3 métodos que auxiliam na gestão dos projetos de marketing (e talvez você não conheça)
Fazer a gestão de projetos de marketing pode ser bem mais simples usando alguns métodos. Veja quais são eles neste conteúdo!
A gestão de projetos de marketing é parte essencial dos seus bons resultados. Por isso é tão importante contar com métodos que ajudam nesse processo.
Afinal de contas, é por meio de uma boa gestão que os processos são bem definidos e executados. A partir daí, as empresas podem perceber o incremento nas suas vendas, no acesso no seu site etc.
Sabendo disso tudo, você já está pronto para acompanhar quais são os métodos que separamos. Continue lendo!
Lista de métodos que auxiliam na gestão dos projetos de marketing
Antes de listar os métodos ideais para gestão dos projetos de marketing, é importante destacar uma coisa: você pode escolher.
Não é porque dissemos que um método é interessante, que ele se encaixa perfeitamente à sua necessidade.
Fora o Kanban, o primeiro dessa lista, que tem um bom resultado quase universal, os demais podem ser considerados ou não para a sua empresa. Vale a pena avaliar se os resultados serão interessantes, e então aplicar quando sim. Veja abaixo.
1. Kanban
O método Kanban é uma forma de organizar os processos de um projeto de marketing e garantir a execução das tarefas.
Ele funciona por meio de um sistema em que você consegue organizar cartões de atividades. Esses cartões ficam em um fluxo, e podem ser mudados de lugar à medida que cumprem uma etapa desse fluxo.
Logo, o Kanban é um recurso que facilita a organização e garante isso de forma bem visual, uma vez que os cards são simples de entender. O sistema também permite compartilhar as informações com toda a equipe, para que as várias pessoas fiquem por dentro do que está acontecendo.
2. S.M.A.R.T
O método S.M.A.R.T é uma opção para ajudar a gestão de marketing na fase final, de mensuração de dados.
A sigla S.M.A.R.T explica o que é esse método.
- Specific (Específico): na mensuração, é preciso entender Quem, O quê, Onde, Quando, Quais e Por que;
- Measurable (Mensurável): estabeleça quais as métricas serão analisadas;
- Attainable (Alcançável): entenda como os objetivos do projeto de marketing podem ser alcançados;
- Realistic (Realista): cumpra os objetivos; e
- Timely (Temporal): estabeleça um prazo para cumprir as metas.
Com tudo isso bem definido e executado, você terá parâmetros para analisar o fim do processo e o que ele gerou.
Afinal, mais do que executar as ações, é essencial entender o que elas renderam. Se os resultados ficarem aquém do esperado, o processo poderá ser mudado para ter variações melhores no futuro.
O Inbound Marketing, por exemplo, é uma boa estratégia de vendas para as empresas. Porém, será que ela está sendo executada no negócio? Se você souber o que medir nela, vai conseguir avaliar isso mais facilmente.
3. CRM
A sigla CRM significa “Customer Relationship Management”. Ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Um sistema desse tipo consegue interligar todo o processo de um cliente na empresa e, então, ajudar a gerir suas ações. Ele une vendas, marketing, vendas etc., buscando resultados melhores para os negócios.
Ao adotar um CRM, você terá acesso, por exemplo, a dados do cliente quando ele tiver contato com uma marca. Por exemplo: 93% das pessoas pesquisam online antes de comprar. Se alguém pesquisar e encontrar seu site, esse acesso à página ficará registrado.
Em seguida, quando houver um contato mais direto com esse indivíduo, ele vai ganhar um “nome”. Pode ser por uma ligação, por exemplo, em que será possível cruzar o e-mail que ele registrou na página com seu número de telefone.
Daí em diante, a empresa vai ganhar novas formas de impactar o cliente e favorecer a venda para ele. A integração de dados é um método que ajuda na gestão de várias estratégias de marketing, pois permite pensar soluções para atingir esse usuário de modo mais eficaz.
Inclusive, é uma alternativa bem eficaz, já que a maioria dos brasileiros acessa a internet frequentemente.
De qualquer forma, lembre-se do que dissemos: os métodos para gestão de projetos de marketing devem ser bem avaliados para sua empresa. Assim, você terá mais segurança de que ele trará bons resultados ao negócio.