Saiba utilizar o Inbound Marketing para sua marca

O Inbound Marketing surgiu a partir da necessidade de formular novas estratégias de marketing, que se diferenciavam das tradicionais propagandas sensacionalistas, muito comuns em divulgações na TV e em outras mídias convencionais. 

Por conta disso, apesar de não ser aplicado somente na internet, o Inbound Marketing conquistou o mercado por meio de campanhas online.

De modo geral, o Inbound Marketing consiste na atração de clientes, por meio de uma mensagem relevante. A partir disso, é possível apresentar soluções e transformar os consumidores em promotores da marca, divulgando a empresa para novas pessoas.

Por exemplo, ao invés de ofertar o serviço de paisagismo empresarial em uma propaganda invasiva.

O Inbound Marketing sugere falar mais sobre o que é paisagismo, quais seus benefícios e como a empresa pode ganhar com a atividade. Ou seja, o cliente é atraído com conteúdo relevante.

Mas, como o Inbound Marketing pode ajudar a sua marca?

O Inbound Marketing é capaz de gerar 54% mais leads (potenciais clientes), do que o marketing tradicional.

Isso porque a estratégia promove maior engajamento do público, pois a oferta de conteúdo relevante cria um relacionamento de confiança, pois o valor sobre o produto ou serviço é feito sem interrupções.

Afinal, é muito melhor ter conhecimento aprofundado sobre o serviço de pintura predial civil ofertado, do que somente uma propaganda sensacionalista. 

Quando bem informadas, as pessoas passam a reconhecer a empresa como uma autoridade no mercado e, com isso, as chances de fechar negócio são maiores.

Além disso, o Inbound Marketing promove uma comunicação mais aberta com os clientes. Ou seja, o público se engaja em discussões, iniciativas e mantêm-se a interação constante com a empresa.

3 dicas para utilizar o Inbound Marketing da sua marca

Não basta oferecer conteúdo relevante para um Inbound Marketing efetivo. O Marketing de Conteúdo é apenas uma das vertentes das estratégia.

Neste artigo, separamos algumas dicas de como aplicar o Inbound Marketing na sua marca.

1 – Tenha um blog

Cerca de 61% das empresas brasileiras possuem um blog voltado para a distribuição de conteúdo relevante. 

De fato, o canal é um dos melhores meios de transmitir informações e compartilhar mensagens de qualidade com o público.

Por exemplo, uma empresa de construção civil pode ter um blog para tratar de temas relacionados, trazendo informações sobre um sistema de drenagem de terreno, bem como outros processos de demolição, engenharia e construção.

Para ter bons resultados com o blog, é necessário:

  • Atualizar o canal constantemente;
  • Oferecer materiais em formatos diversificados;
  • Produzir conteúdos bem apurados e informativos;
  • Vincular o blog ao site oficial da empresa.

Os blogs são os principais responsáveis pela conversão de clientes, isto é, pela transformação de meros usuários em leads.

2 – Crie perfis sociais nas redes

Só no Brasil, há mais de 62% de usuários ativos nas redes sociais. Ou seja, mais da metade das pessoas com acesso à internet possuem algum perfil ou acessam com regularidade as mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

No Inbound Marketing, as redes sociais são importantes espaços para interação da empresa com os usuários, criando um canal de comunicação aberta, rápida e objetiva.

Ademais, os consumidores atuais não desejam apenas comprar um produto ou serviço, mas também tecer comentários sobre o negócio, dar a impressão sobre uma determinada mercadoria e indicar o grau de satisfação (inclusive, quando estão insatisfeitos). 

Todas essas trocas podem ser feitas por meio das redes sociais.

Sendo assim, ter um perfil nos principais canais de interação é uma maneira de engajar o público e ter reconhecimento no mundo virtual.

3 – Mensure os resultados da sua estratégia

Assim como qualquer estratégia de marketing, o Inbound Marketing está suscetível ao erro. 

Mesmo investindo em conteúdo de qualidade, mantendo a interação com os usuários e produzindo materiais cada vez mais ricos, pode ser que as suas ações não tenham o resultado esperado.

Por conta disso, é fundamental mensurar os dados de cada campanha, para perceber o que foi efetivo e o que não foi.

No entanto, vale dizer que as empresas que adotam o Inbound Marketing tendem a apresentar um ROI (Retorno sobre Investimento) maior do que aquelas que aplicam o Outbound Marketing, isto é, o marketing tradicional.

Muito disso, deve-se ao custo. O Inbound Marketing é 62% mais barato que o Outbound, com capacidade para gerar 3x mais leads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Radação Cia Web Sites

Radação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

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