Storytelling: Saiba como aplicar histórias em sua estratégia

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 3 fevereiro, 2016 ~ 11 minutos de leitura
Storytelling: Saiba como aplicar histórias em sua estratégia

Saiba como aplicar o Storytelling em sua estratégia

O storytelling é uma estratégia que tem sido cada vez mais aplicada pelas marcas para atrair o seu público-alvo e direcioná-lo para uma compra.

A internet está recheada de conteúdos dos mais variados tipos para seduzir o consumidor e fidelizá-lo. Uma das maneiras mais interessantes e inteligentes de fazer isso é por meio do storytelling.

Quando lemos alguma coisa e nos identificamos com ela, a tendência é nos aproximarmos. 

Com base nos conhecimentos que uma marca tem de seus consumidores, é possível trabalhar com o storytelling.

O que é storytelling?

Storytelling nada mais é do que a habilidade em contar, criar e adaptar histórias por meio de personagens, conflitos, ambiente e mensagem.

As pessoas se comunicam basicamente por meio de histórias, contam fatos, acontecimentos para esmiuçar algo que estão passando ou como conseguiram alguma coisa.

As empresas fazem a mesma coisa, sendo assim, para o marketing e publicidade, o storytelling é uma ferramenta poderosa para que as marcas possam se comunicar melhor com seus consumidores.

Hoje em dia, as pessoas têm contato com uma enorme quantidade de conteúdos, o que dificulta criar alguma coisa que realmente chame sua atenção e as façam para o que estão fazendo.

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Por meio do storytelling, a empresa consegue prender a atenção do seu consumidor e mostrar para ele, por meio de uma história real, como seus produtos e serviços podem ajudar e são essenciais.

Por exemplo, se um empreendimento de controle de acesso para eventos cria uma storytelling, ela ativará estímulos mentais no consumidor. 

Isso cria um processo emocional que faz com que o consumidor se identifique com o produto ou serviço e entenda sua importância.

As histórias inspiram as pessoas e despertam sua curiosidade. Ela não reúne apenas fatos isolados, mas cria um enredo que prende o consumidor até o final, despertando sua atenção para o que a marca vende de uma maneira emocional.

Só que antes de criar uma história e publicar no site, é importante saber como fazer isso adequadamente.

Storytelling: Metodos populares de contar historias

O ato de contar histórias está presente em todas as culturas. A narrativa, quando bem feita, pode motivar as pessoas a agir.

A maneira como contamos histórias evoluiu drasticamente ao longo do tempo. Constantemente encontramos novos métodos para preservar e compartilhar nossas histórias: de desenhos em paredes de cavernas, recontagem verbal transmitida de geração em geração e canções a formas mais modernas como jornais, livros, gravações de áudio e vídeo.

O mais novo lugar para contar histórias é a Internet. E, como em qualquer outro meio, contar histórias online é uma ferramenta muito poderosa para comunicar sua mensagem. A narração de storytelling nos ajuda a envolver e cativar os visitantes do nosso site.

Vamos dar uma olhada em como você pode obter o máximo do storytelling examinando as maneiras mais comuns na internet, bem como discutindo alguns exemplos de boa narrativa online.

Storytelling por meio de texto

Embora as tecnologias da web permitam todos os tipos de apresentações de conteúdos, o texto ainda é um dos métodos mais comuns para contar histórias, porque os usuários interagem bastante.

O conteúdo textual pode ser muito eficaz. Histórias escritas (como postagens em blogs, ensaios, artigos e e-books) são geralmente mais fáceis de produzir em comparação com outros métodos, como vídeo e áudio.

No entanto, as pessoas lêem entre 20-28% das palavras em uma página da web, em média. Além disso, estudos de usabilidade de rastreamento ocular mostram que tendemos a examinar, em vez de ler as páginas da web completamente.

Portanto, o texto pode ser um tipo de conteúdo popular na Web, mas não é necessariamente o tipo mais envolvente, porque as pessoas simplesmente não lêem tanto quanto gostaríamos.

Precisamos dar às pessoas um motivo para começar a ler e, em seguida, manter o interesse delas para que não parem.

Ao empacotar seu conteúdo em bom storytelling, você pode fazer exatamente isso.

