H1, H2 e H3: como salvar seu SEO utilizando Heading Tags

Janu França Por Janu França em 20 setembro, 2021 ~ 4 minutos de leitura
H1, H2 e H3: como salvar seu SEO utilizando Heading Tags

Quando falamos de conteúdos estratégicos, é preciso adotar uma série de técnicas e práticas de otimização para se destacar entre os resultados de busca orgânica. Nesse sentido, algumas dessas práticas tem como objetivo facilitar o rastreamento das páginas por parte dos robôs. Já outras, melhoram a experiência do leitor, fator muito importante quando falamos de conteúdos para a internet. Além disso, também existem as técnicas de SEO, que atendem ambas as necessidades de forma simultânea. Um exemplo, são as heading tags h1, h2 e h3

Com isso, para que você entenda melhor essa prática, preparamos este conteúdo com informações importantes sobre esse assunto. Continue a leitura e entenda como utilizar as heading tags para melhorar o SEO de suas páginas.

O que são Heading Tags (H1, H2 e H3)?

Geralmente, quando vamos produzir um texto, nós utilizamos tamanhos de fontes diferentes para destacar o título e os subtítulos, correto? Mesmo que de maneira intuitiva, nós utilizamos esse recurso para proporcionar uma experiência mais agradável em termos de leitura.

Nesse sentido, um conteúdo presente na página de um site precisa oferecer tanto uma leitura agradável para o leitor, quanto facilitar o rastreamento por parte dos algoritmos. Dessa forma, os robôs só serão capazes de diferenciar um título e os tópicos mais relevantes do resto do conteúdo da página, se o conteúdo estiver devidamente tagueado no HTML. E isso é feito através das heading tags. 

As heading tags ou “tags de cabeçalho”, como também são conhecidas, seguem uma escala que vai do h1 até o h6. Dessa forma, elas estabelecem uma ordem hierárquica das informações. Com isso, elas são inseridas no HTML da página indicando a que trechos do conteúdo o título, subtítulos e tópicos de destaque devem ser vinculados.

Importância das Heading Tags

Não são exatamente precisos todos os fatores que influenciam no ranqueamento orgânico de um conteúdo. No entanto, é certo que o Google tem como objetivo entregar aos usuários os melhores resultados correspondentes à sua busca. Ou seja, as páginas que possuem um conteúdo rico sobre o assunto pesquisado e que também entregam uma boa experiência para o leitor, tem grandes chances de se destacar entre os resultados de busca.

A seguir vamos abordar alguns dos pontos que tornam o uso das heading tags de suma importância. 

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Informar o assunto da página para os mecanismos de busca

Utilizando as heading tags de maneira correta, você irá informar aos algoritmos sobre do que se trata a página em questão. Isto é, o título e os subtítulos são espaços valiosos para se explorar as palavras-chaves relevantes para a página.

H1, H2 e H3 Melhora a experiência de leitura do usuário

Organizar o conteúdo por meio de subtítulos e tópicos, é essencial para melhorar a sua legibilidade. Com isso, tal estrutura irá ajudar a dividir o texto tornando a leitura muito mais fácil e também agradável para o usuário. Inclusive, o leitor pode estar em busca de uma informação específica e, dessa maneira, fica mais simples dele encontrá-la.

Importante recursos de acessibilidade

É importante promover uma boa experiência para todos os usuários. Neste sentido, as tecnologias assistivas, entregam uma experiência melhor de navegação e leitura quando o site implementa as heading tags devidamente. Tais tecnologias são utilizadas por pessoas que possuem limitações físicas e visuais para navegar na internet.

Hierarquia das Heading Tags

Como citamos anteriormente, as heading tags possuem um escala de 1 a 6 (h1 ao h6) com o objetivo de estabelecer uma organização hierárquica das informações. Com isso, a tag H1 é mais importante e a ela deve ser atribuído o título principal do conteúdo.  

Já as tags H2 são vinculadas aos subtítulos, as tags h3 indicam outros trechos de destaque com menor relevância e assim por diante. Contudo, raramente encontramos conteúdos com as tags h5 e h6. 

Exemplo de uso H1, H2 e H3:

Esse próprio artigo pode ser tomado como exemplo. Vejamos sua estrutura em termos de tags:

  • H1: H1, H2 e H3: como salvar seu SEO utilizando Heading Tags
  • H2: o que são heading tags (H1, H2 e H3)?
  • H2: Importância das heading tags
  • H3: Informar o assunto da página para os mecanismos de busca
  • ” ” 3: Melhora a experiência do usuário
  • ” ” 3: Importante recursos de acessibilidade
  • H2: Hierarquia das heading tags  

Para entender ainda melhor a hierarquia das heading tags, vamos pensar da seguinte forma:

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

Solicitar uma proposta

  • H1 = A cidade onde você vive
  • H2 = Seria o Bairro
  • H3 = A rua
  • H4 = O condomínio;
  • H5 = o prédio
  • H6 = seu apartamento.

Ou seja, é como se uma coisa estivesse “dentro” da outra. Por isso, é preciso respeitar esta hierarquia, pois tanto do ponto de vista do SEO quanto do ponto de vista da experiência do usuário, desrespeitá-la pode tornar a estrutura do conteúdo estranha e confusa. Como resultado, isso pode prejudicar o entendimento dos leitores e até o rankeamento do site nos resultados de busca.

É importante informar que, ao editar sua página com o WordPress, basta selecionar o trecho do conteúdo como H1, H2, H3 e etc, para que a própria plataforma insira as tags no HTML.

E então? Pronto para começar a aplicar as heading tags nos seus conteúdos na internet! Continue acompanhando o blog da Cia Web Sites e assine nossa newsletter para não perder nenhuma informação sobre o universo do marketing digital.