Cia News

Como Fazer uma Pesquisa de Marketing para o seu Negócio?

Como Fazer uma Pesquisa de Marketing para o seu Negócio?

Postado em: 27 de julho de 2017
Compartilhe

Fazer uma pesquisa de marketing nem sempre é fácil. É preciso muito esforço, tempo e investimento para se obter resultados realmente relevantes.

Porém, temos que lembrar que não estamos mais nos anos 70 e, hoje em dia, são necessários mais que apenas instintos para pôr a mão na massa.

Precisamos basear todas as decisões da empresa em dados, metrificar resultados e analisar operações constantemente. É um processo trabalhoso, mas, quando bem feito, te dá a possibilidade de melhorar muito o seu negócio.

Pesquisa de Marketing - Frase

Neste texto, iremos te ensinar tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de marketing relevante para a sua empresa. Então a pergunta inicial é…

Por que Fazer uma Pesquisa de Marketing?

  • Você imagina por que na segunda semana do mês suas vendas são maiores?
  • Você tem ideia de como a forma de pagamento influencia na percepção de valor do seu produto?
  • Já pensou em como o atendimento pode melhorar a taxa de indicações que você recebe?
  • Será que, se você fizer uma promoção, as suas vendas irão aumentar?

Sabemos que cada negócio tem suas particularidades e dores a serem resolvidas. Porém, quando conseguimos responder às questões acima nos baseando em dados e informações, podemos conseguir aumentar a taxa de assertividade de nossas ações.

Informação é um conjunto de dados relevantes para se alcançar um objetivo. Dados, por sua vez, são partes fragmentadas de uma informação, que sozinhos não geram significado.

Diretrizes para a Pesquisa de Marketing

Vamos iniciar estruturando, de forma simples, o processo de pesquisa de marketing:

Pesquisa de Marketing - Processo

Construindo um Instrumento de Coleta de Dados (ICD)

Agora, iremos te mostrar alguns itens que você deve levar em consideração para montar o questionário da pesquisa de marketing.

Especificar Quais Informações Serão Procuradas
O seu público deve estar claramente definido, bem como o objetivo e o problema a ser solucionado.

Selecionar o Método de Administração
Como a pesquisa de marketing será aplicada? Pessoalmente, por telefone, por correio ou pela internet?

Estipular o Conteúdo de Cada Questão
Para cada pergunta, questione: “Por que eu quero saber isto?”. “Por que seria interessante saber” não é uma resposta aceitável. Certifique-se de que cada pergunta seja específica e aborde apenas uma dúvida.

Determinar o Tipo de Resposta para Cada Pergunta
Determine que tipo de resposta (aberta ou fechada) atende ao objetivo da pesquisa, e certifique-se de que as opções são excludentes e irão exaurir as possibilidades de resposta.

Escolher a Forma de Redação das Perguntas
Evite perguntas tendenciosas, que forcem generalizações e estimativas por parte do entrevistado.

Definir a Sequência das Perguntas
Utilize perguntas mais simples e interessantes para o início, deixando as mais complexas para o final, quando o entrevistado já adquiriu uma relação com a pesquisa. Cuidado, pois a ordem das perguntas também influencia nas respostas obtidas.

Estabelecer as Características Físicas do Questionário
Assegure-se de que o seu questionário tem aparência profissional e evite um visual carregado. Enumere as questões e tente torná-las as mais curtas possíveis.

Incluir uma Mensagem de Solicitação
É importante que o questionário inclua uma mensagem de solicitação de participação do usuário. Esta mensagem deve ser breve, mas precisa explicar quem você é e o motivo do contato, além de conter o seu pedido de ajuda no fornecimento de informações.

É interessante também informar ao respondente o tempo estimado das respostas e deixar claro se serão anônimas ou não.

Adotar uma Pergunta Filtro
Verifique se as perguntas se aplicam a todos os entrevistados. Caso não, adote uma pergunta filtro no início do questionário.

Desenvolver um Pré-teste para o seu Questionário
O foco aqui é testar o questionário em si. Ou seja, as pessoas deverão omitir opiniões sobre ele (compreensão das questões, tempo de resposta, algo que não foi perguntado, etc.). O pré-teste deve ser aplicado em uma amostra da população real da sua pesquisa.

Ok, agora chega de teorias! Vamos começar realmente a montar a nossa pesquisa de marketing. 😀

Passo-a-passo da Pesquisa de Marketing

Problema Gerencial da Pesquisa de Marketing

Para iniciar o processo de pesquisa, é preciso levantar algum problema gerencial que deve ser respondido. Este problema deve ser analisado cruzando dados de dois ou mais conceitos.

Por exemplo, você pode avaliar o atendimento da sua empresa. Mas, sua pesquisa irá levantar muito mais informações relevantes se o atendimento for avaliado frente a outro conceito, como a fidelização, por exemplo.

A avaliação isolada de um termo torna a sua pesquisa pobre, e pode não gerar informações suficientemente valiosas para se tomar decisões que realmente mudem algo na sua empresa.

Agora, você irá aprender como avaliar estas questões. E, para facilitar o seu entendimento, iremos usar o seguinte problema gerencial:

Como Compor os Conceitos da Pesquisa de Marketing

Ao decidirmos os conceitos do problema gerencial, chega a hora de estruturá-los. Devemos fazer um brainstorming para realizar a composição destes conceitos, pois não iremos conseguir medir a qualidade de um atendimento apenas perguntando como foi o atendimento.

Temos que destrinchar todos os itens que possuem influência sobre ele e, só assim, conseguiremos avaliar a questão de forma assertiva.

