Live no Instagram: o que é, como utilizar e os recursos 18 jan

Live no Instagram: o que é, como utilizar e os recursos

Live no instagram é uma ferramenta que foi imensamente útil nos dias de lockdown que aconteceu no mundo inteiro, devido a epidemia do Coronavírus (COVID-19).

E mesmo tendo acabado o lockdown, as transmissões ao vivo pelo Instagram continuam sendo uma ferramenta excelente de conversão!

Entenda melhor nesse conteúdo sobre o que é o recurso live no instagram stories, como utilizar e os recursos. Aproveite a leitura!

O que é a live no Instagram stories?

Mulher influencer gravando live

Essa ferramenta permite transmissão e gravação de vídeos em tempo real, permitindo interações e participação de convidados. 

Deste modo, alcançando engajamento com o público através de informações e também multiplicando o alcance orgânico.

live no Instagram foi anunciada em novembro de 2016 e, implementaram após o Twitter e o Facebook. Este benefício chegou e foi utilizado mais no Instagram do que nas demais redes.

E ampliou a audiência principalmente no período da pandemia e se mantém como ferramenta de sucesso!

Benefícios da Live no Instagram

Os algoritmos do Instagram exibem as lives no topo do feed e em primeiro ícone nos stories o que promove maior audiência e sem impulsionamento.

Além da notificação que chega a todos os seguidores informando que está iniciando uma transmissão ao vivo. Assim, engajando o público e ampliando o tráfego orgânico. Além da possibilidade de ganhar seguidores pois, quem gosta compartilha por mensagem no direct ou postam na próprio story.

Inflencer em live no instagram e as reações engajadas do público

Sendo que, durante a live, os participantes que estiverem assistindo podem enviar comentários, compartilhar a live, deixar likes e outras reações com emojis no vídeo.

Tornando-se uma mídia voluntária, e excelente ferramenta para ampliar o reconhecimento da brand, influenciadores digitais, produtores de conteúdo, escolas ou negócios etc.

Por que investir tempo nas lives?         

De acordo com pesquisa realizada pela Livestream e a New York Magazine, alguns dados sobre lives foram levantados, confira:

  • 80% afirmam que assistir a uma live de uma marca é melhor do que ler um blog;
  • 87% desejam assistir online se isso permitisse visualizar os bastidores;
  • 82% preferem vídeo ao vivo de uma marca a postagens convencionais nas redes sociais;
  • 67% da audiência que assistiu a uma transmissão ao vivo comprou um ingresso para um evento semelhante na próxima vez em que ocorreu;

Deste modo, percebemos o quanto produção de vídeos aumenta a visibilidade das marcas, negócios e perfis de influenciadores e produtores de conteúdo.

Como funciona a live no instagram?

Para iniciar a live no instagram, é só abrir a rede social, clicar em Stories e depois escolher o modo “Ao Vivo”, algumas seções abaixo iremos explicar com mais detalhes.

Sendo importante aguardar alguns minutos para que o algoritmo notifique seus seguidores. 

Depois é só fazer sua transmissão ao vivo para seus seguidores. Mas atenção: esse vídeo pode ficar salvo ou não, de acordo com sua escolha no final da transmissão.Mas, a escolha é feita imediatamente no final do vídeo, depois não tem como recuperar de optar em excluir.

Notificação de live e reação do público.

Além disso, tem o Top Live dentro da aba “Explorar”, que vai mostrar as transmissões mais populares naquele momento. Assim você poderá acompanhar as histórias mais populares, sem perder nada. Quem sabe uma das suas transmissões também não aparece no Top Live e você fica recheado de seguidores?

Curiosidade: Primeira figura que inaugurou a Live do Instagram no Brasil

Essa forma de interação do instagram no Brasil foi estreada em 17 de Janeiro de 2017 pela cantora Ivete Sangalo e o surfista profissional Gabriel Medina. 

Passo a passo para criar uma live no instagram de sucesso

Toda produção para redes sociais é acessível, porém para oferecer um material profissional é fundamental aprender como funciona o algoritmo.

E também conhecer algumas estratégias que promovam o crescimento da taxa de engajamento no instagram é importante aprender e aplicar algumas dicas prévias. Conheça!

Passo 1: Planejamento da live no instagram

Todas as produções no marketing digital precisam ser feitas dentro de um planejamento prévio para orientar as ações a serem tomadas, pois o período são 60 minutos.

O roteiro norteia também sobre os prazos para para subtemas abordado para não esquecer nenhum conteúdo. Além de ser útil para conferir o conhecimento, pois o público pode perguntar e questionar informações.