Você pode construir uma história cativante sobre praticamente qualquer coisa: seu produto, sua empresa, sua equipe, sua visão, seus clientes, sua experiência, etc.

Faça sua história pessoal, divertida, obscura, provocativa e qualquer outra coisa que você possa fazer para capturar o interesse de seus leitores.

Deixe sua imaginação correr solta e ofereça a seus visitantes mais do que apenas fatos cansativos.

Storytelling por meio de recursos visuais

As imagens fixas podem contar histórias. Uma imagem vale mais que mil palavras, como diz o ditado.

Os recursos visuais são muito eficientes para transmitir uma história porque nossos cérebros podem processá-los 60.000 vezes mais rápido do que o texto.

Você pode escrever muito texto para explicar como seu produto funciona, como ele faz as pessoas se sentirem e onde podem usá-lo. Ou você pode mostrar algumas fotos de pessoas reais usando seu produto.

As imagens podem contar histórias e, ao mesmo tempo, deixar muito espaço para interpretações pessoais.

Existem três tipos principais de recursos visuais que podem ser usados ​​como conteúdo da Web para storytelling :

  1. Imagens da web em seu conteúdo (como fotos, esboços, ilustrações, gráficos e tabelas)
  2. Imagens de fundo
  3. Infográficos

Usar imagens com seu artigo pode complementar seu conteúdo textual e pode ajudar a levar sua história adiante.

As imagens de plano de fundo podem atrair os visitantes do site e colocá-los com um certo humor. Ainda mais porque eles podem dar às pessoas uma boa ideia sobre a história que você está prestes a contar. Imagens de fundo podem ajudá-lo a construir seu site com base em uma história.

Os infográficos são uma ótima maneira de comunicar uma história. As pessoas gostam de infográficos porque são fáceis de consumir e divertidas de compartilhar em suas redes sociais. Os infográficos são populares porque podem conter muitas informações e usar muito pouco texto.

Aqui está um infográfico em Seis Revisões que conta a história do design e do desenvolvimento da web por meio de infográficos. A história retrata satíricamente as pessoas que fazem parte da indústria de web design e desenvolvimento web.

Infográfico de Water Down

Water Down é outro infográfico que conta uma história; a verdadeira história da falta de acesso à água potável no mundo.

A história começa com a quantidade de água disponível no planeta e termina com o fato de que a cada 20 segundos uma criança morre de doenças transmitidas pela água.

Com infográficos, você decide quantas peças do quebra-cabeça você precisa para obter a imagem completa.

Storytelling por meio de interação animada

Um aspecto de um storytelling é o entretenimento. Quando as pessoas estão entretidas, é mais provável que ouçam sua história.

Boas histórias são divertidas, assustadoras, comoventes e assim por diante. Eles apelam para nossas emoções.

É por isso que tendemos a pensar em contar histórias como um dom.

Por exemplo, você pode pensar algo como: “Adoro este site porque alguém me contou uma bela história que me fez sorrir”.

Com interações animadas, você pode dar a seus visitantes um presente.

Já falei sobre como as pessoas amam histórias visuais. As animações levam seus recursos visuais um passo adiante, adicionando movimento a eles.

Depois de fisgar as pessoas, elas continuarão navegando em seu site para descobrir como a história continua. Esse também é um efeito extremamente positivo no storytelling em geral: por que nos deixa curiosos e ansiosos para saber o que acontece a seguir.

Uma técnica para animar seu conteúdo é através do uso de rolagem parallax. Porque a rolagem parallax é uma técnica relativamente nova na criação de um site mas com um potencial para melhorar a experiência geral do usuário.

Ele oferece o cenário ideal para contar sua história de uma forma envolvente e interativa.

Permita que seus visitantes assumam o controle e percorram sua história em seu próprio ritmo. Porque as diferentes camadas que respondem de maneira diferente ao comportamento de rolagem dos visitantes criam uma sensação de profundidade e até permitem várias linhas de história.

Storytelling por meio de vídeos

Quase todos os vídeos incluem algum tipo de história. O vídeo permite tanto filme quanto som, basicamente todos os aspectos técnicos que fazem uma ótima plataforma para uma história envolvente.

