Guia para Criar uma Estratégia de Marketing de Conteúdo que Converta

Você sabia que sua estratégia de marketing de conteúdo influencia totalmente na maneira com a qual você alcança seu público?

Se você acha que está “secando gelo” sem uma estratégia de conteúdo, é hora de criar uma e aquecer seu negócio!

Acontece que muitos empreendedores digitais querem saber Como ter um Site e Obter Resultados Efetivos, mas ficam perdidos sem nem saber por onde começar:

-Qual conteúdo preciso produzir?

-Com que frequência?

-E onde eles devem ser postados?

Hoje vamos responder a essas questões, além de abrir sua mente quanto a elaboração da estratégia de marketing de conteúdo que realmente converte!

Entenda a Importância de Estratégias de Marketing de Conteúdo

Primeiro, considere que o conteúdo serve como um ímã levando pessoas ao seu negócio, o que lhe dá a oportunidade de convertê-las.

Sem um plano de marketing de conteúdo, você não pode esperar que as pessoas simplesmente tropecem no seu site.

Acompanhe para aprender também a usar uma estratégia de conteúdo e aproveitar seu novo conhecimento para atrair clientes em potencial.

Mas, Afinal, O que é Estratégia de Marketing de Conteúdo?

estratégia de marketing de conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo é um conjunto de etapas que você realiza para pesquisar, criar, publicar e promover informações valiosas para seu público – o que na prática, significa:

  • O conteúdo nada mais é do que texto, áudio ou vídeo que ajude as pessoas a resolver problemas;
  • O ingrediente chave que toda estratégia de marketing de conteúdo precisa é qualidade;
  • Muito conteúdo flutua pela Internet e alguns são inúteis, mas também há muito conteúdo excelente. Logo, você tem que fazer melhor que o seu concorrente. Caso contrário, seu conteúdo não estará visível nas SERP’s (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa);
  • Pense na sua estratégia de marketing de conteúdo como a atração de possíveis clientes;
  • Sua oferta é o gancho. Em vez de jogar seu dinheiro em possíveis clientes, concentre-se em atraí-los com conteúdo sólido.

Se quiser aprofundar seu conhecimento, descubra 6 Estratégias de Marketing Digital Sem Complicações.

Como Saber Se Você Realmente Precisa Desenvolver uma Estratégia de Marketing de Conteúdo?

estratégia de marketing de conteúdo

Poucas empresas fazem Inbound Marketing. Então se você não faz, agora é o momento.

Digamos que você alugue vestidos de festa e quer aumentar a clientela. Em vez de pagar por publicidade, você pode escrever artigos que atraiam seu público-alvo com o objetivo de ajudá-los com seus problemas e dores.

Com esses artigos, os clientes em potencial podem encontrar seu site. Ao lerem seu conteúdo, se gostarem, podem voltar mais vezes.

Então, quando eles precisarem de um produto como o seu, sua marca poderá ser lembrada.

Como a Estratégia de Marketing de Conteúdo aumenta as conversões?

Os consumidores convertem quando estão prontos. É simples assim.

Por isso uma estratégia de marketing de conteúdo permite que você esteja presente no momento em que um cliente em potencial decide comprar.

Uma estratégia de sucesso geralmente separa os vencedores do marketing de conteúdo daqueles que nunca conseguem atingir seu público.

estratégia de marketing de conteúdo

Com uma estratégia em vigor, você saberá o seguinte:

• Quais palavras-chave segmentar;

• A voz para usar em seu conteúdo;

• Quando mencionar seu produto;

• E a hora certa de entrar com o CTA (Call-to-action, chamada para uma ação específica).

Porém, você não quer apenas que as pessoas leiam seu texto. Você quer que elas deem o próximo passo.

Para convencê-los, Entenda a Importância do Conteúdo para o Seu Site, e mostre que você é uma autoridade em seu segmento.

Ofereça informações completas e mais generosas do que seus concorrentes, e crie uma estratégia de marketing de conteúdo que ajude você a alcançar as pessoas quando elas mais precisarem de você.

Mas antes, se ligue na Etapa do Planejamento de Estratégias de Marketing de Conteúdo.

7 Etapas Cruciais para Criar uma Estratégia de Sucesso:

estratégia de marketing de conteúdo

Etapa 1: palavras-chave alvo de pesquisa

Quando alguém digita uma palavra ou frase na pesquisa do Google, ela usa palavras-chave mesmo sem saber.

Você precisa descobrir quais palavras-chave atrairão os pesquisadores.

O Ubersuggest é uma ótima ferramenta para encontrar palavras-chave para segmentar.

Comece com uma palavra-chave simples e encontre palavras-chave de cauda longa para adicionar à sua lista.

Existem muitas outras ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave. Você pode segmentar palavras-chave competitivas e não competitivas.

Concentre-se nas variações de cauda mais longa para obter tráfego segmentado para seu site.

Por exemplo, uma palavra-chave como “tênis de corrida” segmentará uma grande variedade de pessoas.

A palavra-chave “tênis de corrida para problemas no joelho” diminuirá sua audiência, o que é bom quando se trata de atrair e converter leads qualificados.

Por falar nisso, veja também: O que é Lead e como Usar a Favor do Seu Negócio.

Etapa 2: encontrar palavras-chave relacionadas

Você não quer confiar exclusivamente em uma única palavra-chave. Para ajudar o Google a entender seu conteúdo, misture palavras-chave relacionadas.

O Google tem que analisar toneladas de informação, então você tem que fazer o máximo que puder para ajudá-lo.

Muitas palavras-chave têm significados duplos e a adição de palavras-chave relacionadas ajudará o Google a entender que tipo de pesquisa pretende segmentar.

Etapa 3: projetar uma planilha para cada tópico

Crie uma planilha principal que você possa usar como modelo e replicar para cada novo conteúdo que você deseja criar.

A planilha deve incluir a palavra-chave alvo, as palavras-chave relacionadas, se será necessário criar um conteúdo relacionado e qualquer outra informação que você precise saber antes de iniciar a criação do conteúdo.

Após a criação da planilha, ficará mais fácil compartilhar suas ideias com outras pessoas da sua equipe.  

Isso facilita a troca de ideias e a publicação de conteúdos relacionados, possibilitando maior engajamento e um aumento no número de páginas por visita do seu cliente em seu site.

Não pule esta etapa se quiser que sua estratégia de marketing de conteúdo seja organizada.

Etapa 4: esboce um resumo sobre o conteúdo que você criará

Um resumo ajuda você a organizar suas ideias e estruturar seu artigo para que ele forneça o máximo de impacto, tanto para SEO quanto para os leitores.

Ele também ajuda você a decidir quais sub tópicos deseja cobrir e impede que você esqueça as ideias antes de começar a criar conteúdo.

Esse esboço deve constar em sua planilha e deve conter os tópicos que você abordará em cada subtítulo do artigo, contendo sugestão de links, estatísticas que deseja mencionar e outras informações importantes.

Etapa 5: crie um rascunho do seu conteúdo

Cada parte do conteúdo começa em forma de rascunho. Você pode usar o Microsoft Office, o Google Docs ou qualquer outro programa com o qual esteja confortável.

Como alternativa, escreva seus rascunhos no WordPress ou no seu sistema de gerenciamento de conteúdo preferido.

Depois de escrever seu rascunho, revise-o e, se for possível, envie-a para um editor confiável que possa detectar erros de gramática e concordância.

Etapa 6: projetar um cronograma de publicação e promoção

estratégia de marketing de conteúdo

Você pode decidir com que frequência deseja publicar seu conteúdo, lembrando que consistência importa mais do que frequência.

Você pode publicar na frequência que desejar ou conseguir, mas o ideal é manter uma rotina de publicação.

Por exemplo, se você publicar um novo conteúdo toda segunda-feira, seus leitores saberão quando verificar e ler sua última oferta.

Tente publicar conteúdo em dias e horários consistentes. Atrasar a publicação por algumas horas provavelmente não vai prejudicá-lo, mas manter a rotina é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Você também deve programar a promoção de conteúdo, além dos Melhores Horários para Postar no Instagram e Facebook.

Postar seu novo conteúdo nas redes sociais e enviar e-mails para as pessoas cadastradas em sua newsletter, pode ter um impacto muito positivo na quantidade de pessoas que seu conteúdo vai alcançar.

Falando nisso, aqui revelamos 5 Truques de Imagens Criativas para Facebook.

Etapa 7: realizar o alcance do influenciador

Quando você menciona pessoas ou marcas em seu artigo, você pode entrar em contato com elas e pedir que compartilhem seu conteúdo.

Muitas dessas abordagens não resultarão em compartilhamento, mas não desista.

Quanto mais pessoas você contatar, mais possibilidade de compartilhamentos você terá.

Você também pode entrar em contato com pessoas que podem achar seu conteúdo interessante e que têm grandes seguidores on-line.

Influenciadores podem tornar um conteúdo genérico em viral, então, se você tem um ótimo conteúdo tente aumentar a chance de ser visto por outras pessoas.

Quando você pedir a um influenciador para fazer algo por você, pergunte o que você pode fazer para ajudá-lo em troca, como por exemplo, citá-lo em algum post.

Etapa 8: vinculação interna

A vinculação interna ajuda seu conteúdo a se classificar melhor nas SERP’s e manter as pessoas no seu site ou blog.