E para gravar o vídeo o primeiro passo, é a criação de um roteiro. Pode ser um material simples, mas que oriente sobre os temas abordados, apresentação de objetos, ou se terá participações, trilha sonora no BG (back ground), se terá exibição de imagens, efeitos etc.

Passo 2: Agende a data, e prepare o cenário

É muito importante escolher o local ideal que possa organizar para a gravação da live, podendo ser qualquer local.

Mas, organize para que não fique poluído com muitas informações que roubem a atenção do conteúdo e do apresentador do mesmo.

Somente deixe evidente imagens que comuniquem conceitos relacionados à sua marca, valores e princípios. Personalize o ambiente. 

Som

Tenha o cuidado de usar um microfone de lapela ou optando por um espaço com boa acústica e que não dê eco. 

E muita atenção aos barulhos externos que podem ser de trânsito excessivo de veículos, telefone, pets, sons de diálogo etc.

Os sons serão captados pela câmera e o público estará ouvindo tudo. 

Iluminação

A escolha do local com boa iluminação beneficia a imagem durante a live no instagram. 

Se a iluminação natural for adequada é excelente, mas se não for suficiente, utilize iluminação artificial em alguns pontos do ambiente.

Passo 3: Figurinos

É importante ter figurinos que comunique bem com o tema e com o público. Se o assunto é mais formal, utilize roupas adequadas.

Mas, se for um tema despojado, utilizar roupas também proporcionais, pois se o tema é irreverente e utilizar roupas sociais fica inadequado.

Passo 4: Faça enquetes de temas relevantes

Realize enquetes para que seu público conheça e tenha interação com o assunto que será abordado.

Tanto enquetes, quanto caixinha de perguntas e opções de temas para afunilar o que é relevante para o público.

Passo 5: Analise a possibilidade de convidar uma autoridade para a live no Instagram

A presença de um convidado com notoriedade no assunto e presença virtual é benéfico para apoiar a live, agregando autoridade e dividindo audiência para os dois perfis.

Convide e promova uma transmissão com um profissional da área ou de áreas relacionadas e tenha o dobro do engajamento.

Live no instagram

Não esqueça de enviar um mini roteiro ao convidado, para que este possa discorrer sobre o tema, sem fugir dos tópicos centrais.

Passo 6: Crie avisos antecipados do dia e tema da live

Informar ao público com antecedência através de vários canais como:

Powered by Cia Web Sites
  • post no próprio instagram;
  • post no facebook;
  • disparo de e-mail para a base de contatos;
  • Disparo no Google posts.

Essas ações promovem ampliação da  audiência, além da divulgação espontânea dos seguidores. E os gatilhos de escassez que criam expectativas referentes ao tema, como esta arte que precedeu a live do dia das Mulheres, 8 de Março.

Arte de divulgação da live em homenagem ao dia Internacional das Mulheres "Desafios e conquistas no mundo digital"

Assim, antes do instagram enviar as notificações o próprio público já fica antenado e aguardando a live iniciar. E também, conseguem se programar antecipadamente.

Passo 7: Inicie a live no Instagram

Primeiramente, acesse sua conta no Instagram e selecione o ícone ao canto superior esquerdo da tela, como se fosse fazer um Stories.

Tela do instagram ilustrando como clicar no ícone + e selecionar a opção story para iniciar live no instagram

Logo após, na parte de baixo da tela, aparecem vários ícones com recursos para utilizar nos Stories. Ou ainda, pode abrir a tela da câmera, como na imagem abaixo.

câmera do instagram com opções a escolher para iniciar live

Escolha o ícone no canto superior, que é o ícone de configuração, e vai abrir algumas opções como na imagem abaixo.

tela de configuração da câmera no story, mostrando opções e a escolha de "ao vivo" para iniciar a live no instagram

Selecione a opção “Ao Vivo” como a imagem acima ilustra. Após o clique é só iniciar a transmissão, e realizar uma live no instagram comunicando com seu público.

Dicas para engajar com mais qualidade a sua live

#1 Seja simpático

O público tende a gostar e se conectar em perfis com pessoas mais simpáticas, e que tenham carisma.

Por isso, prepare suas emoções para falar e expressar suas falas com alegria e entusiasmo.

 #2 Faça perguntas

Crie perguntas para o seu público durante a live, para trazê-los para perto.

As perguntas podem ser sobre ideias e chaves ensinadas durante a live, assim engajando e aproximando o público.

Além de perceber se o áudio está chegando bem para o seu público, conhecer os locais onde seu público está e como estão reagindo ao contato via live.

#3 Responda seu público

Responda seu público, mostre interesse em responder.

Desse modo, aproxima os laços com o público, fidelizando e engajando a audiência.

