4 Vantagens de Criar um Site para Pequena Empresa

4 Vantagens de Criar um Site para Pequena Empresa

Postado em: 05 de dezembro de 2018
Compartilhe

Será que realmente existe a necessidade de criar um site para o seu pequeno negócio, ou isso só é essencial para as grandes empresas? Descubra tudo agora!

A internet é um dos maiores meios de comunicação e interação existentes hoje em dia. As pessoas estão interconectadas através de seus computadores pessoais, smartphones, tablets, entre uma ampla diversidade de outros dispositivos que permitem que o usuário fique por dentro de todos os assuntos de seu interesse de uma maneira quase que constante.

Da mesma forma como o grande público está interessado em se manter antenado com todas as novidades que o interessam, as empresas – não importando o seu porte – devem também buscar se manter permanentemente atualizadas de forma que possam sempre fornecer ao seu cliente potencial o produto que ele espera e precisa.

Um equívoco comum relativo a este assunto é o pensamento de que somente grandes empresas, redes e franquias devem possuir uma presença virtual. Pelo absoluto contrário, a internet é uma grande chave que permite uma enorme possibilidade de visibilidade e divulgação que, se utilizada de forma estratégica, pode além de tudo ser muito barata e apresentar resultados muito positivos.

Ao criar um site, a pequena empresa já adquire uma presença virtual e aumenta muito as chances de ser conhecida pelo seu cliente potencial.

O mundo comercial sempre foi competitivo – no entanto, com o advento da internet, essa característica se intensificou muito. Isso se dá pelo fato de que qualquer pessoa que tenha algum produto a oferecer, não importando seu campo de atuação, tem, com a internet, uma poderosa ferramenta de marketing e vendas à sua disposição.

Assim, torna-se no mínimo indispensável para qualquer empresa, de qualquer tamanho, criar um site para que assim possa ser encontrada no ambiente virtual por seu cliente potencial.

Tendo em vista todos esses elementos, separamos hoje para você 4 vantagens de criar um site para pequena empresa. Vamos lá!

1 – Criar um site para ter maior visibilidade

criar um site

Vamos supor uma empresa hipotética que atua na área de comércio – uma loja de presentes, digamos. Essa empresa possui uma loja física, que pode ser vista pelas pessoas que passam pelos arredores.

Essas, por sua vez, podem (ou não) vir a comentar com outras a respeito do que encontraram nessa loja, do que porventura as tenha interessado ou do que elas não tenham achado tão cativante assim.

O alcance de público dessa loja é brutalmente restrito ao espaço físico em que se localiza. As pessoas que terão conhecimento de sua existência e dos serviços que ela presta não conseguem ir além de quem presencialmente vê a loja – e, no máximo, das pessoas que contam para outras a respeito do que ali encontraram.

Claro que há outras estratégias de divulgação da empresa, como flyers, panfletos, mala direta, propaganda em mídias de comunicação (como rádio ou TV), entre outras.

Mas o potencial de alcance de público de nenhuma dessas estratégias de marketing se compara ao poder que pode atingir ao criar um site para que possa ser encontrada na internet.

Através da presença virtual, as pessoas podem ficar sabendo dessa empresa com uma comodidade muito grande – isto é, podem conhecer a empresa, os produtos que disponibiliza e os serviços que ela presta através de seus dispositivos pessoais.

Isso expande o alcance que essa loja pode alcançar de maneira exponencial: ao criar um site, a empresa tende a, com um esforço muito menor, apresentar resultados incomparavelmente superiores no que diz respeito à divulgação da marca e procura por parte de sua clientela.

Ao criar um site, a pequena empresa consegue se expor para um público incomparavelmente maior do que aquele que se restringe ao seu alcance físico.

2 – Criar um site para dar maior comodidade

criar um site

No mundo interconectado em que vivemos nos dias de hoje, as pessoas têm ao seu alcance uma ampla diversidade de dispositivos através dos quais estão ligadas na internet.

Dessa forma, ao criar um site, elas conseguem, com um esforço mínimo, ter acesso a praticamente qualquer informação que porventura estejam procurando. Ao criar um site, o público tem acesso, em seus próprios dispositivos, aos serviços da pequena empresa.

