MARKETING MÉDICO: ÉTICA E TECNOLOGIA PARA CONQUISTAR MAIS PACIENTE

O Marketing Médico vem se tornando uma alternativa muito eficaz para captar pacientes e potencializar o reconhecimento de nomes de médicos, clínicas e consultórios.

1850 – À medida em que os informativos impressos se tornam obsoletos, o investimento no Marketing Médico cresce exponencialmente, sinônimo de maior procura, agenda lotada e seu nome se tornando referência!

Estratégias de marketing vão além da simples divulgação do seu trabalho, elas agregam reconhecimento e autoridade ao profissional. 

Dessa forma, garantindo que as pessoas tenham confiabilidade e segurança, como pacientes, no trabalho a ser realizado.

Se você integra a equipe de Doutores apaixonados por conhecimento, descubra o que vai aprender neste artigo:

1. Marketing Médico: entenda sua real importância,

  • Marketing Digital para médico 
  • O Novo Hábito de Pacientes | Clientes,
  • Buscando a Cura no Google;

2.Marketing para Médico: seus colegas já aderiram, e você?;

3. PASSO-A-PASSO: promova seu nome com competência;

4. Esteja nas redes sociais;

5. Como Conseguir Mais Pacientes + DICA DE OURO final.

E, para que fique completamente por dentro de todos os tópicos, fique atento às principais estratégias de Marketing Médico que vamos abordar:

  • Considerar o Google Ads (se for o caso);
  • Gerar Engajamento nas Redes sociais.
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Marketing Médico: qual a real importância?

Obviamente, nenhuma atuação profissional obtém respaldo e credibilidade somente pela propaganda. Principalmente atuantes da medicina, que lidam diretamente com o bem-estar das pessoas. 

Você bem sabe que tudo depende de teoria, prática, experiência, atualizações constantes e competência para executar suas funções.

Os próprios médicos Ildo Meyer e Antônio Carlos Reichelt em parceria com consultores especialistas comentam em seu exemplar:

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Um médico não inicia seu marketing quando contrata uma consultoria ou faz qualquer ação planejada de marketing. Ele já possui uma imagem que reflete sua vida anterior. As ações mercadológicas devem estar em sintonia com o que o médico é, ou melhor, combinar o produto (médico) com a comunicação desejada”.

(Marketing para Médicos, um caminho ético – Pág.15; Ed. AGE, 2005)

Marketing Digital para Médicos 

A principal função do marketing digital é aproximar os clientes, além de conseguir impactar o seu público potencial, ou seja, aquele que busca pelos serviços que você oferece – de forma consciente ou inconsciente. 

A primeira coisa a se ter em mente é que são muitas as estratégias digitais, inclusive direcionadas para o nichos de médicos.

M,as não são todas que serão aplicáveis para você, já que cada profissional terá um público alvo específico. 

Então, a prioridade é entender com quem você irá falar, através de quais canais de comunicação e de que forma acontecerá esse diálogo. 

Costumamos dizer que precisamos encontrar as dores dos nossos clientes (o que no caso do Marketing Médico pode ser algo literal, não é mesmo?), depois que entendemos mais sobre o nosso público, tudo fica mais fácil.

Você pode começar, por exemplo, construindo sua identidade visual. 

Uma presença online de personalidade, que unifica todos os seus canais de comunicação, vai te dar mais destaque, e fazer com que você seja encontrado facilmente. 

Além disso, facilita muito a gestão de resultados, já que com o marketing digital você conseguir ter feedback sobre a sua atuação. Tanto boas, quanto ruins. 

O que é muito importante para saber onde melhorar, ou o que continuar fazendo para agradar os pacientes. 

Mensurar resultados é uma das maiores estratégias (e que todos devem adotar), já que são eles que vão apontar acertos e falhas. 

No segmento medicina, quando bem atendidos e, principalmente quando tudo corre bem, os pacientes tendem a ficar eternamente agradecidos pela competência do profissional.