#4 Pense em um horário estratégico para a transmissão

O horário da live faz toda diferença para ampliar a audiência, pois cada segmento tem um horário de maior visualização.

Os melhores horários são geralmente posteriores ao horário comercial. Sendo às 20 horas, às 18 horas e às 22 horas garantem mais engajamento.

Contudo, esses dados podem variar de acordo com a persona de cada segmento, portanto é importante avaliar e perceber os insights que os relatórios do instagram entregam.

Ideias de Lives para Instagram de empresas 

Os influencers e as empresas criam inúmeras lives, mas às vezes acontece de ter dúvida ou falta de ideias para as pautas.

 Por isso, selecionamos algumas ideias para auxiliar no seu planejamento.

Acompanhe algumas ideias para o Instagram Lives que podem auxiliar seu negócio.

Ideia 1: Entrevistas com autoridade, colaborador ou cliente em live no Instagram 

A live no instagram com autoridade competente, colaborador da empresa ou cliente satisfeito permite ao público conhecer o produto, serviço ou marca pela perspectiva de uma outra pessoa.

E muitas vezes, ouvindo uma destas pessoas esclarece dúvidas e dores que são similares à da persona. E assim, gerando empatia com a necessidade do público.

Ideia 2: Lançamento do serviço/ produto no Instagram Live

A live no instagram é excelente para apresentar lançamentos de serviços e produtos.

Podendo demonstrar o lançamento, funcionalidade, esclarecendo dúvidas e mostrando todos os benefícios do mesmo.

Apresentação de serviços em uma live com a Produtora de Conteúdo Pamela Neri

E ilustrar ao público com criação de gatilhos de escassez.

Ideia 3: Criação de uma série entregando conteúdos

Ao estabelecer um tema que seja mais profundo, o mesmo pode ser dividido em vários subtemas e trabalhado em uma série.

E agendando as datas desta série, para que o público acompanhe nas datas programadas.

Como se fosse um mini curso, ministrado nas lives, com duração de 60 minutos por aula.

4 oportunidades de ampliar as visualizações nas lives do Instagram 

Segue a seleção de 7 dicas de oportunidades para ampliar a visualização da sua live, e assim conquistar mais visibilidade e aumento da conversão.

Seja entrevista, lançamento ou série aplique estas estratégias e veja sua live sendo exibida ainda mais pelos algoritmos do instagram. 

#1 Fixe O Título Ao Vivo Do Instagram

O título é um detalhe essencial e que muitas pessoas acabam esquecendo de adicionar na transmissão da live do Instagram.

Ao entrar ao vivo, confira e coloque o título da sessão de comentários. Após, fixe no topo do seu feed de comentários, garantindo que o título apareça na transmissão ao vivo.

#2 Otimize o título com Palavras-Chave 

Toda campanha de marketing precisa se atentar a otimização. E palavras chave são essenciais para ser localizado pelo público que pesquisa e ainda não segue o perfil.

Durante a transmissão, pode pedir aos seguidores para comentar com a hashtag da marca ou título da publicação com a marca. 

Se tornando uma ferramenta para contabilizar o uso e também de divulgação, pois os curiosos vão querer saber o que significa o burburinho e vão pesquisar para conhecer.

#3 Use hashtag ou URL da marca no título

Outra estratégia fácil e que pode ser aplicada de modo simples é utilizar hashtag ou URL da marca no título da live do Instagram. 

Deste modo, aumentando a exibição da marca ou do tema do vídeo para mais pessoas.

#4 Utilize o adesivo de perguntas ao vivo 

Os adesivos de perguntas do stories do instagram, é uma ferramenta que pode ser utilizada nas lives.

Para conseguir utilizar a mesma, compartilhe o adesivo de perguntas no stories. E durante a transmissão ao vivo deslize para cima.

Logo após, irá aparecer uma linha de ícones. Clique no ícone que parece um baralho com ponto de interrogação, escolha a figura que deseja utilizar e compartilhe.

Conclusão: live no Instagram é uma ótima oportunidade

É possível aproveitar a ferramenta de live no instagram para crescimento de seguidores, engajamento e também conversão.

É um trabalho que requer perseverança e feeling, mas com dedicação é possível conquistar um excelente resultado!

CIA Websites
CIA Websites
ciaweb

Compartilhe
Categoria(s)
Instagram
Live no Instagram: o que é, como utilizar e os recursos

Você quer ter mais receita?
Fale agora mesmo conosco

Nós faremos um diagnóstico completo do seu projeto
antes de iniciar com as estratégias digitais necessárias.
Dê o primeiro passo para crescimento da sua empresa:
Fale agora com os nossos especialistas.

Agende uma demonstração

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

>