5 passos essenciais ao criar seu site

Um website é parte essencial de uma estratégia de crescimento na internet, sendo responsável pela comunicação de uma empresa com os seus clientes.

Como a grande maioria das pessoas hoje opta por buscar conteúdos e produtos/serviços de que elas precisam diretamente no mundo virtual, se uma empresa não disponibiliza seu site na internet, ela já está em desvantagem.

Um site é capaz de fortalecer a marca de um negócio de maneira bastante prática, fazendo com que ela seja vista mais facilmente.

Por isso, mais do que uma simples ferramenta de marketing, uma página da internet pode ser uma etapa de grande importância para um negócio, independente do seu segmento de atuação.

Sendo assim, ao criar um site é preciso se atentar para alguns pontos que podem ser essenciais para que ele possua maior relevância e destaque no mundo virtual.

A seguir, serão abordadas 5 dicas fundamentais que devem ser levadas em consideração no momento da criação, fazendo com que o site possua maior destaque e seja acessado por um grande número de pessoas, garantindo seu fortalecimento como uma marca de resultados satisfatórios.

Dica 01: Escolher um domínio interessante

Uma das primeiras etapas dentro do processo de criação do site é o de escolher o domínio que será utilizado.

Para que isso seja feito corretamente, é preciso levar em conta alguns pontos interessantes, como:

  • Consultar a disponibilidade do domínio;
  • Criatividade;
  • Sinergia com a atividade da empresa;
  • Domínio fácil de decorar.

Entre as escolhas realizadas por empresas, é muito comum que se utilize o nome da marca, de maneira a criar maior presença na internet.

Mas uma outra possibilidade envolve a escolha do domínio baseado na atividade principal da empresa, tal como restauração de fachada predial, que pode ajudar o cliente a encontrar mais rapidamente o site do negócio de acordo com o serviço que ele precisa.

A criatividade também é muito importante na escolha de um domínio, possibilitando que o público-alvo do negócio consiga decorá-lo facilmente.

Além disso, é fundamental escolher um domínio que possua sinergia com a empresa.  

Se, por exemplo, a atividade principal do negócio envolve a caracterização de objetos, tal como um relógio de parede personalizado, é importante que o domínio faça referência ao serviço, auxiliando o público a identificar em qual segmento a empresa atua.

Depois de escolher um bom domínio e consultar a sua disponibilidade, é preciso investir na criação do layout da página.

Dica 02: Optar por um layout agradável

Uma das grandes apostas na criação de um site deve ser o estilo de layout. Ele é responsável por uma navegação facilitada, uma página bem desenvolvida e um design atrativo.

Um layout de fácil navegação é essencial dentro de uma página na internet. Isso porque, o público deseja entrar em um site e utilizar as suas funcionalidades de maneira mais completa.

Além disso, o layout precisa ser atrativo para que o público permaneça mais tempo na página, o que pode ser uma boa maneira de melhorar os resultados.

Afinal, se um cliente deseja realizar a compra de um purificador de agua gelada, por exemplo, ele prima por um processo de finalização ágil, em que ele pode selecionar rapidamente o produto e realizar o pagamento de maneira simplificada.

Outro exemplo disso pode ser o de uma vidraçaria que cria um layout descomplicado, disponibilizando uma aba para mostrar alguns dos seus serviços ou modelos especiais para fechamento de varanda, facilitando a demonstração do seu catálogo e atraindo um maior número de interessados.

Dica 03: Site responsivo e carregamento rápido

Além de um domínio interessante e de um layout agradável, um site precisa ser responsivo e possuir um carregamento rápido de sua página.

Principalmente aqueles que contam com imagens e vídeos em sua estrutura, já que eles podem acabar causando lentidão na navegação.

Outro aspecto fundamental é que grande parte dos acessos hoje se dá por meio de dispositivos móveis, como os smartphones e tablets. E é por esse motivo que um site precisa ser responsivo.

Afinal, se um cliente entra na página de uma empresa buscando por modelos de móveis para cozinha pequena e, ao acessar o site ele não consegue visualizar de maneira integral a página, certamente ele sairá rapidamente e buscará o produto que deseja em outro site.

Isso é muito importante, pois um formato responsivo pode ser diretamente impactante nos resultados de um negócio, aumentando ou diminuindo o número de acessos da página.

Outro ponto essencial é o carregamento da página. Fotos ou vídeos muito pesados, que podem demorar para serem exibidos integralmente, são fatores ruins para um site.

