Core Web Vitals: Como funcionará a atualização da experiência na página?

Toni Campos Por Toni Campos em 6 julho, 2021 ~ 7 minutos de leitura
Core Web Vitals: Como funcionará a atualização da experiência na página?

Você está navegando na Internet em seu telefone para obter informações sobre um produto que deseja comprar. Nos resultados de pesquisa do Google, você vê uma página que parece promissora e entra nela. Com certeza, as informações lá são exatamente o que você queria encontrar.

Mas, a fonte é pequena e difícil de ler. A página leva muito tempo para carregar e, quando finalmente carrega, você percebe que ela não está otimizada para celular. Acima de tudo, você mal começa a rolar antes que um pop-up intrusivo apareça sobre o texto.

No exemplo acima, o conteúdo da página era excelente — mas não importava. O formato da página proporcionou uma experiência do usuário terrível, que provavelmente fez você apertar o botão “voltar” instantaneamente.

Como você pode ver, a experiência da página é uma parte crítica de qualquer campanha de marketing do Google. No entanto, isso é especialmente verdadeiro em 2021, já que a experiência da página se torna um fator oficial de classificação do Google. Se você deseja que o site de sua empresa prospere, é necessário otimizar a interação com o conteúdo.

Mas o que é exatamente a experiência da página e como você pode se preparar para a próxima atualização? Responderemos a ambas as perguntas abaixo. Leia para saber mais e assine nossa newsletter para mais dicas de marketing digital da agência com mais de 10 anos de experiência!

O que é Core Web Vitals: experiência de página?

Core Web Vitals trata-se da experiência na página de um site, é um termo abrangente usado para descrever o tipo de interação que os usuários têm com essa página. A experiência de um visitante pode ser péssima se ele:

  • tiver dificuldade para navegar em uma página;
  • achar o layout da página desagradável;
  • tiver que esperar muito para o site carregar;
  • ou tiver que enfrentar outros problemas.

A experiência da página lida essencialmente com os atributos de uma página, exceto o conteúdo. O conteúdo real da página — as informações que ela veicula — é considerado na classificação do seu site separadamente. Quase todo o restante, no entanto, joga com a experiência da página, positivamente ou não.

A experiência da página sempre foi importante para a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) e o design do site. Uma página mal projetada afastará rapidamente os usuários, o que significa que você terá dificuldade em obter leads ou conversões.

Mas neste ano, a experiência do usuário assume uma nova importância. O Google está lançando uma atualização de experiência que a torna um fator oficial de classificação em seus algoritmos. Isso significa que uma experiência de página negativa levará a página direta e imediatamente às classificações mais baixas.

Core Web Vitals: Como funcionará a atualização da experiência da página?

Anteriormente, a experiência da página impulsionava indiretamente as classificações de SEO, mas em 2021, ela se tornou um fator de classificação direto para o Google. Por outro lado, sendo a experiência da página um termo tão amplo e possivelmente subjetivo, como exatamente o Google a medirá?

Para julgar a experiência do usuário em uma página, o Google analisará várias métricas e recursos importantes, alguns dos quais contribuíam para a classificação de alguma forma. Estes recursos são:

  • Largest Contentful Paint (LCP): LCP mede a velocidade de carregamento da página. Especificamente, ele mede quanto tempo leva para o maior elemento de uma página carregar totalmente.
  • Cumulative Layout Shift (CLS): CLS mede a estabilidade dos elementos de uma página, verificando se eles se movem durante o carregamento. Se os elementos saltam pela página conforme são carregados, isso piora a experiência do usuário.
  • First Input Delay (FID): o FID mede a velocidade com que os elementos na página respondem ao clique. Se um usuário clica em um link e leva vários segundos para começar a puxar a página vinculada, isso é um problema.
  • Otimização para celular: Otimização para celular refere-se ao fato de uma página ser ou não otimizada para um dispositivo móvel. Alguns sites constroem suas páginas apenas para computadores, fazendo com que pareçam ter uma estrutura estranha em dispositivos móveis. As páginas devem ser otimizadas para ambos os formatos.
  • HTTPS: outro fator importante é se uma página é otimizada ou não com HTTPS . HTTPS garante uma conexão segura para os visitantes do site.
  • Ausência de intrusivos: os intrusivos são pop-ups e outros conteúdos que aparecem sobre o conteúdo de uma página em dispositivos móveis. Uma página com esses elementos agressivos terá uma classificação inferior.
  • Navegação segura: o Google verifica se uma página não contém programas prejudiciais, como malware, ou conteúdo enganoso, como engenharia social.

Os primeiros três desses recursos – LCP, CLS e FID – são conhecidos como core web vitals. O Google examina os principais elementos vitais da web primeiro e, em seguida, considera os outros fatores, como compatibilidade com dispositivos móveis e HTTPS. Juntos, ele usa todos eles para avaliar a experiência da página.

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Como você pode otimizar seu site para a core web vitals?

Agora que você entende como a atualização da experiência da página funcionará, o que pode fazer para se preparar para ela? Você não quer que a atualização diminua nenhuma de suas classificações, então precisa ter certeza de que as páginas do seu site atendem a todos os requisitos corretos.

Aqui estão três grandes maneiras de otimizar seu site para a atualização core web vitals!

1. Otimize as velocidades de carregamento de sua página

Quando o Google analisa a experiência da página, a primeira coisa que ele olha é a velocidade de carregamento da página. Todos os três elementos vitais básicos da web têm a ver com o tempo de carregamento. A melhor maneira de começar a otimizar, então, é melhorando a velocidade de suas páginas.

Existem várias maneiras de aumentar a velocidade da página, como:

  • limitar redirecionamentos;
  • código de redução;
  • compactando imagens;
  • cache de páginas do site.

Ao fazer cada uma dessas ações, suas páginas serão executadas com mais velocidade, proporcionando uma experiência de usuário muito melhor. Se quiser verificar os tempos de carregamento, você pode usar a ferramenta PageSpeed ​​Insights gratuita do Google para obter uma avaliação.

2. Implementar design responsivo

Outra maneira de melhorar a avaliação do Google sobre a experiência da sua página é usando um design responsivo. O design responsivo é simplesmente a prática de otimizar seu site para vários dispositivos, tanto desktop quanto mobile.

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Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

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Com um design responsivo, seu site se estruturará para caber em qualquer tela. Isso significa que não apenas os elementos visuais serão reorganizados de alguma forma, mas também funcionarão como deveriam em qualquer dispositivo. O ideal é que você crie um design assim desde o início.

3. Certifique-se de que suas páginas estão seguras e protegidas

Por fim, faça tudo o que puder para tornar seu site seguro e protegido para os visitantes. Isso significa que você deve otimizar para os recursos de segurança listados anteriormente:

  • use HTTPS;
  • proteger contra malware;
  • evite conteúdo enganoso;

Esta etapa é particularmente crucial se você administra um site de comércio eletrônico. Os usuários vão querer ter certeza de que estão seguros ao enviar suas informações financeiras quando quiserem fazer uma compra.

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