Entenda sobre a importância de trabalhar com link building

O link building faz parte do marketing digital, podendo agregar bons resultados para a sua página, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu site.

Você já deve ter notado, durante a leitura de um artigo na internet, que ele trazia algumas palavras ou expressões destacadas, com um link atrelado a elas.

Assim, se você clicar nessas palavras, será redirecionado para uma outra página, sendo ela do mesmo site ou não, para que você possa complementar o entendimento do que está lendo.

Um exemplo disso pode ser o de uma pessoa que está lendo um artigo sobre a organização de eventos e, dentro de uma lista de equipamentos indispensáveis, ela vê a expressão “gerador silencioso a diesel” destacada com um link.

Esse link pode direcioná-la tanto para um texto sobre um gerador silencioso quanto para uma página de locação ou de compra do item.

Essa linkagem entre sites é bem vista pelos parâmetros do Google, fazendo com que a sua página ganhe maior autoridade na internet e, consequentemente, traga mais visitantes para o seu site.

Neste artigo abordaremos o conceito de link building e exemplos de utilização, para que você possa incluí-las na sua página o quanto antes e alcançar bons resultados.

O que é link building?

Em termos gerais, o link building é uma forma de ligar páginas por meio de links. Isso quer dizer que são criadas pontes entre elas, para que o aumento de tráfego possa trazer maior relevância para o site.

O link building está entre as principais estratégias de SEO, justamente porque ele é uma maneira relativamente simples de fazer com que mais pessoas venham até a sua página pela indicação feita por um outro site.

Mas é preciso tomar alguns cuidados para que o link building da sua página não seja visto negativamente pelos parâmetros do Google.

Para escolher uma página adequada para realizar o link building no seu site, você deve:

  • Verificar se o link possui sinergia com o seu negócio;
  • Considerar relevância do conteúdo postado;
  • Analisar o número de seguidores da página;
  • Consultar se o link está funcionando adequadamente;
  • Entre outros pontos.

Apesar de que por muito tempo as pessoas utilizavam o link building sem muitos critérios, hoje é preciso avaliar a sinergia da página que você está linkando com o seu conteúdo.

Isso quer dizer que uma página que fale sobre os benefícios do controle de acesso digital deve se preocupar em oferecer conteúdos dentro do contexto do que está sendo dito.

Nesse sentido, não é uma boa ideia fazer a linkagem com temas totalmente distintos, como levar o seu cliente até uma página de tendências de moda.

Além disso, é necessário que você execute o link building com páginas que contenham um material relevante para o seu público, para que eles possam complementar a leitura do assunto.

Analisar o número de seguidores da parceira também faz com que você saiba se a linkagem vai ser uma boa estratégia, já que as páginas que possuem uma grande quantidade de leitores certamente levam até eles informações valiosas.

E, por fim, antes de linkar um site com o seu, verifique se a página está funcionando corretamente.

Isso, porque os sites fora do ar são vistos negativamente pelo Google, fazendo com que você perca o posicionamento no buscador.

Depois de entender mais sobre o conceito do link building, no próximo tópico serão abordados alguns exemplos de aplicação para o seu site.

Tipos de link building

Existem diferentes formas de aplicar o link building no seu site. Entre elas, podemos elencar: o Guest Post, o Co-Marketing, a Linkagem interna, etc.

Com o Guest Post, você pode criar parcerias interessantes, levando os seus clientes a entenderem mais sobre um determinado assunto como impressão adesivo transparente com uma autoridade no assunto.

Contar com um convidado para uma postagem especial no seu site pode ser uma forma bastante eficiente de link building, alavancando sua audiência.

No Co-Marketing, a ideia também é ter uma parceria, onde duas empresas podem se unir para distribuir um bom conteúdo, seja um webinar, um e-book ou outros tipos de materiais.

A linkagem interna é um modo eficiente de compartilhar conteúdos relacionados que estejam nas páginas dentro do seu site. Assim, você enriquece um determinado artigo com links complementares.

Essas são apenas algumas das principais opções do link building.

 

Ao aplicar essas estratégias de SEO, você não só pode aumentar a sua audiência como também fortalecer a sua marca, conseguindo se manter como uma autoridade no seu segmento e entre as primeiras posições nos principais buscadores.



Toni Campos

Toni Campos

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

Comentários