Veja como o departamento de vendas deve agir após receber os leads do marketing

Veja como o departamento de vendas deve agir após receber os leads do marketing

Postado em: 20 de abril de 2018
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Muitas empresas enxergam o marketing apenas como um custo, porém de nada adiantará esse departamento trabalhar gerando leads se ao chegar no setor de vendas o processo não for completado.

Os leads não chegam ao final do funil de vendas, porque o departamento de vendas não está fazendo a abordagem da forma certa. Por esse motivo, nesse post falaremos sobre quais devem ser as atitudes do departamento de vendas após terem recebido os leads.

Lead deve ser atendido quase que de forma instantânea pelo vendedor

De nada adiantará o marketing conseguir produzir um ótimo lead se o departamento de vendas só estabelecer contato com ele dias depois. Quando antes o vendedor entrar em ação, mais chance de converter a sua empresa vai ter. Não há como definirmos qual é o tempo preciso, porém o fato é quanto antes essa comunicação acontecer, melhor!

O contato com o cliente deve primar pela relevância, por isso o departamento de vendas vai abordar o cliente falando exatamente sobre o material que ela acabou de baixar do site.

A ligação imediata para um lead se justifica, porque a tendência é que ele esteja lendo o material no momento que for contatado. Além disso, ele vai se lembrar da sua empresa, pois o download acabou de ser executado e, principalmente, porque o cliente ficará surpreso ao receber uma ligação quase que imediata.

Departamento de vendas deve seguir o mesmo padrão de comunicação desenvolvido pelo marketing

O vendedor precisa considerar todas as etapas que envolvem o funil de vendas, por isso as mensagens enviadas ao lead devem ser no sentido de ajudar quem está do outro lado. Nada de tentar acelerar o processo de venda!

Para conversar, é preciso pedir permissão, o motivo da ligação deve ser o mais claro possível e foco não deve ser a venda em sim, mas em oferecer conteúdo relevante durante todo esse processo.

Vendas deve saber o momento de mandar o lead de volta para o marketing

A função principal de um departamento de marketing de sucesso em uma empresa é a geração de oportunidades para que as vendas acontecem. No entanto, esse processo pode ser difícil se o foco ficar apenas nos novos leads e os “velhos” ficarem apenas no setor de vendas.

Os leads velhos precisam ser devolvidos, pois só assim eles continuarão a ser nutridos com a ajuda do processo de automação e dentro de um tempo, esse indivíduo voltará a ser alguém que deve ser abordado por um vendedor.

Vendedores auxiliam na confecção de adequações no funil de vendas

Por fim, o departamento de vendas é muito importante não só porque traz lucros, mas também, porque são eles que darão o feedback sobre os leads e a partir dos indicados que fizeram ficará mais fácil promover adequações no funil a fim de atrair para a página pessoas que saiam de leads, virem clientes e tragam boas oportunidades de venda.

Gostou de saber mais sobre como esses dois departamentos devem trabalhar pelo bem da empresa? Aproveite e leia mais sobre leads no post “Veja como transformar leads qualificados em clientes”.

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

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