E, nem sempre essa gratidão é exposta como devia, para engrandecer o trabalho do profissional. 

A sua presença online é uma extensão da sua excelência, o que fará com que os pacientes possam acompanhar, comentar e gerar engajamento com você e seu trabalho. 

O Novo Hábito de Pacientes | Clientes

Há pouco mais de uma década, tornou-se cultural procurar empresas, produtos, serviços e procedimentos no Google, a fim de encontrar um prestador de serviço, lojas, empresas, médicos e clínicas.

Hoje, o Google já registra quase 3 bilhões de pesquisas por mês no Brasil, divididas em grupos de interesses diversos.

Com a popularização dos smartphones e planos de internet, a sociedade passa a consumir e buscar soluções na tela do próprio celular.

Para acompanhar este novo comportamento, profissionais e empresas adotam várias medidas diferenciadas, acirrando a concorrência.

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Buscando a “Cura” no Google

O lado negativo deste avanço é que muitos usuários adquiriram a mania de substituir a orientação médica pelas explicações da internet – ao menos temporariamente.

Sendo assim, eles pesquisam por sintomas e medicamentos no Google e tendem, até mesmo, a se automedicar com base no conteúdo consumido.

Um exemplo disso é, ao invés de procurarem por cirurgia bariátrica, procuram por receitas milagrosas para emagrecimento rápido.

Portanto, faz parte da responsabilidade profissional fornecer conteúdos qualificados que transmitem informações relevantes e alta credibilidade.

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Mas, ao mesmo tempo, seu papel também é inclui e reforçar a importância da avaliação médica para mudar essa cultura.

E o que temos que pensar nesses casos é que, se o paciente está presente no digital, o médico também precisa estar. 

Afinal de contas, ainda que um profissional extremamente necessário, é imprescindível que o mesmo possa ser acessado virtualmente. 

Os hábitos de consumo mudam, e isso está ligado também a como as pessoas tratam de sua saúde e, principalmente, o tempo que se gasta buscando por um produto ou serviço.

2.  Marketing para Médico: Seus Colegas Já Aderiram, e Você?

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Ora, se as pessoas passam horas por dia acessando a web, é neste lugar que todo mercado pretende estar, adentrar e garantir sua fatia no gráfico impressionante do sucesso virtual.

Para você ter uma ideia, entre as milhares de buscas registradas no Google por mês, as pesquisas em ordem de volume significativo, incluem:

Marketing Odontológico;

– Marketing para Dentistas;

– Marketing Digital para Dentista;

– Marketing Digital para Médicos;

– Marketing para Nutricionistas;

– Marketing para Médico;

– Marketing para Clínica de Estética;

– Marketing para Estética;

– Marketing para Clínica;

– Marketing para Consultório;

– Marketing para Clínica Médica;

– Marketing para Profissionais da Saúde;

– E Marketing Digital para Profissionais Liberais.

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Essa lista comprova que milhares de profissionais da área da saúde, clínicas e consultórios conhecem a realidade digital e sabem que precisam estar inseridos nos meios (ou redes) que os pacientes mais utilizam.

Logo, é perceptível que até doutores renomados querem marcar presença na internet, seja para divulgar seus contatos, novas especializações, participação em congressos e manter o currículo atualizado.

Além de tudo, manter um relacionamento estreito com o seu clientes e estar presente no dia-a-dia dele, vai fazer bem para você, que ganhará a confiança do mesmo e para ele, que vai ser orientar a partir do seu conteúdo. 

Garanta visibilidade, vantagens competitivas e um bom relacionamento com o paciente, a partir do Marketing Médico

3. PASSO-A-PASSO: promova seu nome com competência

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Para acompanhar as transformações culturais e tecnológicas e contribuir para a melhoria da qualidade de dados divulgados online, a primeira etapa do Marketing Médico é criar um site.

