Tendências do marketing digital em 2020

Hoje em dia nenhum empresário e nenhuma marca podem ignorar o papel do marketing digital nas estratégias de publicidade de uma empresa.

Um dos maiores sinais disso é o crescimento do uso dos motores de busca na rotina das pessoas, seja para efeito pessoal ou profissional, o que obriga as empresas a aparecerem nessas plataformas, como Google, Bing e Yahoo.

Mas essa é apenas uma das tendências do marketing digital para este ano de 2020. Se você quer compreender melhor este assunto, siga até o fim da leitura.

Por dentro dos motores de busca

O primeiro tópico sobre tendência de marketing digital não poderia deixar de ser o dos grandes buscadores, hoje basicamente utilizados por todos os internautas do Brasil e do mundo.

Há dois modos de uma empresa marcar presença nessas plataformas: uma delas é gratuita e traz resultados no médio e longo prazo, e são as chamadas buscas orgânicas. 

A outra é paga e traz resultados imediatos, mediante a cobrança por cliques ou impressões.

Nos dois casos, o importante é que, quando o internauta pesquisar algo como caneta de alta rotação com led, o seu conteúdo aparecerá na primeira página.

No exemplo dado, a palavra-chave remete a um produto específico, portanto, essa pesquisa indica alguém que provavelmente está fazendo cotações e está em momento de compra. Daí a importância de aparecer com destaque nesse cenário.

A modalidade gratuita é o tão falado SEO (Search Engine Optimization), que refere-se à otimização de uma página para que ela cumpra os requisitos dos buscadores, já que o interesse deles é promover apenas bons conteúdos.

A modalidade paga remete ao link patrocinado, um tipo de propaganda bastante customizável, que permite ao anunciante optar quanto vai investir, em quais palavras-chave, e em que região e horário deseja aparecer.

Como funciona a “pesquisa por voz”?

Ao falar nos motores de busca, não é possível esquecer o que recentemente tem se disseminado como “pesquisa por voz” ou “comando de voz”.

Trata-se da função que a maioria dos smartphones já tem de atender às solicitações do usuário por meio de comandos de voz. 

Assim, em vez de teclar ou digitar, a pessoa apenas diz o que quer e o aparelho realiza o comando.

Embora isso sirva para uma série de ações internas do celular, como fazer uma ligação, serve também para os grandes buscadores, que cada vez mais têm integrado essa opção.

Por isso, ao tentar posicionar um conteúdo sobre painel para ar condicionado, toda empresa da área terá de levar em conta se essa busca seria realizada exatamente assim, tanto pelo teclado, quanto por um comando de voz.

Este é o ponto. Quem seguir essa tendência estará em conformidade com as demandas que já estão se disseminando, e quem deixar isso passar ficará para trás.

Chatbots: os atendentes virtuais

Outra tendência bastante marcante é a dos chatbots, que remete a atendentes virtuais que operam em plataformas de loja virtual, marketplaces e afins.

É bem provável que você já tenha cruzado com um desses, mesmo sem ter percebido. O fato é que essa tendência se disseminou e tem se espalhado cada vez mais.

Ao entrar em uma loja virtual e tirar dúvida no chat sobre um tênis, uma peça de roupa ou mesmo sobre produtos mais nichados e serviços diferenciados, como voo de balão de ar quente, geralmente o primeiro “atendente” é um robô, o famoso “chatbot”.

Certamente, já não basta aos sites terem essa função ativada. Hoje é preciso torná-la cada vez mais eficiente e assertiva, permitindo que ela chegue a realizar um atendimento completo, com começo, meio e fim, sem a intervenção humana.

Bônus: o que são os algoritmos?

Por fim, ao falar em internet, buscadores, comando de voz e atendentes virtuais, um conceito importante que sustenta tudo isso é o dos algoritmos.

Todo empresário ou programador que quiser ficar em dia com o marketing digital de 2020 e dos próximos anos, precisará manter-se antenado neste ponto.

O maior sinal disso é o do Machine Learning – que em português significa “aprendizado por parte da máquina” – e que permitiu a revolução de plataformas como o Google. 

Com isso, se uma pessoa pesquisa sistema sat em um dia, isso fica registrado, e em outro momento, ao escrever apenas “sat”, ela já visualiza os mesmos resultados, embora o termo “sat” seja abrangente e para outros usuários pode trazer resultados inconclusivos.

Essa é a essência do algoritmo. Trata-se de uma programação de computador que permite interações gradativamente mais complexas, e portanto, experiências cada vez melhores para os usuários, o que é dizer: para os clientes do seu público-alvo.

Com isso, vemos como o marketing digital pode influenciar no crescimento de uma empresa, e como é preciso acompanhar de perto os tópicos referidos acima como tendências para o ano de 2020.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários