Criação de sites
Sites profissionais e inteligentes
Ligue Agora
Temos as melhore soluções
Solicitar proposta

SEO on page x SEO off page: entenda as diferenças

SEO on page x SEO off page: entenda as diferenças

Uma das unanimidades mais disseminadas é que para alcançar boa audiência na internet, é preciso se atentar às estratégias de SEO

A Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismo de Busca) envolve práticas de redação e publicação de textos para web que aumentam a relevância desses conteúdos nos buscadores online. 

Sites como Google e Bing possuem parâmetros para definir qual site ou página é mais ou menos relevante, tais como: idade do domínio, quantidade de backlinks (links de outros sites que levam ao seu site), qualidade dos links internos e reputação do site. 

Para conseguir um bom posicionamento na internet, as empresas precisam prestar atenção ao SEO, pois ele determina se seu conteúdo será mais ou menos consumido pelo público.

As estratégias dele se dividem em SEO on page e SEO off page. Confira abaixo dois tópicos que explicam com mais detalhes cada uma delas.

SEO on page

SEO on page se trata das ações que você pode realizar no seu site para otimizá-lo para os buscadores. Sendo essas, medidas que você pode aplicar sozinho para tornar seu texto mais relevante ou com ajuda de algum profissional. 

Confira a seguir os elementos que fazem parte do SEO on page:

  • Title tag: título que aparece nos buscadores (deve conter a palavra-chave);
  • Títulos e subtítulos: devem obedecer a hierarquia H1, H2 e H3;
  • URL: prévia do conteúdo do site (alterar URL automática se necessário);
  • Meta-descrição: descrição abaixo da URL (deve ter até 300 caracteres);
  • Imagens: nomear imagem e configurar alt-txt com palavra-chave.

SEO off page

SEO off page é aquilo que você faz fora do seu site para aumentar a relevância dele nos buscadores. 

Confira a seguir os elementos que fazem parte do SEO off page:

  • Link building: ganhar menções de outros sites aumenta sua relevância;
  • Parcerias com outros sites também aumenta sua relevância;
  • Redes sociais: redirecionamentos para sua página e interações com seguidores;
  • Comentários: publicar comentários redirecionando ao site em outros endereços.

Esses são os elementos que compõem o SEO on page e o SEO off page. Confira agora as principais diferenças entre os dois.

Principais diferenças entre SEO on page e SEO off page

Em primeiro lugar, SEO on page é o que você faz dentro da sua página e SEO off page é o que você faz fora dela para otimizá-la. 

O SEO on page depende de conhecimentos prévios de SEO e do sistema de indexação dos buscadores para ser bem empregado. O SEO off page também demanda conhecimentos prévios de SEO, mas alia isso com boa relação com outras empresas do mesmo ramo ou áreas relacionadas, já que para formar parcerias é preciso ter contatos.

Ainda falando sobre o off page, o link building é baseado diretamente nas estratégias de on page porque seu site já deve ter certa relevância para ser citado por outros. 

Ninguém quer linkar um texto ruim ou irrelevante. Isso mostra como ambas estratégias são interligadas, apesar de diferentes.

Agora que você sabe o que é SEO on page e off page, vamos descobrir como aplicá-los e maximizar a relevância do seu site. Leia a seguir.

Como aplicar o SEO on page

A tag title não precisa ser, necessariamente, igual ao título do texto no site. Ela deve chamar a atenção do usuário para que seja clicada assim que for lida.

É importante sempre incluir a palavra-chave na tag title. Sendo assim, se o texto de uma empresa de consultoria ambiental quer promover um post sobre licenciamento ambiental, a title tag do post deve conter exatamente essa palavra-chave.

Os títulos e subtítulos são essenciais para tornar seu texto mais fácil e agradável de ler. Escrever um longo bloco de texto sem quebras é garantir que as pessoas parem de ler seu conteúdo antes que ele termine. 

Dessa forma, em vez de fazer um longo post sem intervalos explicando como é feita a recuperação de áreas degradadas, a empresa de consultoria ambiental deve dividir esse conteúdo em títulos e subtítulos que detalham cada aspecto do assunto abordado

A URL precisa sempre conter a palavra-chave utilizada e deve ser amigável e curta, ou seja, sem aquela grande quantidade de números e símbolos que, geralmente, compõem as URLs automáticas. 

Pensando nisso, as URLs precisam sempre conter a palavra-chave do conteúdo em questão para que o usuário saiba em que página está apenas olhando o endereço.  