É possível que saibam exatamente o que a empresa oferece, suas características, preços, localização física, história, funcionários, contato, entre uma série de outras informações que atuam a favor do processo de conversão que transformará o público em cliente.

Além disso, há a possibilidade de uso de uma série de ferramentas – como, por exemplo, a loja virtual. A compra online é hoje não só uma realidade, mas uma ferramenta muito comum altamente difundida no meio virtual.

Cada vez mais as pessoas têm preferido fazer compras pela internet do que precisar se dar o esforço de se deslocar fisicamente até a loja física para adquirir o produto pelo qual procuram.

Nesse caso, criar um site que tenha a loja virtual facilita muito as vendas a partir do momento em que é colocada à disposição do usuário seus produtos e formas de pagamento de forma muito prática e organizada.

É importante lembrar, neste momento, que vivemos um período em que não se pode mais esperar que o cliente venha procurar pelo produto – mas que este seja disponibilizado ao público de forma que ele deva desprender o menor esforço possível para adquirir o que precisa.

Criar um site (e, neste caso, uma loja virtual) pode desempenhar um forte papel nesse sentido.

3 – Criar um site para ganhar destaque na concorrência

criar um site

Apesar de todos os fatos que pontuamos até aqui, há uma enorme quantidade de empresas que ainda não se aderiu ao mundo virtual. Entre essas, a empresa que se propõe a criar um site apresenta uma enorme vantagem no mercado, nos mais diversos sentidos.

Ela terá maior visibilidade, será mais facilmente encontrada por seu cliente, e, por consequência, terá níveis de vendas incomparavelmente superiores.

É importante destacar, no entanto, que não basta apenas criar um site – é importante que ele seja esteticamente bem elaborado, tenha um conteúdo estrategicamente desenvolvido, e, acima de tudo, seja funcional.

Criar um site hoje em dia é muito fácil, pois há diversas ferramentas no mundo virtual que podem ajudar até mesmo o usuário mais leigo a criar um site. E é exatamente nesse momento que se deve fazer uma série de perguntas:

Esse site cumpre seu objetivo? Houve um aumento nas minhas vendas? O meu alcance, desde a criação do site, aumentou?

Qualquer empresa concorrente pode criar um site – e o seu deve se destacar entre eles. O melhor site é o que terá as maiores chances de gerar a mais alta taxa de conversão do público geral em clientela.

4 – Criar um site se consolidar no mercado

criar um site

A internet muitas vezes atua como uma espécie de “mundo paralelo”: não ter uma presença virtual é quase como não existir na realidade. Muitas vezes, ao ficarem sabendo de alguma empresa ou serviço, as pessoas têm o ímpeto inicial de procurar a respeito online.

Nesse momento, é imprescindível que elas encontrem aquilo que buscam – caso contrário, tem a impressão quase que irreparável que seu objeto de pesquisa simplesmente não existe.

Criar um site é absolutamente fundamental para que qualquer empresa possa consolidar sua presença no mercado. A presença virtual é uma base importante para que a empresa possa se mostrar enquanto expoente em seu campo de atuação.

Assim, ela firma seu espaço entre a concorrência e mostra que tem o melhor produto e o melhor serviço a oferecer.

E então, o que você, que possui uma pequena empresa, achou das vantagens de se criar um site? A Cia Websites é especializada na Criação de Sites e Otimização de Sites SEO para que tragam sempre os melhores resultados para os seus negócios.

Alimentamos os sites que desenvolvemos com conteúdo bem elaborado e direcionado para o seu público alvo, de forma que a sua empresa possa sempre estar em destaque no mercado.

Interessado em criar um site? Entre em contato conosco!

Formando em Letras pela UFMG, já foi professor de Literatura, Redação e Inglês em várias escolas. Ao conhecer a área de Redação Publicitária, simplesmente se apaixonou pela profissão, que hoje exerce orgulhosamente na Cia Websites. É músico há mais de 15 anos e sempre que pode está em shows – seja tocando, produzindo ou conhecendo coisas novas!

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!