Itens que podem compor o atendimento:

  • Disponibilidade;
  • Conhecimento;
  • Acompanhamento do serviço;
  • Cortesia;
  • Suporte.

Itens que podem compor a fidelização:

  • Recompra;
  • Renovação contratual;
  • Indicação;
  • Feedback.

Estes itens, que fazem parte do todo, devem ser avaliados separadamente, a fim de se obter informações relevantes para a tomada de decisão. Uma vez separados os itens que compõem os conceitos, chegou a hora de formular as perguntas.

Devemos nos atentar às 10 considerações já citadas para construirmos um instrumento de coleta de dados eficiente. Além disto, é ideal tentarmos colocar as questões de forma o mais direta possível, de preferência, como uma afirmação.

Ao elaborar as questões, utilize afirmações em vez de perguntas, como no exemplo abaixo:

√ Aconselhável
O atendimento da equipe de suporte técnico da Cia Web Sites é ágil.

X Desaconselhável
O atendimento da equipe de suporte técnico da Cia Web Sites é ágil?

Chegou a Hora de Aplicar a sua Pesquisa de Marketing!

Depois de decidir que problema gerencial você quer resolver com sua pesquisa de marketing, e após formular seu questionário e passar pela etapa de testes, chegou o momento de aplicá-la. O indicado é que você consiga cerca de 10 respostas para cada pergunta de seu questionário.

Se você tiver 10 perguntas, uma amostragem boa seria de 100 respostas. Mas, lembre-se que, quanto mais respostas você conseguir, maior a credibilidade e a relevância da sua pesquisa.

Um dos métodos mais fáceis de se aplicar pesquisas em larga escala, de forma rápida e sem custo, é utilizando o Google Forms.

É válido ressaltar também que, se você pretende exibir os questionários de forma online, é de extrema importância a utilização da pergunta filtro. Ela servirá para cortar respondentes que não tem valor para a sua pesquisa.

Exemplo de Pesquisa de Marketing Bem Elaborada

Veja agora como são as pesquisas desenvolvidas pela Cia Web Sites:

O atendimento da equipe de suporte técnico da Cia Web Sites é ágil.
Concordo totalmente ( ) Concordo ( ) Indiferente ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente ( )

A equipe da Cia Web Sites se mostrou disponível quando necessário.
Concordo totalmente ( ) Concordo ( ) Indiferente ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente ( )

A equipe de suporte da Cia Web Sites tem o conhecimento necessário para a solução de problemas.
Concordo totalmente ( ) Concordo ( ) Indiferente ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente ( )

A Cia Web Sites acompanha os resultados do serviço entregue.
Concordo totalmente ( ) Concordo ( ) Indiferente ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente ( )

A equipe de atendimento da Cia Web Sites foi cortês ao dar informações.
Concordo totalmente ( ) Concordo ( ) Indiferente ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente ( )

Eu contrato os serviços da Cia Web Sites sempre que necessário.
Concordo totalmente ( ) Concordo ( ) Indiferente ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente ( )

Ao vencimento do contrato com a Cia Web Sites, eu busquei a renovação.
Concordo totalmente ( ) Concordo ( ) Indiferente ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente ( )

Eu já indiquei a Cia Web Sites para outras empresas.
Concordo totalmente ( ) Concordo ( ) Indiferente ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente ( )

Diante dos resultados obtidos com o serviço contratado, eu dei um feedback à Cia Web Sites.
Concordo totalmente ( ) Concordo ( ) Indiferente ( ) Discordo ( ) Discordo totalmente

Bônus: Solucionando Problemas Habituais

Para finalizar, vamos oferecer como bônus uma dica para que você não cometa erros que comumente surgem em várias pesquisas de marketing, comprometendo todo o processo.

Viés de Conteúdo

Tornar a pergunta tendenciosa, o que influência muito na resposta.
Veja um exemplo:

O que você achou deste maravilhoso e delicioso sanduíche?

Viés de Escala

A escala das opções de respostas tem que ser igual para todas as perguntas. Quando são utilizados somente números, é mais fácil. Porém, quando se você usar palavras, fica mais complicado, porque você terá que adotar uma opção exatamente oposta, com o mesmo valor.

Veja: bom/ruim, ótimo/péssimo, confortável/desconfortável.

Além disto, você sempre terá que manter no meio da escala uma resposta sem peso, como “indiferente” ou “não se aplica”. Quer um exemplo de viés de escala?

Confira:

O que você achou do sanduíche?

A) Excelente
B) Ótimo
C) Bom
D) Médio
E) Ruim

Percebeu que tem 3 opções positivas para só uma negativa? Pois é, isto acaba prejudicando a obtenção de um resultado realmente satisfatório para a sua pesquisa.

Conclusão

Depois de conseguir uma amostragem suficiente para a sua pesquisa, é hora de reunir e analisar os dados, conseguir extrair o máximo de informações relevantes possível para, assim, poder tomar decisões baseadas na pesquisa.

Quanto mais pesquisas você fizer, melhor será o resultado obtido e mais fácil será de aplicá-las nas próximas vezes. Então, vamos colocar a mão na massa e analisar/solucionar todos os problemas que nosso negócio enfrenta!

Formado em publicidade e propaganda, trilhou caminho por diversas agências de publicidade até cair de cabeça no marketing digital. Hoje, cursando MBA em marketing, expandiu de vez sua visão mercadológica, sendo capaz de fazer uma análise completa do ambiente virtual das empresas. Especialista em Inbound Marketing e atleticano, gosta de assistir aos jogos tomando uma cerveja e aproveita o final de semana se dedicando ao lazer.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!