Você não quer que os visitantes do site saiam depois de ler seu artigo. Faça com que eles mergulhem mais fundo no seu site ou blog clicando em links e lendo outros posts.

Obviamente, se você está criando uma estratégia de marketing de conteúdo do zero, você não tem conteúdo existente.

À medida que você adiciona novos conteúdos, volte aos antigos e adicione links relevantes aos novos posts.

Esta dica faz parte das Estratégias para Aumentar o Engajamento do Seu Blog.

Lembre-se de que links internos de alta qualidade são fundamentais. Otimize seu texto âncora (as palavras que são vinculadas) para o artigo de destino.

Por exemplo, não use frases sem sentido como “clique aqui”. Em vez disso, incorpore links internos usando naturalmente texto âncora com palavras-chave relevantes.

Desenvolvendo uma estratégia de marketing de conteúdo: check list

estratégia de marketing de conteúdo

Agora que abordamos as oito etapas necessárias para criar uma estratégia de marketing de conteúdo, por onde começar?

Ter uma lista de verificação útil pode ajudar a tornar esse processo mais fácil e eficiente.

Aqui está um Check List Objetivo de estratégia de marketing de conteúdo para você iniciar:

Pesquisa de palavras-chave → verifique se você possui uma extensa lista de palavras-chave relacionadas a seus produtos, serviços ou marca.

Atualize esta lista constantemente para incluir novas ideias de palavras-chave, para que você nunca fique sem conteúdo.

Objetivos de Conteúdo → o que você deseja alcançar publicando conteúdo? Cada parte do conteúdo pode ter um objetivo separado.

Por exemplo, pode-se estabelecer uma autoridade de tópico, enquanto outra será converter leads.

Tamanho do Conteúdo → O conteúdo de formato longo geralmente obtém melhor posicionamento nas SERP’s porque é considerado mais completo.

No entanto, se o tópico não justificar 5.000 palavras, mantenha o conteúdo mais curto.

Guia de Estilo → crie um guia de estilo para que cada parte do conteúdo tenha voz, tom e aparência consistentes.

Inclua detalhes como definição de formato para títulos e subtítulos, negritos, Itálicos, cores diferentes em destaques ou links, uso de maiúsculas em termos de marca, quantas imagens serão para cada artigo e quantos subtítulos serão usados, entre outros.

Páginas do Pilar → você pode querer criar páginas de pilares. São páginas com conteúdo de alto nível que segmentam suas palavras-chave mais desejadas.

Link para essas páginas formam consistência em todos os seus artigos.

Conteúdo sem Texto → considere criar vídeos, infográficos e conteúdo interativo para trabalhar junto com seu conteúdo baseado em texto.

Você pode incorporar essas peças em seus artigos para torná-los mais atraentes.

Escrevendo e Revisando → Desenvolva um sistema para criação e revisão de conteúdo para que seu trabalho seja de excelência.

Você pode atribuir qualquer um em sua equipe para essas tarefas ou terceirizá-las, se necessário.

Público-alvo → Cada conteúdo deve ser direcionado a um segmento específico do seu público alvo.

Promoção → determine como você promoverá seu conteúdo. Sua estratégia de marketing de conteúdo pode incluir e-mail marketing , divulgação de influenciadores e muito mais.

Sinta-se à vontade para consultar esta lista de verificação de estratégias de marketing de conteúdo sempre que necessário para que você permaneça no caminho certo.

Você também pode revisar sua estratégia para refletir novas metas ou alcançar um novo público.

Conclusão

Uma estratégia de marketing de conteúdo não surge ‘do nada’. Como você aprendeu, leva tempo e esforço para ser criada.

Use nosso guia para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo e comece a testá-lo.

estratégia de marketing de conteúdo

Quanto mais você souber sobre o desempenho do seu conteúdo, melhor poderá aperfeiçoar a Etapa do Planejamento de Estratégias de Marketing de Conteúdo.

Execute testes A / B para refinar suas páginas de destino, e teste CTA’s diferentes em suas postagens em blog para aprimorar seu Inbound Marketing.

Conforme sua marca evolui, estabeleça novas avaliações e incorpore esses dados em futuras decisões de criação de conteúdo.

O marketing de conteúdo ajuda seu negócio a decolar somente se você tomar decisões baseadas em dados e aprender com erros e acertos.

Tampouco se esqueça de observar sempre outras empresas influentes ou concorrentes que trabalhem sua produção de conteúdo com qualidade.

Concentre-se em iniciar seu mecanismo de marketing de conteúdo, planejar, seguir ou retroceder etapas, e fazer ajustes para testar aumentos de conversões.

Por falar nisso, boas conversões!

Se você gostou dessa estratégia de marketing de conteúdo, saiba também Como Aumentar as Vendas em Seu Negócio!



Toni Campos

Toni Campos

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

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