Marketing Digital
que Gera Resultados

Como otimizar arquivos PDF e melhorar o posicionamento no SEO

Como otimizar arquivos PDF e melhorar o posicionamento no SEO

Muitas vezes é melhor disponibilizar conteúdos maiores e mais completos, como ebooks por exemplo, em PDF para que a pessoa possa baixar e acessar quando quiser. Mas não basta apenas disponibilizá-los, é preciso otimizar arquivos PDF

Muitos acreditam que não vale a pena investir na utilização desse tipo de conteúdo, mas todo conteúdo deve ser otimizado.

Essa crença vem de um mito de que o Google não indexava conteúdos que não fossem HTML e que por isso eles não seriam ranqueados. Mas não é bem assim e nós vamos te explicar o porquê. 

Por que otimizar arquivos PDF?

O próprio Google já desmentiu essa crença e inclusive emitiu a seguinte declaração há alguns anos atrás:

“O Google começou a indexar arquivos em PDF em 2001 e atualmente conta com centenas de milhões de arquivos em PDF indexados.”

Isso faz cair por terra essa noção de que não vale a pena trabalhar na otimização desse formato de conteúdo. 

Tanto é que o próprio Google já avisa na serp, ou seja, na página de resultados, que um determinado conteúdo é um arquivo em PDF com um ícone na frente do título.

E otimizar arquivo PDF deve ser algo feito pensando não apenas no Google. Algumas pesquisas revelam que os usuários dão muito mais credibilidade aos conteúdos em PDF. 

Ele muitas vezes é considerado como conteúdo rico. E isso aumenta a chance de compartilhamento e de engajamento do público.   

Tendo tudo isso em consideração, é super importante que você use e abuse da otimização nos seus conteúdo em PDF para que, assim como os conteúdos em HTML, eles também sejam bem ranqueados. 

Como otimizar arquivos PDF e melhorar o posicionamento no SEO

Os arquivos PDF são uma ótima oportunidade para aumentar o tráfego para seu site.

É o que vamos mostrar nos próximos tópicos: como otimizar arquivo PDF e melhorar o posicionamento no SEO. Você vai ver que não é nenhum bicho de 7 cabeças, principalmente se já estiver habituado (a) às técnicas para páginas em HTML. 

Então vamos às nossas dicas!

O nome do arquivo e título devem ser otimizados

Muito se engana quem pensa que o nome do arquivo em PDF não é algo importante. Aqui também a otimização é necessária. Comece usando a palavra-chave no título. 

A primeira letra de cada palavra deve estar em caixa alta e as palavras devem estar separadas umas das outras por hífen.

Já o título do texto do arquivo é aquele que aparecerá nos resultado de busca para os usuários e pode ser configurado na opção “propriedades do documento” do Adobe Acrobat. 

Em termos de otimização de arquivos PDF, ele também deve contar com a palavra-chave, assim o Google entende que aquele arquivo aborda determinado assunto, além de ser bem mais interessante para o usuário que logo de cara saberá do que se trata. 

Atente-se à versão do Adobe Acrobat

Adobe Acrobat é o programa que a maioria dos usuários utiliza para abrir e ler arquivos PDF. Assim como outros programas, ele é frequentemente atualizado, sendo lançadas novas versões de tempos em tempos. 

Algumas pesquisas indicam que as pessoas levam um bom tempo para aderirem à uma nova versão, cerca de 12 a 18 meses. Sendo assim, o ideal é usar uma versão intermediária para editar seus PDFs e ser compatível com a utilizada pela maioria dos usuários. 

Links internos no seu arquivo e linkbuilding

Aqui, mais uma vez é preciso pensar em uma técnica que também é aplicada no conteúdo em HTML. É a inserção de links no arquivo PDF para aumentar o tráfego e o número de visitantes para o seu site.

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

Solicitar uma proposta

Assim como em páginas normais, os links devem ser usados de maneira natural no conteúdo. Não “force a barra” apenas para usar os links. Lembre-se também de usar os textos-âncoras de maneira correta. 

E o contrário também pode ser feito. A construção de links é uma via de mão dupla. Você pode buscar páginas relevantes para “linkar” para o seu arquivo PDF visando o aumento da autoridade e relevância desse conteúdo. 

Use textos-base

Os algoritmos do mecanismo de busca leem textos com muito mais facilidade do que leem imagens. 

Sendo assim, é muito mais aconselhável que você crie seus arquivos PDF em ferramentas de texto, como o Word, e não através de programas de edição e/ou capturas de palavras, como os feitos em ferramentas de imagens como o Adobe Photoshop.

Evite usar vetores ou arquivos bitmap. Usar imagens para ilustrar um conteúdo é ótimo, mas não exagere. Imagens em excesso podem deixar o documento muito pesado e dificultar a sua abertura, o que é péssimo para a experiência do usuário. 

Otimização do conteúdo

Já falamos mais acima sobre o uso das palavras-chave no título e no nome do arquivo. 

Além disso, é recomendado utilizá-la também ao longo do texto e logo nas primeiras linhas para que o Google entenda do que o arquivo se trata e para que logo de cara o usuário veja que seu PDF é relevante para ele. 

Pense também na hierarquização das informações para otimizar arquivos PDF para SEO. Use subtítulos, palavras-chave relacionados e complementares e use negrito e itálico para destacar informações relevantes.

Para se aprofundar no assunto, saiba exatamente o que são palavras-chave e como elas impactam o SEO do seu site

Dicas extras:

  • Proteja seu arquivo de plágio e duplicação em outros sites. Para isso, bloqueie edições e alterações no Acrobat;
  • Outra forma de proteger seu documento é especificando o autor nas propriedades do arquivo. O ideal é indicar o nome da empresa na autoria de um artigo em PDF;
  • Assim como o conteúdo HTML, o conteúdo dos arquivos em PDF devem ser responsivos, ou seja, devem ser aptos a serem abertos com facilidade e rapidez em vários dispositivos, como celulares e tablets, aparelhos que possuem as telas menores. 

O Google leva isso bem a sério e considera bastante a responsividade como um fator de ranqueamento. 

  • A versão completa do Adobe Acrobat permite que você use tags, tal como nas páginas em HTML. Você pode usá-lás nos subtítulos e no alt tag das imagens, por exemplo.

Nesse post mostramos por que é importante otimizar arquivos PDF e melhorar o posicionamento no SEO do seu site. Mostramos também algumas dicas de como você pode fazer isso e melhorar o ranqueamento no Google.

Quer saber mais sobre a criação de sites? Entre em contato com a Cia WebSites. Somos especialistas em otimização de sites e podemos te ajudar a obter os melhores resultados para seu negócio.

Faça como nossos clientes e conquiste o primeiro lugar do Google. Até a próxima!

Carreiras Cia Web Sites

Junte-se à nossa missão de fornecer serviços de marketing digital líderes do setor para empresas em todo o Brasil, ao mesmo tempo em que desenvolve seu conhecimento pessoal e cresce como indivíduo.

Posts Relacionados