IP Dedicado: confira sua importância para o SEO

IP Dedicado: confira sua importância para o SEO

Postado em: 19 de novembro de 2018
Compartilhe

Algumas pessoas usam o IP Dedicado e a maioria ainda utiliza o IP Compartilhado, mas qual deles ajuda a impulsionar seu site? Saiba agora!

IP Dedicado, servidor dedicado, hospedagem dedicada ou hospedagem compartilhada, servidor compartilhado e IP compartilhado🤯. Muita gente faz confusão na hora de diferenciar estes termos.

Se você é um empreendedor, saiba que essa distinção é muito importante na hora de escolher qual o tipo de hospedagem irá contratar para o seu site. E mais, será que isso interfere na posição do seu site no Google?

IP Dedicado: o que é?

Antes de abordar a relevância do IP dedicado, você precisa entender o que é IP: Internet Protocol é um rótulo único que existe para identificar cada computador conectado à rede, e funciona como um endereço.

Essa descrição é composta por um código feito de uma longa sequência numérica como 192.168.0.1. Entretanto, para acessar um website, você digita apenas o nome dele, www.nomedaempresa.com.

Em alguns casos, você pode nem saber qual é o site, mas deduz digitando o nome da empresa e localiza rapidamente, não é mesmo?! Isso porque este endereço fácil de lembrar, geralmente atribuído às marcas, é apenas um atalho que facilita a memorização e acesso prático aos websites.

Agora imagina se, em vez do nome, você tivesse que lembrar um longo código numérico de cada site favorito seu?

Haja “Memória Ram” disponível… 😅

IP Dedicado: como funciona?

Em se tratando de IP Dedicado, essa codificação – que é o IP real – se torna única, ou seja, o site ganha uma numeração exclusiva.

Além disso, o IP dedicado é uma maneira de mostrar ao Google que o site investe em infra-estrutura e que possui um endereço único, ou seja, não terá outro site com vírus ou problemas no mesmo endereço.

Porém, é muito comum que um site seja hospedado em um servidor compartilhado, resultando em apenas um IP para milhares de outros websites.

O contrário ocorre quando o site não compartilha seu servidor com nenhum outro, um serviço bem mais caro conhecido como servidor dedicado.

Continue acompanhando para entender se isso pode afetar no ranqueamento do site.

Para que Serve o IP Dedicado?

Bom, você sabe que o SEO (Search Engine Optimization / Otimização para Mecanismos de Busca) facilita que o cliente encontre seu site. Partindo desse pressuposto, o IP vai servir para dizer onde seu site está hospedado.

Enquanto os sites hospedados em servidores exclusivos têm a vantagem de ter seu próprio endereço de IP dedicado, os websites em planos de hospedagem compartilhada terão que dividir o mesmo endereço de IP hospedado com outras contas.

Portanto, a recomendação aqui é muito simples: se puder, prefira a hospedagem na web com um IP dedicado!

Isso porque o uso de um endereço de IP compartilhado pode levar a uma série de possíveis ameaças de segurança e discriminação por parte dos motores de pesquisa. Mas a pergunta que não quer calar é:

Por que o IP Dedicado é Tão Importante?

IP Dedicado

  • Beneficia o Tráfego na Web Se você tem um site que gera um bom volume de tráfego, você deve ter um IP dedicado que ajude a manter e aumentar a velocidade de carregamento, e elimine alterações como travar a qualquer momento devido a tráfego intenso;
  • Viabiliza Certificados de Segurança → Se você tem uma loja online e permite que os clientes façam compras usando cartões de crédito, você precisa instalar um certificado SSL, entretanto, esse certificado tem um peso maior quando você também possui um IP dedicado;
  • Protege as Atividades do Site Ter um IP dedicado significa não compartilhar o servidor com outras contas (sites) e, automaticamente, não se preocupar com outros sites executando scripts que colocam todo o servidor em risco;
  • Melhora a Colocação nas Buscas O Google dá mais importância aos sites com endereços de IP dedicados. Especialmente, comparado ao IP compartilhado, seu IP dedicado tem maior probabilidade de obter um melhor PageRank;
  • Ativa Funcionalidades de Hospedagem → Muitas funções de websites só podem ser habilitadas em IP dedicado e não em IP compartilhado, como o FTP Anônimo, que permite usar programas FTP para acessar arquivos do seu site;
  • Aumenta a Identidade Comercial → Um IP dedicado também ajuda a criar a confiança de seus clientes e clientes potenciais em seu negócio.

