Entenda a importância de um site mobile para seu negócio

Os dispositivos móveis já são os aparelhos utilizados para a maior parte dos acessos à internet feitos no Brasil, o que evidencia a importância de um site mobile para empresas de qualquer segmento de mercado. 

A popularização dos celulares smartphones, tablets e outros tipos de aparelhos possibilita o acesso de muitas pessoas e oferece uma opção mais prática, em comparação com o uso dos computadores.

Hoje em dia, a maioria das pessoas tem um celular com acesso à internet, que utiliza para uma série de atividades simples, mas que estão bastante presentes no cotidiano, como a postagem em redes sociais, compras ou até o pagamento de contas. O resultado disso são muitas pessoas que deixaram de utilizar o computador para algumas dessas tarefas.

Diante deste cenário, é fundamental que as empresas estejam preparadas, com sites programados para oferecer ao visitante a mesma experiência, independente do aparelho que ele utilizar. 

Basta imaginar a seguinte situação: uma pessoa interessada na organização de uma festa de bodas de ouro, que provavelmente vai pesquisar informações relacionadas ao assunto, se depara com os sites de diversas empresas. 

Nesse momento, são maiores as chances de ser escolhido o website que estiver melhor posicionado no buscador e, ao abrir o site pelo celular, se ele não for adaptado ao tamanho da tela é provável que o visitante saia, sem realizar nenhuma ação no site.

Por isso, é fundamental que as empresas de todos os ramos de atuação, inclusive locadoras de tenda transparente casamento, por exemplo, invistam em sites que se adaptem facilmente aos dispositivos móveis. 

Nesse sentido, há principalmente duas possibilidades de formatos que podem ser escolhidos, o site mobile ou o site responsivo. Cada uma das opções tem diferentes características e vantagens e, por isso, é importante que o empreendedor conheça para fazer uma escolha mais consciente, de acordo com os objetivos e características de cada negócio.

O que é um site mobile?

O site mobile é uma página cujo layout é programado para o uso em aparelhos móveis, como os celulares e tablets. Geralmente, a página é acessível por uma URL própria, conectada aos sistemas web da empresa.

A página mobile pode ter ou não plugins. Ela costuma ter o layout projetado até antes da versão desktop, o que contribui para melhorar o design final e a disposição geral dos elementos.

O que é um site responsivo?

Já o site responsivo é aquele que é programado para se adaptar automaticamente ao tamanho da tela do usuário, independente do dispositivo utilizado. 

Isso é possível por meio de configurações específicas no CSS da página, que dispensam a necessidade do uso de uma URL separada para atender aos visitantes de dispositivos móveis. O grande uso de HTML5 também ajuda a maximizar a compatibilidade com inúmeros tamanhos de telas.

Nos sites responsivos, o usuário consegue, até mesmo, reduzir o tamanho da janela de exibição e o conteúdo sobre um shake pré treino, por exemplo, é adaptado, proporcionando uma experiência mais completa e com mais qualidade.

Diferenças básicas entre os tipos de layout

Tanto os sites mobile quanto os responsivos são fundamentais na atualidade, com o crescente acesso aos dispositivos móveis, que estão se tornando a principal forma de acesso à internet. Entretanto, há diferenças fundamentais entre cada um dos tipos de layout.

Uma página programada exclusivamente para aparelhos mobile pode exigir um processo de produção mais complexo. Geralmente, ela demanda a criação de um domínio próprio e um design planejado separadamente.

Já um site responsivo é mais fácil de ser gerenciado e, por conta disso, a solução se popularizou nos últimos anos. A programação específica é simples e dá ao navegador a capacidade de adequar a exibição do conteúdo conforme o espaço disponível.

Com relação ao ranqueamento nos sites de busca, o layout responsivo pode acarretar em melhores resultados na comparação com sites mobile, o que é importante para empresas fabricantes de porta caneta escritório ou outros itens de papelaria, para exemplificar. 

As ferramentas de pesquisa priorizam os sites que são mais leves, com carregamento mais ágil, que é o caso dos sites responsivos. Portanto, a escolha é uma boa prática para a otimização de sites.

Entretanto, é imprescindível que qualquer negócio possua um site para proporcionar aos visitantes de dispositivos móveis a mesma experiência do acesso por desktop. Ignorar essa necessidade pode significar a limitação do empreendimento de venda de camisa polo personalizada, ou de qualquer outro segmento, diminuindo as oportunidades de vendas e prejudicando a competitividade no mercado.

