Cia News

Como Otimizar a Sua Landing Page

Como Otimizar a Sua Landing Page

Postado em: 08 de junho de 2017
Compartilhe

Otimize a sua Landing Page para Converter Mais

Criar uma Landing Page é um meio bastante eficiente de se transmitir todas as informações necessárias de um produto ou serviço ao usuário em uma única página, em vez de passá-las a cinco cliques de distância.

Pode-se dizer que a landing page é como uma versão online dos anúncios de uma revista impressa. Daí, vem a necessidade de se usar técnicas gerais e de SEO para landing pages.

Por que Otimizar uma Landing Page?

Otimizar uma landing page para estar entre os primeiros resultados de busca orgânica do Google significa encurtar a distância entre o produto ou serviço oferecido e o usuário. Este encurtamento gera o benefício de entregar rapidamente ao visitante o objeto de sua busca, e extrair dele dados necessárias para sua fidelização. Isto fará com que ele seja convertido em lead mais facilmente.

Quando o visitante encontra com facilidade o que procura, a landing page otimizada gera outro benefício: fidelizar o cliente. Uma vez que ele tenha adquirido um produto e serviço de qualidade, as chances dele voltar a fazer transações com sua empresa são grandes.

A Importância das Palavras-chaves na Landing Page

Palavras-chaves são os termos que as pessoas digitam nos buscadores para encontram o que desejam. O cliente não procura diretamente por um site específico, no qual ele irá baixar o que procura, mas sim pelo termo relacionado ao que ele deseja ter acesso. Palavras-chaves como “e-book programação” ou “guia completo jardinagem”, por exemplo, tendem a ser pesquisadas.

Landing Page - Palavra-chave

Imagine, por exemplo, que ao buscar por um termo que remeta a um produto ou serviço específico, o usuário tenha acesso à sua landing page. Nela, ele irá encontrar o que deseja, de forma bem mais direta e eficiente, do que em uma página com excesso de informações que podem acabar confundindo-o. Esta facilidade é de extrema importância, pois fará com que o ele se interesse mais ainda pelo que você está oferecendo.

Portanto, ao direcionar o usuário para a sua landing page através da correta utilização das palavras-chaves, você obtém uma grande vantagem. Desta forma, ele conseguirá, de imediato, o produto ou serviço que busca. E para isto, basta somente que ele preencha alguns campos com informações como seu nome, e-mail, etc. e clique em um botão ou banner.

Dicas Para Otimizar a Sua Landing Page

Use e Abuse das técnicas de SEO

Se você criou uma landing page para lançar um e-book, por exemplo, o trabalho de SEO deve ser realizado como em qualquer outra página. É importante atentar-se ao uso correto dos títulos e subtítulos. Deve-se também caprichar na meta descrição e fazer o uso de imagens.

Além disto, preocupe-se em otimizar também o seu tempo de carregamento. Desta maneira, a landing page te dará um resultado satisfatório em médio e longo prazo!

Use a Voz Ativa em sua Landing Page

Escrever com voz passiva pode tornar o conteúdo entediante, e isto não é o nosso objetivo aqui. Por isto, escreva sempre com a voz ativa. Exemplo: em vez de escrever “Guia Prático de Montanhismo”, escreva “Escale Montanhas Agora!”.

Esta simples dica poderá aumentará muito o total das suas conversões.

O Valor da sua Oferta Deve Estar Explícito

Ao acessar a sua landing page, o cliente deve facilmente vislumbrar o valor do produto ou serviço que você está disponibilizando. Além disto, deixe claro o quão fácil e rápido será, para ele, obter o que busca.

Seja para baixar um e-book, fazer o cadastro em um workshop ou a assinatura de uma newsletter, a mensagem deve ser clara e direta. Utilize frases como “Aqui está a nossa oferta que lhe trará o que procura. Basta que você preencha estes campos e clicar neste botão”.

