Saiba como o marketing de conteúdo pode auxiliar sua marca
A visibilidade é indispensável para as empresas que desejam resultados cada vez mais satisfatórios no meio digital e uma das estratégias empregadas como solução é o marketing de conteúdo, principalmente por estimular a percepção positiva das marcas.
Isso se deve ao fato de que a tática atende a premissa de que o engajamento da audiência seja realizado a partir de materiais úteis e enriquecedores, por exemplo, com dicas e curiosidades do tema.
Desta forma, é possível aproximar o público, envolvê-lo e criar um valor significativo, o que tem um grande impacto na decisão de compra.
Vantagens da estratégia
Devido a proposta do marketing de conteúdo apresentada anteriormente e as possibilidades na exploração de canais de comunicação que a estratégia abrange, uma série de benefícios podem ser conquistados, tais como:
- Tráfego no site;
- Engajamento;
- Brand awareness;
- Educação do mercado.
O tráfego no site é potencializado devido a priorização dos mecanismos de busca por conteúdos de qualidade e elaborados com uma boa frequência.
O estímulo ao engajamento ocorre essencialmente por causa de materiais relevantes, porém, a constância também influencia na obtenção de uma maior proximidade e interações de diversos tipos.
Além disso, o investimento em conteúdos úteis tem um maior poder de atração, assim como o potencial para recomendação, o que de certa forma está associado com o brand awareness, que consiste no reconhecimento da marca.
É interessante refletir nesse caso que quanto mais um cliente em potencial reconhece a empresa, maiores são chances de ser sua escolha.
Por exemplo, se processos como limpeza tratamento e manutenção de piscinas são necessários, devido a familiaridade e/ou percepção positiva do conteúdo já consumido da marca, o cliente pode pensar rapidamente em entrar em contato para solicitar um orçamento.
A educação de mercado também é significativa nesse cenário, uma vez que dependendo do cliente, pois não é sempre que todos os aspectos sobre o produto ou serviço são conhecidos.
Essa questão reforça a necessidade de abordar questões relevantes para o público nos materiais elaborados e que no momento certo, sejam capazes de reforçar que a empresa é uma solução favorável para ser adotada.
Dicas para aplicar o marketing de conteúdo
É indispensável para qualquer estratégia de marketing de conteúdo que exista um planejamento minucioso, principalmente em relação ao objetivo, que tem um papel de grande importância para o direcionamento de conteúdo e forma de analisar os resultados.
Outro ponto crucial para um melhor direcionamento no marketing de conteúdo é a definição da persona, afinal, se a premissa é oferecer um conteúdo relevante e alcançar a audiência de uma melhor forma, é preciso conhecê-la.
A persona corresponde a um perfil semi fictício do cliente ideal, envolvendo informações como ambições, dores e consumo de conteúdo, enquanto o público-alvo, também significativo, têm um foco demográfico.
Afinal, a persona de uma empresa do setor de construção civil que realiza o aluguel de caminhão guindaste provavelmente apresentará diversos aspectos divergentes e decisivos em relação a outros setores.
Trabalhar a atratividade do conteúdo tem um papel imprescindível nesse contexto, pois a formatação pode estimular o leitor.
Nesse caso, são trabalhados fatores como negrito, imagens, intertítulos, entre outras possibilidades. Por mais que esses recursos possam chamar a atenção devem ser alinhados com um material de qualidade, sem plágios e devidamente revisado.
Em quais canais pode ser aplicado?
Diante a diversidade de recursos digitais o marketing de conteúdo pode ser empregado nos mais variados meios e antes de abordar as escolhas mais comuns, é interessante citar que na escolha do canal é preciso considerar qual é a persona.
Os blogs são alternativas amplamente exploradas, por exemplo, uma empresa de reformas pode ter um blog atrelado ao seu site principal e abordar temas como dicas para o tratamento de concreto aparente, a escolha de revestimentos, entre outras possibilidades.
São plataformas versáteis, especialmente devido ao número de formatos de publicações aceitos. Essa diversidade também pode ser atrelada com outras estratégias que complementam o marketing de conteúdo, como redes sociais e e-mail marketing.
Enquanto as redes sociais se destacam pelas possibilidades de interação e, consequentemente, engajamento, o e-mail marketing é uma forma e comunicação mais direta, estabelecida a partir do concessão do cliente em potencial.
Em qualquer alternativa a ser adotada é importante que a abordagem da empresa seja compatível com sua identidade visual, valores e sem dúvidas, com o tipo de público-alvo para evitar posicionados inadequados e que podem comprometer sua imagem.