rua, número e bairro
  • telephone -> Telefone com DDD e o código do país
  • email -> E-mail
  • AddressCoutnry -> Endereço do país
    • addressCountry -> País

ou seja,

Organization

A marcação Organization refere-se às informações da empresa, como:

  • Name -> Nome da empresa
  • url -> Link do site
  • logo -> URL da logomarca
  • Address -> endereço
    • addressLocality -> Cidade
    • postalCode -> CEP
    • streetAddress -> Rua, número, bairro
  • ContactPoint -> Contato
    • telephone -> Telefone
    • email -> E-mail
    • contactType -> Tipo de contato
    • areaServed -> Código do país
    • avaliableLanguage -> Idioma

Ou seja:

LocalBusiness

A marcação LocalBusiness trata de informações de um negócio/empresa local, constando:

  • Name -> Nome
  • telephone -> Telefone
  • email -> E-mail
  • image -> logomarca
  • currenciesAccepted -> Moeda aceita
  • paymentAccepted -> Formas de pagamento
  • openingHours -> Horário de funcionamento
  • priceRange -> Média de preço
  • Address -> Endereço
    • addressName -> Endereço, número, bairro

Ou seja:

BreadcrumbList

Já a marcação Breadcrumblist refere-se ao próprio breadcrumb usado no site.

Product

Sem dúvida alguma, a marcação Product é a que oferece maior resultado. Nela constam todas as informações do produto:

  • Image -> Imagem
  • url -> Link do produto
  • name -> Nome
  • itemCondition -> Estado (novo, usado)
  • availability -> em estoque/sem estoque
  • priceCurrency -> moeda
  • price -> Preço
  • OfferedBy -> Informações básicas da empresa
    • Name -> Nome da empresa
    • Logo -> Logomarca
    • url -> Link da empresa

Ou seja:

Como testar os dados estruturados?

Recentemente, o Google lançou uma ferramenta de teste de dados estruturados, com ela você poderá testar a sua página para saber se está funcionando corretamente ou se possui erros, tanto na semântica quanto nos itens da estrutura. Assim fica fácil, né?!

Massa é poder entender mais sobre as marcações Schema! Acompanhe nosso blog e confira novas informações.

Se você não é programador e quer otimizar seu site, não se esqueça de contatar a Cia Web Sites.

E se resta alguma dúvida, deixe seu comentário, será um prazer ajuda-lo.

Até a próxima! 😉

Analista de sistemas, conheci a otimização de sites (SEO) em meados de 2009 e venho me aperfeiçoando desde então. Nas horas vagas me dedico a projetos pessoais de publicidade e desenvolvimento. São poucas as coisas que gosto e quase todas envolvem tecnologia.

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