Até porque, esse tipo de parâmetro é utilizado dentro dos buscadores da internet, influenciando no posicionamento do site durante a exibição dos resultados em uma pesquisa orgânica.

Por isso, se uma empresa de segurança contra incêndios deseja postar fotos ou vídeos educativos sobre métodos de prevenção ou equipamentos de combate a incêndios, é preciso escolher e postar formatos mais leves, que carreguem rapidamente.

Dica 04: Postagem de conteúdos de qualidade

Depois de mencionar pontos importantes sobre a criação de um site, é preciso investir em conteúdo de qualidade para alcançar um volume de tráfego maior, além de fidelizar o público leitor de uma página.

Por isso, realizar periodicamente postagens com conteúdo informativo e de qualidade é parte essencial do processo, o que faz com que o site possua maior relevância na internet.

Postagens informativas como a importância da coleta seletiva na construção civil são atrativas para o público de uma empresa de reciclagem, assim como dicas de decoração fazem parte do conteúdo preferido dos arquitetos e proprietários de imóveis.

Nesse sentido, investir em postagens relacionadas ao setor de atuação de uma empresa faz com que ela seja mais vista pelo seu público e, também, com que ela apareça de maneira mais relevante dentro do seu segmento.

Dica 05: Técnicas de SEO

Em complemento à estratégia dos conteúdos de qualidade, o SEO (Search Engine Optimization) pode ser uma ferramenta de grande valor para um site.

Por meio de técnicas simples, é possível aumentar de maneira orgânica e perceptível o número de usuários de um site na internet. As principais são:

  • Escolha de títulos atrativos;
  • Escolha de palavras-chave relacionadas;
  • Interação com o público;
  • Investir em Link Building, etc.

A escolha de títulos atrativos pode ser uma estratégia eficiente para que um site obtenha um maior número de acessos. Isso porque, os parâmetros dos buscadores levam em conta expressões que podem fazer mais sentido dentro de uma busca realizada na internet.

Assim, se uma pessoa deseja realizar uma locação de caçamba de entulho, certamente um título que possua essa expressão, também chamada de palavra-chave, será exibido como uma das páginas que ofereça conteúdo relacionado.

Além disso, as palavras-chave são essenciais para que um site seja encontrado mais facilmente pela busca orgânica, o que quer dizer que não é preciso necessariamente investir em anúncios pagos para que uma página obtenha um bom posicionamento na internet.

A interação com o público também é uma das técnicas de SEO que refletem positivamente em uma página. Deixar sempre disponível um campo para comentários ou um formulário para contato pode ser muito benéfico para o site.

Ao tirar dúvidas que surjam para os clientes após a leitura de um conteúdo da página, o site ganha maior visibilidade, pois os parâmetros dos buscadores levam em conta que aquela troca de informações também pode ser bastante relevante para outras pessoas que estejam pesquisando sobre o mesmo assunto.

Nos comentários também podem ser compartilhados outros links complementares, que facilitem a compreensão do público. Além desse tipo de interação, pode-se incluir linkagens diretas para outros sites que publicam conteúdos relevantes sobre o mesmo tema, criando uma ponte.

Isso é chamado de Link Building, considerado outro método eficiente de SEO.

A importância de investir na criação de um site

Apesar de grande parte das empresas já investirem na criação de um site para o seu negócio, ainda existe uma parcela que não colhe os benefícios desse investimento.

Mas em uma rotina cada vez mais virtual, onde as pessoas buscam resolver grande parte das suas pendências de maneira mais automatizada, é importante perceber que a demanda do público que opta por adquirir produtos/serviços online é crescente.

Nesse sentido, as empresas que investem na criação de um site colhem maiores resultados por conseguirem atender de maneira eficiente ao seu público, principalmente quando grande parte dessa parcela se concentra no mundo virtual.

Por isso, para negócios que buscam atingir melhores faturamentos e alcançar de maneira mais abrangente o público-alvo da sua empresa, além de fortalecer a sua marca, é de suma importância criar um site para se tornar mais visível no mundo virtual, além de estabelecer meios mais eficientes de comunicação com seus clientes.



Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Analista de sistemas, conheci a otimização de sites (SEO) em meados de 2007 e venho me aperfeiçoando desde então. Nas horas vagas me dedico a projetos pessoais de desenvolvimento e marketing. São poucas as coisas que gosto e quase todas envolvem tecnologia.

Comentários