É importante não confundir o usuário, pois isto pode dificultar a sua compreensão sobre o objetivo da landing page em questão. Seja breve e preciso, use imagens, mostre claramente o seu produto ou serviço e exponha o resultado que ele obterá adquirindo o mesmo.

Utilize um Design Atraente e de Fácil Navegação

A experiência que o cliente terá ao acessar a sua landing page também é de extrema importância. Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Uma landing page poluída e não responsiva causa aversão à primeira vista, não é mesmo? Por isto, criar um visual atraente, leve e de fácil compreensão é uma ótima pedida.

Deixe em destaque o produto ou serviço, bem como os campos a serem preenchidos e o botão em que ele deve clicar para tomar para si aquela oferta única.

Crie um design leve, fluído e responsivo. Isto serve para que a sua landing page possa ser acessada de qualquer dispositivo, com as mais variadas dimensões de tela e taxas de conexão e, que ainda assim, continue bonito. Imagine como seria incômodo para os usuários de dispositivos móveis terem que ficar redimensionando a página para conseguir visualizar o seu conteúdo.

Fazendo a versão responsiva, você atingirá um amplo número de diferentes clientes. Eles podem tanto estar na frente do computador procurando um produto ou serviço, como entediados buscando por algo no celular.

Crie um Call to Action Sedutor

O momento em que a landing page é acessada deve ser aquele em que o CTA é rapidamente visualizado. O Call to Action influencia diretamente na taxa de conversão de uma landing page. Alguns exemplos de CTA são os botões de download, de cadastramento, de assinatura, etc.

Seja qual for o objetivo, este botão deve chamar a atenção do usuário. Somado ao design limpo e responsivo, o botão (ou banner) de CTA deve se destacar, mostrando o objetivo final da landing page. Sendo assim, use cores chamativas e mensagens diretas nele, como “Baixe Gratuitamente Aqui” ou “Faça o Download Agora”.

As dicas acima funcionam muito bem quando utilizadas em conformidade umas com as outras. Mas, ainda temos mais dicas para tornar a sua landing page bastante funcional.

Outras Dicas para Melhorar Ainda Mais a Sua Landing Page

Evite Exigir Demais dos Usuários em sua Landing Page

Colocar um formulário muito longos em sua landing page pode fazer o usuário desistir de preenchê-lo. Por isto, peça a ele somente as informações estritamente necessárias.

Obviamente que isto dependerá muito da oferta que você está fazendo. Quanto melhor a oferta, mais informações você poderá exigir. Porém, seja cauteloso! Estamos em uma época em que as pessoas não gostam de perder tempo. Ao se sentirem obrigadas a ficar preenchendo vários campos para conseguir sua recompensa, elas perdem o interesse rapidamente.

Me diga, quantas vezes você parou de ver um vídeo, por exemplo, por ele ser grande demais? Acredito que inúmeras vezes. A demora para se obter o que se deseja gera insatisfação, que, por sua vez, encaminha o usuário à desistência. A grande sacada aqui é ser o mais breve possível.

Retire Links que Direcionem para Outras Páginas de seu Site

Uma coisa é certa, as pessoas se distraem facilmente na internet. Por isto, preste muita atenção nesta dica de ouro: não deixe links em sua landing page que direcionem o usuário a outras páginas de seu site, muito menos para fora dele. Removendo os links, você terá grandes chances de aumentar a sua taxa de conversão.

Obs.: O único link que deverá chamar a atenção do usuário é o botão de Call to Action.

Landing Page Completa

Conclusão

Através da utilização destas dicas, você terá grandes chances de conseguir ótimos resultados com a sua landing page. Como todo trabalho de SEO e de otimizações gerais em sites, os resultados não costumam ser imediatos, podendo surtir efeito em curto ou em médio prazo.

O importante é tentar deixar sempre as suas landing pages mais próximas possíveis da perfeição. Quanto mais você trabalhar em sua otimização, mais resultados e em menor tempo ela dará!

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!