Dicas para a produção de conteúdo e SEO para escritórios de advocacia e outros negócios

Se você tem um escritório de advocacia ou um negócio semelhante na forma de prestação de serviços às pessoas, tal como consultórios de psicologia, escritório de arquitetura, etc., por vezes já deve ter pensado em como é possível estabelecer sua presença online e poder atrair mais clientes através da internet.

Para que isso aconteça, é necessário investir pesado na produção de conteúdo e em SEO. Se você deseja saber mais sobre o assunto e como ele pode ser aplicado a esse segmento especificamente, continue com a leitura deste post.

Produzindo conteúdo de qualidade para clientes de escritórios de advocacia e negócios diversos

Bom, se você quer estabelecer uma presença na internet de forma sólida, é necessário produzir conteúdo para seu público alvo em um site ou blog.

Essa é a melhor maneira de fazer com que as pessoas cheguem até você de maneira orgânica, sem que você tenha que pagar por anúncios no Google. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site ABA Journal, cerca de 33% dos clientes de escritórios de advocacia procuram pelos serviços de um advogado através da internet antes de contratar um profissional.

É uma parcela muito grande de clientes em potencial que não podem ser deixados de lado. E uma forma de prospectá-los é essa: produzindo excelente conteúdo que seja capaz de tirar dúvidas e de informar com o objetivo de atrair seu público alvo. 

Vamos a um exemplo prático: suponhamos que o seu escritório seja especializado em direito de família. Produza um texto que tire dúvidas sobre pensão alimentícia, como quem pode requerê-la, quais são as exceções, etc. 

Assim, as pessoas que estão passando por uma situação que envolva pensão alimentícia podem chegar até o seu conteúdo. Se ele for bom o suficiente, é muito provável que os leitores considerem entrar em contato com a sua firma caso precisem de um advogado da área. 

Dicas de SEO para criar conteúdo para escritórios de advocacia

No mundo da internet não basta apenas produzir conteúdo de qualidade e esperar que as pessoas o encontrem por sorte. As coisas não acontecem assim. Há todo um trabalho que precisa ser feito para que ele seja bem ranqueado e chegue até a primeira posição. 

Isso porque o Google e outros mecanismos de busca contam com uma série de requisitos para eleger um conteúdo como realmente bom e mostrá-lo para um número maior de pessoas. 

Geralmente, a primeira posição do Google ganha cerca de 1 terço de todo o tráfego e o número vai diminuindo à medida que o posicionamento diminui. 

Figurar entre as primeiras posições do Google é um atestado de autoridade no segmento, pois significa que o seu conteúdo é melhor que uma série de outros posts de concorrentes, segundo os requisitos do próprio Google.

Se você quer garantir uma boa posição no Google, além do marketing de conteúdo, deve incluir em sua estratégia de marketing digital as técnicas de SEO para que esse conteúdo obtenha o destaque e a visibilidade necessários. 

Defina suas personas

Uma de suas primeiras ações na jornada digital é definir corretamente suas personas, ou seja, perfis fictícios dos seus clientes ideais, a partir de dados identitários como nome, idade, gênero, profissão e nível de escolaridade, etc.  

Vamos seguir no exemplo anterior dos escritórios especializados em direito da família. Uma de suas possíveis personas pode ser Carla, uma mulher de 36 anos que trabalha como auxiliar administrativa e é mãe de dois filhos de 5 e 8 anos.

Carla se separou do ex marido há 1 ano e 7 meses e, desde então, ele se recusa a pagar a pensão dos filhos, deixando Carla responsável por todas as despesas dos filhos. 

Carla está em dúvida de quais medidas legais pode tomar em relação a isso. Lembrando que se trata de uma pessoa hipotética, que, no entanto, tem muito em comum com os clientes que você quer atender. 

Sendo assim, você deve produzir conteúdo pensando em responder as principais dúvidas de Carla, pois assim é bem possível que ela entre em contato com o seu escritório.

Pense em quais serão as palavras-chave que Carla e suas outras persona provavelmente usariam, como por exemplo “pensão alimentícia” e palavras-chave de cauda longa para buscas ainda mais específicas, como “como obrigar ex marido a pagar pensão”.

Um dica para encontrar essas palavras que formam questões relacionadas às dúvidas dos seu clientes é usar o site Answer to the public. Ele é capaz de revelar as principais perguntas feitas ao Google sobre temas, assim é possível responder a elas de forma mais direta. 

Onde publicar esse conteúdo?

O tipo de conteúdo no qual as pessoas estão mais familiarizadas são os posts para blog e formato de texto. No entanto, muitas pessoas, e provavelmente parte do seu público, se interessa também por conteúdo em vídeo e em aúdio. 

Os podcasts, por exemplo, estão super em alta no momento. Você pode gravar um “programa de rádio” respondendo as principais dúvidas de clientes sobre determinado assunto ou então uma espécie de mesa redonda com colegas de profissão. 

Além disso, também é indicado produzir conteúdo em forma de imagem, como os infográficos, onde você pode produzir listas, passo a passos, check lists, dentre outros.

Mas onde “abrigar” esse conteúdo todo? O ideal é investir na criação de um site profissional para receber as visitas dos seus clientes em potencial. Um site otimizado, desenvolvido desde o início pensando em obter uma boa leitura do Google. 

Além disso, deve-se pensar em um site responsivo, ou seja que abra de forma rápida e fácil em diferentes dispositivos móveis, tais como tablets e celulares, já que grande parte das buscas no Google hoje em dia vêm de smartphones. 

Um site jurídico com conteúdo de autoridade e relevância se torna uma grande ferramenta para sua estratégia online, pois além de ser uma oportunidade de você educar o seu público, também é uma maneira de trabalhar na atração de clientes. 

Promovendo seu conteúdo 

O SEO é uma maneira de fazer com que o Google considere o seu conteúdo como de qualidade e de ajudar a garantir a primeira página. Mas é possível ir além na hora de divulgar seus posts. 

As redes sociais são uma excelente forma fazer isso. Criar uma página no Facebook de um escritório de advocacia é uma ação básica. Nela você pode compartilhar os conteúdos que produzir no blog e engajar e interagir ainda mais com o público. 

Além do Facebook, o LinkedIn também é uma excelente ferramenta. A rede social profissional é um espaço super fértil e aberto a publicações com teor jurídico. Sem contar que é um bom perfil também pode atrair clientes. 

Concluindo

Por último, é importante lembrar que a produção de conteúdo deve levar em consideração a mensuração dos resultados. Essa é uma das grande vantagens do SEO e do marketing digital em geral, é possível mensurar e acompanhar com bastante precisão os resultados. 

Ferramentas como o SemRush e o Google Analytics disponibiliza dados muito importantes, como o número de conversões, de visitantes, taxa de rejeição e muito outros. Eles são importantes para saber se um conteúdo está realmente alcançando seus objetivos.

Se você é advogado, tem um escritório de advocacia ou um negócio em qualquer área de atuação e precisa de ajuda para estabelecer a presença do seu empreendimento online, entre em contato com a Cia Web Sites!

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Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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