Vantagens de investir em um site responsivo

Hoje em dia entrar na internet é um processo simples e prático, feito com poucos toques na tela do celular, que possibilitam o acesso à informações, aplicativos e funções muito diversificadas. Em um local público, principalmente, basta dar uma olhada ao redor para perceber a quantidade de pessoas fazendo uso de aparelhos e dispositivos móveis, com tecnologias e telas de diferentes tamanhos.

Trata-se de um comportamento tão comum hoje em dia, e que já faz parte da nossa sociedade, que por conta desses motivos não deve ser ignorado na elaboração das estratégias de Marketing Digital. Pelo contrário, é fundamental que os empreendedores e equipes envolvidas nas ações de divulgação do negócio estejam sempre cientes da importância do investimento na experiência dos usuários dos sites.

Ao mesmo tempo em que é preciso atender bem à esses milhares de consumidores em potencial que estão sempre conectados pelo celular, cada detalhe no planejamento e programação contam. Um exemplo é a criação de um site para um hotel para cães férias do dono, por exemplo.

O mais recomendado é que o site da empresa seja responsivo, mas em casos em que isso não é possível, ou quando há um projeto de site responsivo em andamento, a versão mobile pode ser bastante útil. 

Dentre as vantagens de se investir em um site responsivo é possível enumerar:

  1. Melhoria na experiência do usuário, independente do aparelho utilizado;
  2. Aumento da velocidade de carregamento da página;
  3. Diminuição da taxa de rejeição, que demonstra insatisfação do visitante;
  4. Aproveitamento da tendência do crescimento do acesso via mobile;
  5. Favorecimento em sites de busca, aumentando o tráfego orgânico;
  6. Aumento da taxa de conversão de leads em clientes;
  7. Aumento das vendas, melhorando o atendimento ao consumidor;
  8. Mais compartilhamento de conteúdos nas redes sociais;
  9. Mais preparação da empresa para o uso dos dispositivos futuros;
  10. Adaptação à indexação prioritária de sites mobile dos buscadores.

A conclusão é que a escolha é quase uma questão de atualização de mercado. Levando em conta a alta competitividade dos tempos atuais, o melhor que qualquer empresa pode fazer é adaptar-se ao seu público-alvo, com melhores formas de atendimento.

Nesse sentido, é bastante prejudicial para a imagem da empresa quando o consumidor em potencial fica insatisfeito com o site. Muitas vezes ele acaba desistindo e partindo para outro, eliminando a oportunidade de negócios.

Como fazer um site mobile ou responsivo?

Na hora de investir em um site mobile ou responsivo, independente da escolha, é importante que o empreendedor de um hospital de cachorro, ou qualquer outro tipo de empreendimento, conte com uma equipe de profissionais especializados e experientes. Com a consultoria deles, deve verificar as possibilidades e vantagens de cada opção para a criação do site ideal para o negócio.

Atualmente, há opções de CMS (gerenciadores de conteúdos) bastante acessíveis, nos quais as soluções que estão relacionadas à adaptação para os dispositivos móveis não demandam necessariamente a alteração no tema escolhido para o site. Eles oferecem recursos compatíveis com os smartphones, tablets e outros dispositivos, com versões alternativas dos sites.

Uma dica é atentar-se para a quantidade de conteúdo sobre drenagem linfática na barriga e outros assuntos, oferecido nas versões mobile de sites de clínicas de estética, por exemplo. A remoção de partes da versão para desktop pode prejudicar o ranqueamento do site nos buscadores.

Vale a pena destacar que o mercado está em constante mudança e é preciso estar sempre atento às tendências e novas tecnologias que podem surgir, principalmente se for para o bem do empreendimento. 

As estratégias de marketing digital têm a vantagem de poder ser utilizadas para o benefício de empresas de diferentes segmentos, mas demandam cautela, planejamento e mensuração de resultados, ordenando as próximas ações. 

Contar com profissionais qualificados para essa responsabilidade é imprescindível para garantir a qualidade da programação do site. Também ajuda nas escolhas mais acertadas para o sucesso do empreendimento.



Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Analista de sistemas, conheci a otimização de sites (SEO) em meados de 2007 e venho me aperfeiçoando desde então. Nas horas vagas me dedico a projetos pessoais de desenvolvimento e marketing. São poucas as coisas que gosto e quase todas envolvem tecnologia.

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