Saiba como o marketing de conteúdo pode auxiliar sua marca

A visibilidade é indispensável para as empresas que desejam resultados cada vez mais satisfatórios no meio digital e uma das estratégias empregadas como solução é o marketing de conteúdo, principalmente por estimular a percepção positiva das marcas.

Isso se deve ao fato de que a tática atende a premissa de que o engajamento da audiência seja realizado a partir de materiais úteis e enriquecedores, por exemplo, com dicas e curiosidades do tema.

Desta forma, é possível aproximar o público, envolvê-lo e criar um valor significativo, o que tem um grande impacto na decisão de compra.

Vantagens da estratégia

Devido a proposta do marketing de conteúdo apresentada anteriormente e as possibilidades na exploração de canais de comunicação que a estratégia abrange, uma série de benefícios podem ser conquistados, tais como:

  • Tráfego no site;
  • Engajamento;
  • Brand awareness;
  • Educação do mercado.

O tráfego no site é potencializado devido a priorização dos mecanismos de busca por conteúdos de qualidade e elaborados com uma boa frequência.

O estímulo ao engajamento ocorre essencialmente por causa de materiais relevantes, porém, a constância também influencia na obtenção de uma maior proximidade e interações de diversos tipos.

Além disso, o investimento em conteúdos úteis tem um maior poder de atração, assim como o potencial para recomendação, o que de certa forma está associado com o brand awareness, que consiste no reconhecimento da marca.

É interessante refletir nesse caso que quanto mais um cliente em potencial reconhece a empresa, maiores são chances de ser sua escolha.

Por exemplo, se processos como limpeza tratamento e manutenção de piscinas são necessários, devido a familiaridade e/ou percepção positiva do conteúdo já consumido da marca, o cliente pode pensar rapidamente em entrar em contato para solicitar um orçamento.

A educação de mercado também é significativa nesse cenário, uma vez que dependendo do cliente, pois não é sempre que todos os aspectos sobre o produto ou serviço são conhecidos.

Essa questão reforça a necessidade de abordar questões relevantes para o público nos materiais elaborados e que no momento certo, sejam capazes de reforçar que a empresa é uma solução favorável para ser adotada.

Dicas para aplicar o marketing de conteúdo

É indispensável para qualquer estratégia de marketing de conteúdo que exista um planejamento minucioso, principalmente em relação ao objetivo, que tem um papel de grande importância para o direcionamento de conteúdo e forma de analisar os resultados.

Outro ponto crucial para um melhor direcionamento no marketing de conteúdo é a definição da persona, afinal, se a premissa é oferecer um conteúdo relevante e alcançar a audiência de uma melhor forma, é preciso conhecê-la.

A persona corresponde a um perfil semi fictício do cliente ideal, envolvendo informações como ambições, dores e consumo de conteúdo, enquanto o público-alvo, também significativo, têm um foco demográfico.

Afinal, a persona de uma empresa do setor de construção civil que realiza o aluguel de caminhão guindaste provavelmente apresentará diversos aspectos divergentes e decisivos em relação a outros setores.

Trabalhar a atratividade do conteúdo tem um papel imprescindível nesse contexto, pois a formatação pode estimular o leitor.

Nesse caso, são trabalhados fatores como negrito, imagens, intertítulos, entre outras possibilidades. Por mais que esses recursos possam chamar a atenção devem ser alinhados com um material de qualidade, sem plágios e devidamente revisado.

Em quais canais pode ser aplicado?

Diante a diversidade de recursos digitais o marketing de conteúdo pode ser empregado nos mais variados meios e antes de abordar as escolhas mais comuns, é interessante citar que na escolha do canal é preciso considerar qual é a persona.

Os blogs são alternativas amplamente exploradas, por exemplo, uma empresa de reformas pode ter um blog atrelado ao seu site principal e abordar temas como dicas para o tratamento de concreto aparente, a escolha de revestimentos, entre outras possibilidades.

São plataformas versáteis, especialmente devido ao número de formatos de publicações aceitos. Essa diversidade também pode ser atrelada com outras estratégias que complementam o marketing de conteúdo, como redes sociais e e-mail marketing.

Enquanto as redes sociais se destacam pelas possibilidades de interação e, consequentemente, engajamento, o e-mail marketing é uma forma e comunicação mais direta, estabelecida a partir do concessão do cliente em potencial.

Em qualquer alternativa a ser adotada é importante que a abordagem da empresa seja compatível com sua identidade visual, valores e sem dúvidas, com o tipo de público-alvo para evitar posicionados inadequados e que podem comprometer sua imagem.



Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Analista de sistemas, conheci a otimização de sites (SEO) em meados de 2007 e venho me aperfeiçoando desde então. Nas horas vagas me dedico a projetos pessoais de desenvolvimento e marketing. São poucas as coisas que gosto e quase todas envolvem tecnologia.

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