Link Building: entenda de uma vez por todas o que é

Você sabe o que é link building? Bom, se você não sabe o que é, é bem provável que esteja deixando passar uma parte muito importante da estratégia de SEO…

Resolvemos fazer um apanhado sobre o tema para que você conheça, entenda sua importância e saiba quais são as principais formas de trabalhar o link building. Continue a leitura para conferir!

O que é o Link Building?

O Link Building, como o termo em inglês sugere, é o processo de construir links e agrupar o maior número possível deles redirecionados ao site de sua marca. 

Nada mais é do que você conseguir links de outros sites apontando para o seu, os famosos Backlinks.

Link Building e as mudanças no Google

Alterações no Google transformaram o trabalho de SEO, que é a otimização dos sites para os mecanismos de buscas.

Desde que o Google lançou os algoritmos Panda, Penguin e Hummingbird, as coisas começaram a ficar mais complexas. 

O que antes era uma receita de bolo, que todo mundo seguia sem grandes dificuldades, começou a apresentar uma maior complexidade, exigindo mais esforços, estudos, análises e tentativas de acertos e erros. 

O Google se tornou mais exigente e detalhista para ranquear os sites em sua SERP ou página de resultados.

A alguns anos atrás, além de conteúdo (não necessariamente de qualidade), qualquer backlink que você conseguia para seu site era bem considerado pelo Google. 

Isto significava que, se por exemplo, um site que estava na primeira posição para a palavra-chave buscada “marcenaria” tivesse 10 backlinks, era só você conseguir 11 backlinks com o texto âncora “marcenaria”, que você conseguiria passá-lo.

Exemplo do link com o texto âncora: <aref=”http://meusite.com.br”>marcenaria</a>. 

Mas isso mudou e o Google agora leva em consideração a qualidade dos links que você insere nas suas páginas e também aqueles que linkam para o seu site.

Link building e vendas

Com mais links redirecionando para seu site, a tendência é que o fluxo de visitantes aumente, assim como os comentários e a viralização nas redes sociais relacionados à sua marca. 

Com mais pessoas falando sobre isso, outras pessoas tendem a ficar mais curiosas, indo atrás do conteúdo que você oferece, compartilhando e comentando.

E a construção de links age diretamente nessa parte do processo de vendas virtuais. 

Ele irá fazer com que os clientes e potenciais clientes encontrem seu site de maneira mais fácil e direta, facilitando o relacionamento entre marca e cliente, e também aumentando drasticamente os números de vendas.

Independentemente das estratégias adotadas para o SEO de um site, o Link Building sempre foi um dos mais importantes trabalhos a serem realizados, e, associado ao conteúdo, pode ser a peça chave para o sucesso. 

O SEO, pode ser divido em “On Page”, ou seja, tudo que é feito internamente no site, e “Off Page”, que é basicamente o Link Building.

Para que um produto seja vendido, é necessário que os possíveis consumidores saibam que ele existe. 

Não adianta oferecer um produto ou serviço mais barato e com maior qualidade do que a concorrência, mas não saber como anunciá-lo e vendê-lo. 

Saber utilizar os meios digitais atuais para a comunicação entre marca e clientes é essencial.

E, por isso, uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade de uma marca e, consequentemente, as vendas na internet é o Link Building

Como já dissemos mais acima, esse é um conceito que, de forma resumida, serve para espalhar pela internet diversos links que redirecionam o cliente ao site do seu produto ou serviço. 

Ele também permite a otimização orgânica da página em questão, facilitando a busca pelas ferramentas que realizam esse serviço.

Com a total integração entre mercado e plataformas digitais que ocorre atualmente, o melhor vendedor é aquele que sabe utilizar todas as ferramentas disponíveis no mundo digital ao seu favor. 

Isso inclui principalmente os mecanismos de busca atuais e a propaganda mencionada em sites relacionados. Com isso, a indicação para a marca será sempre maior, elevando os resultados de venda.

Mas, existe certa dificuldade em se adequar um negócio ao mundo digital. 