A meta-descrição, que aparece logo abaixo da URL nos buscadores, serve para resumir o conteúdo da página em até 300 caracteres, sempre incluindo as palavras-chave. 

Por exemplo, com o intuito de conquistar um novo público, determinada imobiliária ou uma empresa de dedetização, pode produzir um texto sobre dedetização escorpião em seu blog. Todos os elementos do SEO on page citados acima devem conter essa palavra-chave, de modo a amplificar o alcance do post.

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

Solicitar uma proposta

As imagens também não fogem a essa regra. Devem ser nomeadas de acordo com a palavra-chave e ter seu texto alternativo configurado a partir dela. 

Os textos alternativos (alt tags ou descrição alt) são as informações por escrito que aparecem no lugar da imagem quando ela não é carregada. 

Esses textos auxiliam ferramentas de leitura na descrição de imagens para deficientes visuais. 

Por exemplo, uma empresa posta fotos de salas disponíveis para alugar. Para maximizar o alcance das fotos, seus títulos devem conter aluguel de sala por hora.

Como aplicar o SEO off page

Tanto o link building quanto as parcerias devem levar sempre em consideração se o conteúdo de determinado site é complementar ao seu, pois os públicos devem ser semelhantes e as menções não podem ser descontextualizadas.

Uma empresa de consultoria tributária pode formar parceria com um advogado tributarista e linkar a página dele no site, por exemplo. Dessa maneira, ambas as empresas ganharão visitantes em suas próprias páginas, que virão do site dos seus parceiros.

Portanto, é preciso manter em vista que as redes sociais necessitam de investimento a longo prazo. Existem estratégias de como ganhar seguidores no facebook, tais como pagar anúncios e comprar seguidores. 

Alimentar sua página na rede social com seus links garante que eles sejam mais vistos por um número maior de pessoas.

Publicar comentários em outros sites como redirecionamento para o seu site pode ser uma boa estratégia se atrelada às vontades de determinados consumidores. É possível que clientes insatisfeitos comentem nos posts de assessoria tributária. 

Você pode aproveitar essa brecha para veicular a sua empresa do mesmo ramo ou de uma área semelhante, e assim, conquistar uma nova clientela oferecendo um serviço melhor.

Como você pode ver, SEO on page e SEO off page se complementam. Uma estratégia não funciona plenamente sem a outra, pois a publicação de conteúdos na internet obedece a uma série de padrões. Quer saber mais sobre eles? Então, continue lendo.

O que determina o rankeamento da sua página

O Google utiliza mais de 200 fatores de rankeamento. Abaixo, você confere os principais:

  • Autoridade da página: baseada na quantidade de links que levam à página;
  • Conteúdo original: não basta copiar conteúdo bem ranqueado para fazer sucesso;
  • Tamanho do conteúdo: para o Google, quanto maior, melhor;
  • Palavra-chave: utilizar a palavra-chave com moderação;
  • Tempo de carregamento da página: deve demorar no máximo 2 segundos;
  • Site responsivo: é essencial que o site se adeque a qualquer resolução;
  • Multimídia: o Google interpreta arquivos multimídia como qualidade.

Esses são alguns dos fatores de rankeamento utilizados pelo Google. Como você já deve ter percebido, conteúdos originais e aprofundados veiculados em sites fáceis de navegar são privilegiados. 

Mas, como produzir conteúdo original se existem tantos sites diferentes na internet? Abaixo você encontra dicas para isso.

Produza conteúdo original

O mais importante é citar as fontes que você utilizou para escrever parte do seu texto. Nunca faça cópias diretas sem dar os devidos créditos, isso diminui a relevância do conteúdo.

Qualifique-se. Existem cursos gratuitos e pagos sobre uma grande variedade de assuntos disponíveis na internet. Encontre aquele que mais te interessa e estude. 

Com certeza você vai aprimorar seus conteúdos à medida que estudar mais sua área de atuação. A web muda constantemente, é importante se manter sempre atualizado.

Sempre considere que você está escrevendo para alguém que não conhece o assunto com profundidade. 

Dessa forma você tem mais chances de produzir conteúdo que atenderá a um grande leque de dúvidas e problemas. Não tenha medo de ser didático.

Escreva conteúdo que seja agradável de ler. Os subtítulos precisam ter coesão entre si para que o leitor sinta vontade de prosseguir a leitura até o fim do artigo. Não basta encher sua página de palavras-chave sem pensar na coerência delas dentro do texto. 

Seguindo essas dicas você tem ferramentas para alcançar um grande público na web. A concorrência é vasta, mas com competência, dedicação e contatos as portas certamente se abrirão para você.

Posts Relacionados