Cia News

Link Building – Por que e como fazer?

Link Building – Por que e como fazer?

Postado em: 19 de outubro de 2017
Compartilhe

Desde que o Google lançou os algoritmos Panda, Penguin e Hummingbird, as coisas começaram a ficar mais complexas no SEO. O que antes era uma receita de bolo, que todo mundo seguia sem grandes dificuldades, começou a apresentar uma maior complexidade, exigindo mais esforços, estudos, análises e tentativas de acertos e erros. O Google se tornou mais exigente e detalhista para ranquear os sites em sua SERP.

Independentemente das estratégias adotadas para o SEO de um site, o Link Building sempre foi um dos mais importantes trabalhos a serem realizados, e, associado ao conteúdo, pode ser a peça chave para o sucesso. O SEO, pode ser divido em “On Page”, ou seja, tudo que é feito internamente no site, e “Off Page”, que é basicamente o Link Building.

Veja abaixo, algumas dicas importantes. 

O que é Link Building?

Link build nada mais é do que você conseguir links de outros sites apontando para o seu, os famosos Backlinks.

A alguns anos atrás, além de conteúdo (não necessariamente de qualidade), qualquer backlink que você conseguia para seu site era bem considerado pelo Google. Isto significava que, se por exemplo, um site que estava na primeira posição para a palavra-chave buscada “marcenaria” tivesse 10 backlinks, era só você conseguir 11 backlinks com o texto âncora “marcenaria”, que você conseguiria passá-lo.

Exemplo do link com o texto âncora: <a href=”http://meusite.com.br”>marcenaria</a>. 

A quantidade de backlinks para meu site ajuda no rankeamento?

Na maioria das vezes sim, pois é o principal fator que o Google utiliza para ranquear os sites. Mas, deve-se tomar muito cuidado com a reputação dos sites que estão te indicando. Por exemplo: se você tem um site de escritório de advocacia e recebe um link de um site de culinária, e este link está totalmente fora do contexto, o Google pode considerar como black hat (trapaceando). Neste caso, este link pode te prejudicar, e se você tiver vários outros como este, pode te custar até uma punição.

O que você ganha com o Link Building?

Sites que têm vários links apontando para ele tendem a ficar melhor rankeados no Google. Isto acontece porque o Google avalia a classificação de um site de acordo com a indicação que ele recebe de outros sites (backlinks). Sempre é bom lembrar que estes links têm que vir de forma natural, ou seja, os outros sites terão que considerar o seu site legal e sério para te indicar para outras pessoas. Isto você vai conseguir se seu site estiver bem estruturado, com um carregamento rápido (você pode analisar o carregamento do seu site através da ferramenta do Google PageSpeed), com um layout atrativo e, principalmente, que possua um conteúdo único e de excelente qualidade.

Benefício do Link Building bem feito.

Benefício do Link Building bem feito.

Infelizmente, ainda existem muitos sites bem ranqueados que não possuem links de qualidade apontando para eles, e não apresentam bons conteúdos. Entretanto, regra é regra e o Google é bastante enfático no sentido de que o conteúdo tem que ter bons links e que tem que merecer links de qualidade para ficar bem rankeado.

Mas, todo mundo que trabalha com SEO sabe que na prática não funciona bem assim, apesar do discurso oficial da Google. É comum encontrarmos sites que não têm tanta qualidade, nem tanta profundidade, e que não mereceriam estar naquela posição. Eventualmente, estes sites possuem um ou outro link de qualidade, ou têm uma série de links relativamente fracos, mas ainda conseguem uma posição satisfatória no ranking da SERP. Isto deve mudar ao longo do tempo, pelo menos é o que esperamos. Por enquanto, é trabalho do analista de SEO lidar com as adversidades e dificuldades, e descobrir, através de sua expertise, os melhores caminhos a trilhar.

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!