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Fazer com que a marca apareça em meio a diversos outros nomes do mercado, possivelmente mais famosos, é uma tarefa árdua, e exige conhecimento por parte do profissional responsável por esse serviço. 

Para isso que o Link Building, ou geração de links, é a estratégia mais utilizada, entre diversas outras ferramentas.

Link Building e o SEO

Além de atrair clientes através do clique nos links espalhados pela web, essa é uma prática que facilita muito o bom posicionamento de sua página nos mecanismos de busca. 

Mesmo que o site tenha um ótimo trabalho de SEO, esteja totalmente otimizado e seu conteúdo seja bom, ainda é preciso pegar alguns atalhos para que os mecanismos consigam entender dessa forma.

Afinal, os link buildings ajudam a promover páginas do seu site, agrupando o maior número possível de links direcionando a ele.

Esta técnica gera “buzz” ou burburinho, um conceito do marketing digital que traduz bem a interação que o link building viabiliza.

Basicamente, essas páginas que contém links para o seu site fortalecem sua credibilidade nos mecanismos de busca porque quanto mais você é referenciado externamente, mais o Google entende que você possui autoridade dentro daquele assunto.

Como fazer Link Building

Ter links em sites de referência e antigos no mercado, faz com que a autoridade desses sites sirva como um referenciamento e balizamento da qualidade do seu. 

Em uma analogia com o mercado tradicional, seria como ter a recomendação de um profissional de credibilidade no mercado. 

Quanto mais recomendações (links) para o seu site aparecerem na web, mais o Google e os demais mecanismos irão entender a relevância da sua página.

Sempre é bom lembrar que estes links têm que vir de forma natural, ou seja, os outros sites terão que considerar o seu site legal e sério para te indicar para outras pessoas. 

Isto você vai conseguir se seu site estiver bem estruturado, com um carregamento rápido (você pode analisar o carregamento do seu site através da ferramenta do Google PageSpeed), com um layout atrativo e, principalmente, que possua um conteúdo único e de excelente qualidade.

A quantidade de backlinks para meu site ajuda no rankeamento?

Na maioria das vezes sim, pois é o principal fator que o Google utiliza para ranquear os sites. Mas, deve-se tomar muito cuidado com a reputação dos sites que estão te indicando. 

Por exemplo: se você tem um site de escritório de advocacia e recebe um link de um site de culinária, e este link está totalmente fora do contexto, o Google pode considerar como black hat (trapaceando). 

Neste caso, este link pode te prejudicar, e se você tiver vários outros como este, pode te custar até uma punição.

O que você ganha com o Link Building?

Sites que têm vários links apontando para ele tendem a ficar melhor rankeados no Google. 

Isto acontece porque o Google avalia a classificação de um site de acordo com a indicação que ele recebe de outros sites (backlinks). 

Benefício do Link Building bem feito.

Infelizmente, ainda existem muitos sites bem ranqueados que não possuem links de qualidade apontando para eles, e não apresentam bons conteúdos. 

Entretanto, regra é regra e o Google é bastante enfático no sentido de que o conteúdo tem que ter bons links e que tem que merecer links de qualidade para ficar bem rankeado.

Mas, todo mundo que trabalha com SEO sabe que na prática não funciona bem assim, apesar do discurso oficial da Google. 

É comum encontrarmos sites que não têm tanta qualidade, nem tanta profundidade, e que não mereceriam estar naquela posição. 

Eventualmente, estes sites possuem um ou outro link de qualidade, ou têm uma série de links relativamente fracos, mas ainda conseguem uma posição satisfatória no ranking da SERP. 

Isto deve mudar ao longo do tempo, pelo menos é o que esperamos. Por enquanto, é trabalho do analista de SEO lidar com as adversidades e dificuldades, e descobrir, através de sua expertise, os melhores caminhos a trilhar.

Bom, esse foi um resumo com os principais pontos sobre Link Building. Mas, se ainda restaram dúvidas sobre o assunto, não tem problema! 

Deixe aí a sua pergunta nos comentários, que nós teremos o prazer em responder!

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Toni Campos
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