Destrinchamos três passos expressivos a seguir:

1º PASSO – Tenha um Site

O site ideal para o médico contém várias páginas, notícias, currículo e tempo de atuação, além de outros dados que atribuem maior credibilidade.

Dentre outras coisas, o seu site precisa ser responsivo (um site que se adapta a qualquer tamanho de tela), pois hoje em dia a maior parte da população acessa a internet pelo celular, e ter um layout moderno e intuitivo.

Ter um layout intuitivo no seu site é de extrema importância para a experiência do seu usuário final.

O seu site deve ter clareza nas informações, para que o usuário encontre com facilidade o que procura e imagens de qualidade e otimizadas, para que o site não tenha um tempo de carregamento muito demorado.

Inclua destaque nas chamadas para ação, por exemplo, nos botões de ‘marque sua consulta’ e ofereça textos bem escritos e com clareza na linguagem.

Se o seu foco não são profissionais formados na área, não use uma linguagem muito técnica, para facilitar o entendimento dos mais leigos quanto ao conteúdo. 

Seguindo esses passos você já está no caminho certo!

Por meio do seu endereço eletrônico e do Marketing Médico de forma geral, você pode:

✅Ser encontrado direta ou indiretamente;

✅Divulgar produtos, serviços, inovações e procedimentos;

✅Expôr seu currículo;

✅Informar sobre os Convênios atendidos;

✅Propagar informações relevantes à sua especialidade;

✅Comunicar sua participação em eventos e congressos.

Porém, apenas o site, infelizmente, não atrai mais visitas. Para conseguir mais pacientes, existem duas estratégias primordiais: investir no Google Adwords (anúncios pagos) ou na Otimização de Sites.

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Ambas as técnicas pretendem atrair mais tráfego ao seu site, e personalizar os conteúdos focados em conversão.

Vamos nos aprofundar em uma delas, o próximo passo para um Marketing Médico realmente eficiente.

2º PASSO – Invista na Otimização de Sites

Em relação às estratégias de Marketing Médico mais aclamadas e promissoras, não há dúvidas de que a Otimização de Sites exibe resultados de sucesso mantidos em longo prazo..

Enquanto o anúncio pago – apelidado carinhosamente de “Ads” – demanda altos custos de investimento para manter seu site no topo, o SEO confere maior liberdade porque impulsiona a posição das páginas organicamente.

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Isso significa que você não fica preso a anúncios caríssimos que, ao interromper, sua colocação despenca, automaticamente!

Entenda melhor a Otimização de Sites:

🔑O paciente em potencial pesquisa por um procedimento ou especialista no Google;

🥇Ele encontra o site do médico nas primeiras posições do buscador;

📈Esses sites do topo recebem muitos acessos e, consequentemente, mais contatos e agendamentos.

Porém, seu site só obtém uma boa colocação se, além de se encaixar nos critérios do Google, também tenha conteúdos de acordo com os requisitos da ética médica e seus conselhos.

E é aí que caímos na Produção de Conteúdo.

3º PASSO: Considere o Marketing de Conteúdo

Atualmente o marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para atrair o público para seu site.

Os usuários estão cada vez mais sedentos por informação de qualidade e oferecer esse conteúdo no seu site é uma ótima maneira de mostrar o seu conhecimento sobre aquele assunto e gerar uma relação de confiança entre o médico e o público.

As chances de um visitante entrar em contato sabendo que você tem domínio sobre aquele tema são altíssimas.

Para oferecer esse conteúdo você pode criar um blog dentro do seu site e começar a escrever!

Neste momento, você pode estar pensando que o Marketing Médicos é um território muito complexo, ou ainda que você nunca vai conseguir posicionar bem o seu site sem a ajuda de uma Agência de Marketing Digital.

Pensando da mesma forma, a grande maioria dos médicos preferem deixar na mão de quem realmente entende do assunto, visto que não dispõe de tempo hábil para gerenciar tantas metodologias.