Você sabia que os visitantes do site permanecem em uma página de um site 100% mais quando há um vídeo?

Além disso, os visitantes do site têm 85% mais probabilidade de comprar um produto depois de assistir a um vídeo do produto.

Esses são apenas alguns números que mostram como um vídeo de plataforma é bom para suas histórias.

Storytelling em áudio

A narrativa auditiva é uma forma muito antiga de contar histórias. As canções, por exemplo, eram fáceis de lembrar e passar de geração em geração.

Mesmo hoje, a maioria das músicas conta uma história de algum tipo.

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No seu site, você pode usar o áudio de muitas maneiras diferentes. Apenas tenha em mente que nem todas as pessoas apreciam isso, portanto, seja cuidadoso na execução.

Storytelling por meio da mídia social

A mídia social ganhou muita popularidade nos últimos anos. Por quê? Porque permitem que pessoas e empresas se conectem. A mídia social nos permite trocar feedback, ideias e conteúdo.

E, acima de tudo, a mídia social capacita nossos usuários a criar suas próprias histórias, compartilhá-las, seguir outras pessoas e colaborar na construção de histórias comuns.

Para as empresas, a mídia social pode ser um ótimo lugar para contar histórias. Essa forma de contar histórias é interativa e as histórias se desenvolvem em torno de uma comunidade.

Como as plataformas de mídia social como Facebook e Instagram estão associadas a lazer e entretenimento, elas atraem o público ideal para suas histórias.

Storytelling é poderoso

A Internet é a plataforma mais poderosa para contar histórias. Ele combina diferentes suportes para nossas histórias: texto, recursos visuais, animação interativa, vídeo, áudio e mídia social.

A Web também é o único meio que pode ser acessado publicamente simultaneamente por pessoas em todo o mundo. Isso não apenas permite que qualquer pessoa compartilhe suas histórias, mas também significa que as histórias podem alcançar o mundo todo.

Como criar um bom storytelling

Não importa qual seja a área de atuação de uma empresa, desde agências de viagens até fabricantes de guardanapo de festa, todos têm uma boa história que se encaixa em seus serviços.

Para trabalhar adequadamente a estratégia do storytelling, faça uso das seguintes técnicas:

  • Crie começo, meio e fim;
  • Exponha o problema;
  • Prenda o leitor;
  • Revele como solucionar;
  • Exponha uma reflexão.

Independentemente do tipo de história que você está criando, ela precisa ter começo, meio e fim para fazer sentido. Histórias desorganizadas confundem o leitor e faz com que ele desista.

Toda história começa bem e de repente surge um problema, um conflito ou qualquer situação que precise de uma solução.

É isso que vai fazer com que o leitor sinta empatia pela personagem e deseje que o problema dela seja solucionado.

Exemplo de storytelling

Patrícia é responsável por alugar um stand para eventos para representar sua empresa em uma feira de exposição.

No dia do evento, a locadora entregou um stand incompleto e a montagem dele foi prejudicada. 

Patrícia precisa urgente de um aluguel de stand para eventos com uma empresa confiável, mas é domingo e ela não sabe o que fazer.

Neste momento, o leitor sentirá empatia pela personagem e aí entra a solução, uma locadora que atende aos domingos e leva até Patrícia o stand que ela precisava.

Ao final da história, exponha uma reflexão que demonstre a moral da história. Algum aprendizado que a personagem teve com o aluguel de stands ou até mesmo algo mais profundo que impacte na vida do leitor.

Obviamente, a história criada acima é apenas um resumo de uma possível storytelling, porque ela precisaria ser muito bem desenvolvida. 

Mas, deu para você ter uma ideia de que, independentemente do produto ou serviço oferecido, diversas situações reais se encaixam a eles.

O leitor sentirá que o que é oferecido por determinada marca realmente é necessário e traz soluções para suas necessidades. Tudo isso é feito atingindo o lado mais emotivo do consumidor, sensibilizando-o.

O que não falta na internet são conteúdos dos mais variados tipos e usando excelentes estratégias para convencer os consumidores. Porque storytelling é uma maneira simples e sutil de se aproximar do seu público-alvo e tocar fundo em suas necessidades.