Growth Hacking: Conheça e saiba como ele pode ajudar a sua empresa
Growth Hacking é um assunto relativamente novo em marketing. Se trata de uma forma de pensar que envolve metodologia e profissionais focados no crescimento e em resultados de uma empresa ou projeto.
Quer saber mais sobre essa ideia e poder implementá-la no seu empreendimento? Então é só continuar a leitura! A gente explica tudo sobre o assunto no post de hoje. Vamos lá!
Mas o que é Growth Hacking?
O Growth Hacking é o termo do momento nas empresas de tecnologia, mas pode ser aplicado em praticamente todos os ramos, pois é uma tática que visa levar um empreendimento ao crescimento.
Tudo começou pensando nas startups em estágio inicial, que precisavam de um crescimento maciço em pouco tempo e com pequenos orçamentos.
Mas hoje essa atuação já está sendo muito bem aproveitada nas grandes empresas corporativas.
O objetivo das estratégias é, geralmente, adquirir o maior número possível de usuários ou clientes gastando o mínimo possível.
Uma equipe de Growth Hacking pode ser formada por profissionais de marketing, designers, desenvolvedores, engenheiros e gerentes de produtos que se concentram especificamente na criação e no engajamento da base de leads de uma empresa.
Segundo Sean Ellis, conhecido como o criador do Growth Hacking, ele pode ser definido como:
“Uma área cujo objetivo é o verdadeiro crescimento. Tudo o que é feito, deve ser examinado por seu potencial impacto sobre o crescimento escalável”
Sean Ellis foi Cabeça do setor de marketing do Dropbox, Head de marketing na LogMeIn e colunista de importantes veículos como Forbes, TechCrunch, entre outros.
Conhecido por promover crescimento rápido nas startups por onde passava, Sean começou a prestar serviços de consultoria para replicar seus métodos.
Como funciona o Growth Hacking
Então você deve estar pensando: como funciona o Growth Hacking? Segundo Sean Ellis o que realmente caracteriza essa mentalidade é o marketing voltado para a experimentação.
Sendo assim, para cada empresa, trata-se de descobrir quais as ferramentas ou estratégias contribuem para seu crescimento e procurar maneiras de intensificar e melhorar esses processos.
De qualquer forma, o objetivo é obter tráfego, transformar visitantes em leads e retê-los como clientes satisfeitos.
Como iniciar o Growth Hacking
Veja como uma empresa pode começar a usar o Growth Hacking:
- Primeiro, crie seu produto e teste para garantir que as pessoas o desejem e estejam dispostas a pagar por ele. Isso ajudará você a coletar dados para entender suas principais personas e poder direcioná-las às táticas de marketing de crescimento de acordo com cada lead.
- Atualize seu produto em intervalos regulares e continue recebendo comentários dos clientes para saber sempre se está no caminho certo.
- Ao mesmo tempo, comercialize seu produtos e serviços para promover o crescimento contínuo e acompanhe o sucesso desses resultados. Testes A / B e outras técnicas de otimização de conversão são cruciais para um Growth Hacking eficaz.
Estratégias de Growth Hacking
A maioria das estratégias de Growth Hacking se enquadra em três áreas principais:
- Marketing de conteúdo;
- Marketing de produto;
- Publicidade.
Dependendo das táticas usadas, o marketing de conteúdo pode ser uma maneira de baixo custo para divulgar o seu produto.
As principais atividades de marketing de conteúdo incluem:
- Criar um blog e produzir um conteúdo rico e compartilhável;
- Guest posts;
- Criar conteúdo para as mídias sociais;
- Produzir e-books e white papers;
- Podcasting;
- Webinars;
- Marketing de influência;
- Email marketing para criar uma conexão mais forte com os leads;
- Melhorar a visibilidade do seu site com a otimização, entre outros.
O Growth Hacking também podem usar publicidade social e publicidade paga por clique (PPC) para promover seus negócios.
O funil do Growth Hacking
O funil do Growth Hacking,conhecido também como “funil do pirata”, foi criado pelo americano Dave McClure e pode ser utilizado em todos os tipos de empresas e segmentos para alavancar os resultados .
O funil possui 5 estágios:
- Aquisição (Acquisition) – Essa primeira etapa é onde você executa alguma táticas para atrair e conquistar um cliente.
- Ativação (Activation) – É onde você foca pra entregar uma ótima experiência ao usuário.
- Retenção (Retention) – Etapa onde seu clientes já precisam estar satisfeitos para continuar consumindo seus produtos ou serviços.
- Receita (Revenue) – Quando o cliente já está gerando receita para a empresa ao invés de consumir versões gratuitas.
- Indicação/ Recomendação (Referral) – Quando estão ao ponto de indicar/recomendar seu produtos e serviços para outras pessoas.
O ideal é garantir que o lead passe por todas as etapas com a melhor experiência possível.
Por isso é muito importante olhar os estágios do funil como etapas separadas e saber identificar em quais estágios estão os problemas a serem resolvidos. Assim que identificados você já pode colocar o growth hacking em prática
Ferramentas de Growth Hacking
No mercado existem várias ferramentas para acompanhar e te ajudar em sua campanha de Growth Hacking, vou listar algumas que usamos:
- Google Trends
- SemRush
- SeRanking
- Crazy Egg
- Zoom
- Hotjar
Exemplos de Growth Hacking de sucessos
Alguns exemplos bem conhecidos de campanhas bem-sucedidas de Growth Hacking são:
- Dropbox, que recompensa os usuários existentes por convidar novos com armazenamento adicional.
- Hotmail, que anexava uma linha a cada email enviado incentivando as pessoas a se inscreverem em uma nova conta.
- AirBnB, que usou o Craigslist para encontrar e comercializar para pessoas que procuram acomodações a preços acessíveis.
Conclusão
Se você chegou até aqui, deve ser porque está muito interessado em aprender sobre Growth Hacking. Então vamos te dar alguns conselhos.
O hacking de crescimento é um conjunto de habilidades que podem ser aprendidas, e espero que este post tenha colocado na direção certa e tenha ajudado a iniciar esse processo de aprendizado.
No entanto, existe apenas uma maneira de realmente dominar uma habilidade, e isso é através da prática. Apenas ler esse post não garantirá sucesso com a mentalidade hacking.
É importante continuar estudando e principalmente colocando em prática seus conhecimentos, testando alternativas e analisando os resultados.
Se você deseja melhorar suas habilidades, encontre um projeto (grande ou pequeno) e comece a aplicar o pensamento de um growth hacking.
Você aprenderá muito com seus próprios sucessos e fracassos. Por isso, não desista! Coloque a mão na massa e rume ao sucesso!
E se precisar de uma ajudinha conte com a gente. Nós da Cia Web Sites somos uma agência de marketing digital, especialistas em criação de sites. Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo.
Até a próxima!