De fato, sendo realistas, precisamos destacar que os procedimentos que envolvem um Marketing Médico de alto nível possuem elementos que estão atrelados, como:

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SITE + MARKETING DIGITAL + SEO = GOOGLE TOPO 🏆

Assim, nos deparamos com outra condição essencial para uma boa reputação na web: as estratégias de Marketing de Conteúdo – grandes aliadas dos sites médicos.

Isso porque, sem o conteúdo ideal, o tiro pode sair pela culatra, pois é o conteúdo que atrai, encanta e converte o usuário, transformando-o em um lead qualificado.

O impacto do marketing digital para promoção de produtos, serviços e construção de marca fez com que os conteúdos de valor sejam cruciais!

4. Esteja nas redes sociais

As redes sociais são de extrema importância para o marketing digital. É essencial estar presente com uma página profissional para ter uma presença social perante aos usuários.

Foque em postar informações úteis aos seus seguidores, responder dúvidas, postar curiosidades sobre o seu conteúdo. E, principalmente ir atrás de reconhecimento de marca. 

Caso você não tenha muito conteúdo para divulgar, não é preciso ter uma frequência de postagens muito alta, desde que o conteúdo seja relevante.

Além de tudo, as redes sociais facilitam também o agendamento online, que é uma grande tendência, já que as pessoas não cultuam mais o hábito de fazer ligações e preferem a troca de mensagens instantâneas. 

5. Mas Afinal, Como Conseguir Mais Pacientes?

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Agora que você sabe como executar um efetivo Marketing para Médico, considere alguns pontos antes de definir seu planejamento para atrair mais pacientes:

Conheça Seu Público e Saiba Onde Ele Está:

Nem todo mundo tem potencial para ser seu paciente. Por isso, é indispensável pensar na segmentação do público.

Isso envolve conhecer a persona, saber onde está e como se comporta. Sem acessar estes detalhes, você pode não obter o retorno almejado.

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Obedeça às Regras do Conselho Federal de Medicina:

Como nem tudo são flores, o Conselho Federal de Medicina criou algumas regras para a publicidade médica. São regras que devem ser seguidas pelos profissionais da área na hora de divulgar seus serviços ou suas clínicas médicas.

De preferência, consulte o manual de publicidade médica antes de começar qualquer ação de divulgação sua ou de sua clínica.

Caso as diretrizes do CFM (Conselho Federal de Medicina) abaixo não sejam seguidas, o médico pode ser penalizado e seu site removido.

O conteúdo e layout do Marketing Médico não podem ser tão espontâneos quanto em uma Loja Virtual e sites que comercializam outros tipos de produtos e serviços.

Afinal, você não está vendendo seu trabalho, mas sim mostrando o que faz com excelência.

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Principais proibições do CFM:

🚫Divulgar uma especialidade que não possui;

🚫Ressaltar equipamentos demonstrando superioridade;

🚫Usar do sensacionalismo e autopromoção;

🚫Praticar a propaganda enganosa;

🚫Fornecer informações que causam escândalo na sociedade;

🚫Realizar consulta, diagnóstico ou prescrição de medicamentos por internet ou telefone;

🚫Exibir fotos de antes e depois de pacientes.

DICA DE OURO: seu site precisa de acompanhamento para trazer resultado:

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Tão importante quanto cuidar do seu consultório é cuidar do seu site. Mantê-lo atualizado e movimentado (posts frequentes) demonstra ao Google que você se preocupa com as visitas que suas páginas recebem.

Tanto a pessoa que apenas pesquisa informações, como quem está interessado em realizar um procedimento são extremamente relevantes!

O Marketing Médico visa tornar seu site uma autoridade, fonte de informação e credibilidade.

Atualize-se: não perca tempo e esteja visível para quem já procura pelos seus serviços! E, caso tenha dúvidas de como melhorar sua presença digital, conte com a Cia. 



Toni Campos

Toni Campos

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

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