Estratégia de Inbound Marketing: o curinga das vendas pela internet

Se você é um empreendedor — seja da área de produtos ou serviços —, é quase óbvio que deseja conquistar e fidelizar cada vez mais clientes. E, o que você acharia de conseguir isso de maneira bem mais prática e recompensadora, para ambas as partes, do que tem feito até hoje? Se gostou da ideia, precisa conhecer o por quê a estratégia de inbound marketing tem sido considerada a sensação do momento, no mundo corporativo.

Como você já deve ter ouvido falar, ao contrário do outbound marketing (marketing tradicional) — que funciona, principalmente, por meio da divulgação de propagandas e anúncios —, com as ações de inbound marketing, é o seu potencial cliente (lead) que vem até você.

Então, chegou a hora de descobrir os motivos por trás da fama dessa nova forma de se fazer marketing e começar a aplicar o inbound, hoje mesmo, na sua empresa. Continue a leitura e venha com a gente pelo caminho do sucesso!

Por que a estratégia de inbound marketing é o curinga da vez?

Ao implementar em sua empresa uma estratégia de inbound marketing, também conhecida como “marketing de atração”, é possível investir menos esforços na busca por novos clientes e, mesmo assim, alcançar resultados tão bons (ou até melhores!) do que com o marketing tradicional. Essa é uma ideia tentadora, diga-se de passagem!

No dia a dia do inbound, o seu lead está na internet em busca de informações sobre as possíveis soluções para um determinado problema o qual ele enfrenta. Nisso, por meio do marketing de conteúdo — uma das principais ferramentas do inbound — você oferece informações e materiais de importância para ajudá-lo na resolução dessas dificuldades. Enquanto isso, inicialmente, a sua ação traz como retorno dados pessoais e sensível sobre esse lead.

Isso permite que você conheça melhor o perfil das pessoas que procuram pelo seu produto ou serviço, munindo-o de recursos para captá-las com ainda mais efetividade. Assim, você terá mais chances de conduzir seus prospects ao desfecho desejado: aumentar suas vendas online ou físicas e reforçar o seu reconhecimento no mercado.

Seguindo esse raciocínio, entenda agora, de forma ainda mais detalhada, as principais vantagens de se adotar essa estratégia. Afinal, elas fizeram com que o inbound marketing tenha recebido tanto destaque, sendo considerada como uma das ferramentas mais eficientes e lucrativas da atualidade para atração, aquisição e fidelização de clientes.

Quais as vantagens de se adotar uma estratégia de inbound marketing?

Agora, você vai conhecer alguns dos principais benefícios de se implementar o inbound marketing em seu negócio.

Marketing passivo

Como dissemos, a maioria das ações de inbound marketing são consideradas como passivas. Ou seja, não é você quem corre atrás dos possíveis clientes — são eles que vão em busca do seu conteúdo e, consequentemente, do seu produto ou serviço!

Esse fator já traz, em si mesmo, uma grande vantagem em relação ao marketing tradicional. Afinal, se essas pessoas chegaram até você, por livre e espontânea vontade, é bem provável que elas já tenham algum tipo de interesse em conhecer melhor sobre o seu segmento ou as soluções que você oferece.

Isso facilita muito ao fazer com que esses leads escorreguem pelos estágios do funil de marketing, gerando excelentes resultados, muitas vezes, em um curto prazo de tempo e com muito menos esforços.

Educação do mercado

Na estratégia de inbound marketing, você se utiliza, principalmente, da disponibilização de materiais dotados de informações relevantes sobre o seu nicho de mercado e as soluções existentes, para que o seu público os encontre nas buscas que realiza pela internet.

Aqui, as vantagens da educação do mercado fazem parte de uma espécie de combo. Você ensina o cliente sobre seu segmento de atuação e seu produto ou serviço e, ao mesmo tempo, possibilita que ele se interesse pela sua empresa. Ou seja, em uma única ação, você alcança vários objetivos, de uma só vez.

Alguns dos principais recursos de marketing de conteúdo que podem ser utilizados para implementar o seu inbound marketing, com o intuito de fisgar e educar seus potenciais clientes são:

Além disso, ainda há outras técnicas, como os testes A/B em automação de marketing, etc. Ah e também é importantíssimo lembrar que, para a eficácia dessas táticas e um perfeito engajamento do público, a frequência e a continuidade das publicações se fazem primordiais.

Relacionamento e fidelização

Uma estratégia de inbound marketing bem-feita gera a criação de um ambiente propício ao relacionamento cliente + empresa. Ao oferecer conteúdos de qualidade ao seu público, ele enxergará você como uma referência. Além disso, também o verá como alguém em quem pode confiar, quando for necessário procurar por ajuda sobre o assunto de que você trata.

Essa confiança faz com que ele tenha interesse em manter contato com sua instituição, e vice-versa. Além de gerar autoridade e confiabilidade para a sua marca, outra feliz consequência é perceber que, quanto mais você beneficia seu potencial cliente — oferecendo mais e mais materiais significativos e sólidos —, maiores serão as suas chances de fidelizá-lo, após as primeiras compras.

Remarketing

Uma coisa é certa: cliente que confia e que passou por uma boa experiência de compra com a sua empresa, volta sempre a fazer novos negócios. Ou seja, se torna fiel! Essa é a base das ações de remarketing — utilizar novamente as variadas ferramentas das estratégias de inbound marketing para realizar novas vendas aos mesmos clientes.

Mas, para que seja possível realizar um bom remarketing, é imprescindível que as etapas anteriores do processo sejam feitas com bastante dedicação. Estamos falando do atendimento, das vendas, das entrega, pós-venda, etc.). Isso fará com que o interesse do cliente em seus produtos e serviços se mantenha durante toda a jornada, levando-o a realizar novas transações futuras.

Agora, você já entendeu os motivos que levam o inbound marketing a estar no topo das táticas de atração, aquisição e fidelização de clientes, bem como as principais vantagens de aplicá-lo, certo? Então, que tal colocar o aprendizado em prática? Além de todas essas oportunidades que ele proporciona, ainda existem várias outras que podem trazer resultados incríveis ao seu negócio.

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Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

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