Como o IP Compartilhado Afeta o Ranqueamento do Site?

Existe uma forte especulação na web de que os endereços IP compartilhados obtém uma classificação mais baixa nos mecanismos de pesquisa do que os sites com um IP dedicado.

Embora ninguém possa afirmar com total certeza – exceto os profissionais responsáveis por criar os algoritmos do Google👑 – alguns especialistas em SEO fizeram uma pesquisa extensa até chegar a um consenso.

Uma das maiores vantagens que os sites com IP dedicado possuem é a velocidade de carregamento mais rápida, e é certo que isso agrega um ponto positivo quando os mecanismos de busca qualificam seu site.

Esta vantagem também se aplica ao visualizar um site do ponto de vista de um consumidor. Ou seja, se um site compartilha seu  IP com centenas ou milhares de outras contas, significa que as velocidades de carregamento serão consideravelmente mais lentas, o que impacta negativamente na experiência ou decisão de compra do usuário.

O IP Dedicado e a Hospedagem

Portanto, hospedar em um servidor dedicado automaticamente fornece um IP dedicado, enquanto a hospedagem compartilhada, não.

Na hora de escolher qual o melhor tipo de hospedagem para o seu site, você vai encontrar empresas que não informam a diferença dos serviços: vendem o IP Dedicado, porém, costumam hospedar seu site em um servidor compartilhado.  😱

Neste caso, apesar de você comprar um IP dedicado, a hospedagem compartilhada pode acarretar as mesmas desvantagens como carregamento lento e controle limitado.

Pior ainda, a compra de um endereço IP dedicado em um servidor compartilhado não protege seu site da “blacklist” do Google, caso seu “vizinho de servidor” seja bloqueado por hospedar contas ilegais ou pornográficas.

Estas listas negras servem para reconhecer que o site está em servidor compartilhado, apesar de seu IP dedicado, e costumam penalizar de acordo com a leitura do algoritmo.

Portanto, a única maneira de impedir que um site seja derrubado por problemas dos vizinhos (sites maliciosos) é hospedá-lo em um servidor exclusivo, com IP dedicado.

Cuidado na Hora de Escolher a Hospedagem!

Você já viu que os IPs dedicados não aceleram o desempenho do seu site se estiverem em um servidor compartilhado. Isto é especialmente importante em relação ao SEO.

Quanto mais lento o site carregar, mais difícil será para ser indexado pelos algoritmos de busca. Isso leva a menos páginas internas aparecendo nas pesquisas e diminuiu a classificação SERP e a autoridade de domínio do site.

Portanto, tenha cuidado com os provedores de hospedagem que anunciam um desempenho mais rápido depois de comprar um IP dedicado em um plano de hospedagem compartilhada.

Só feche negócio se a agência de criação de sites tiver um servidor potente o suficiente para suprir com folga a necessidade de cada cliente, sem afetar na velocidade do carregamento. Se certificando disso, certamente seu site terá  o desempenho merecido. 👍

Melhore Seu Posicionamento no Google

Mas de nada adianta contratar um serviço de IP Dedicado se você não tiver um bom site.

Evitar o IP compartilhado é uma medida excelente, mas em se tratando de SEO, existem muitas outras características que você precisa incluir em seu check-list como:

  • A produção de conteúdos de qualidade que interesse ao seu público;
  • O design responsivo para acesso rápido em dispositivos mobile;
  • Um layout bonito e intuitivo que facilita a navegação, etc.

Estes são apenas alguns fatores básicos que colocam seu site no topo das pesquisas, o que, obviamente, requer trabalho e dedicação.

Então, que tal deixar com quem realmente entende do assunto? Além de fornecer um IP Dedicado e Hospedagem Segura, a Cia Web Sites elabora um projeto de site para que sua marca atenda às necessidades do seu público enquanto melhora seu posicionamento nas buscas.

Aqui, não utilizamos atalhos que colocam seu site em risco, levamos a hospedagem a sério e prestamos um serviço credível e eficaz.

Entre em contato com a Cia Web Sites e altere já seu domínio para IP Dedicado.

Jornalista que ama a criatividade digital. Sobreviveu à infância sem internet, e pertence à geração que deve (ria) equilibrar Vida Real x Virtual. Quando debutante, conheceu e mergulhou no Mar Cibernético, de onde nunca mais saiu. Dizem que, de vez em quando, emerge das profundezas, pesca ideias do mundo real e volta a viver entre os navegantes, “marketizando” as experiências da superfície.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!