Como Fazer uma Pesquisa de Marketing para o seu Negócio?
Fazer uma pesquisa de marketing nem sempre é fácil. É preciso muito esforço, tempo e investimento para se obter resultados realmente relevantes.Porém, temos que lembrar que não estamos mais nos anos 70 e, hoje em dia, são necessários mais que apenas instintos para pôr a mão na massa.Precisamos basear todas as decisões da empresa em dados, metrificar resultados e analisar operações constantemente. É um processo trabalhoso, mas, quando bem feito, te dá a possibilidade de melhorar muito o seu negócio.
Neste texto, iremos te ensinar tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de marketing relevante para a sua empresa. Então a pergunta inicial é…


Por que Fazer uma Pesquisa de Marketing?
- Você imagina por que na segunda semana do mês suas vendas são maiores?
- Você tem ideia de como a forma de pagamento influencia na percepção de valor do seu produto?
- Já pensou em como o atendimento pode melhorar a taxa de indicações que você recebe?
- Será que, se você fizer uma promoção, as suas vendas irão aumentar?
Informação é um conjunto de dados relevantes para se alcançar um objetivo. Dados, por sua vez, são partes fragmentadas de uma informação, que sozinhos não geram significado.
Diretrizes para a Pesquisa de Marketing
Vamos iniciar estruturando, de forma simples, o processo de pesquisa de marketing:
Construindo um Instrumento de Coleta de Dados (ICD)
Agora, iremos te mostrar alguns itens que você deve levar em consideração para montar o questionário da pesquisa de marketing.Especificar Quais Informações Serão Procuradas O seu público deve estar claramente definido, bem como o objetivo e o problema a ser solucionado.Selecionar o Método de Administração Como a pesquisa de marketing será aplicada? Pessoalmente, por telefone, por correio ou pela internet?Estipular o Conteúdo de Cada Questão Para cada pergunta, questione: “Por que eu quero saber isto?”. “Por que seria interessante saber” não é uma resposta aceitável. Certifique-se de que cada pergunta seja específica e aborde apenas uma dúvida.Determinar o Tipo de Resposta para Cada Pergunta Determine que tipo de resposta (aberta ou fechada) atende ao objetivo da pesquisa, e certifique-se de que as opções são excludentes e irão exaurir as possibilidades de resposta.Escolher a Forma de Redação das Perguntas Evite perguntas tendenciosas, que forcem generalizações e estimativas por parte do entrevistado.Definir a Sequência das Perguntas Utilize perguntas mais simples e interessantes para o início, deixando as mais complexas para o final, quando o entrevistado já adquiriu uma relação com a pesquisa. Cuidado, pois a ordem das perguntas também influencia nas respostas obtidas.Estabelecer as Características Físicas do Questionário Assegure-se de que o seu questionário tem aparência profissional e evite um visual carregado. Enumere as questões e tente torná-las as mais curtas possíveis.Incluir uma Mensagem de Solicitação É importante que o questionário inclua uma mensagem de solicitação de participação do usuário. Esta mensagem deve ser breve, mas precisa explicar quem você é e o motivo do contato, além de conter o seu pedido de ajuda no fornecimento de informações.É interessante também informar ao respondente o tempo estimado das respostas e deixar claro se serão anônimas ou não.Adotar uma Pergunta Filtro Verifique se as perguntas se aplicam a todos os entrevistados. Caso não, adote uma pergunta filtro no início do questionário.Desenvolver um Pré-teste para o seu Questionário O foco aqui é testar o questionário em si. Ou seja, as pessoas deverão omitir opiniões sobre ele (compreensão das questões, tempo de resposta, algo que não foi perguntado, etc.). O pré-teste deve ser aplicado em uma amostra da população real da sua pesquisa.Ok, agora chega de teorias! Vamos começar realmente a montar a nossa pesquisa de marketing. 😀Passo-a-passo da Pesquisa de Marketing
Problema Gerencial da Pesquisa de Marketing
Para iniciar o processo de pesquisa, é preciso levantar algum problema gerencial que deve ser respondido. Este problema deve ser analisado cruzando dados de dois ou mais conceitos.Por exemplo, você pode avaliar o atendimento da sua empresa. Mas, sua pesquisa irá levantar muito mais informações relevantes se o atendimento for avaliado frente a outro conceito, como a fidelização, por exemplo.A avaliação isolada de um termo torna a sua pesquisa pobre, e pode não gerar informações suficientemente valiosas para se tomar decisões que realmente mudem algo na sua empresa.Agora, você irá aprender como avaliar estas questões. E, para facilitar o seu entendimento, iremos usar o seguinte problema gerencial:
Como Compor os Conceitos da Pesquisa de Marketing
Ao decidirmos os conceitos do problema gerencial, chega a hora de estruturá-los. Devemos fazer um brainstorming para realizar a composição destes conceitos, pois não iremos conseguir medir a qualidade de um atendimento apenas perguntando como foi o atendimento.Temos que destrinchar todos os itens que possuem influência sobre ele e, só assim, conseguiremos avaliar a questão de forma assertiva.Itens que podem compor o atendimento:
- Disponibilidade;
- Conhecimento;
- Acompanhamento do serviço;
- Cortesia;
- Suporte.
Itens que podem compor a fidelização:
- Recompra;
- Renovação contratual;
- Indicação;
- Feedback.